Esta masterclass tem como objetivo a formação de pessoas que desejam atuar com a promoção do acesso cultural e de práticas anticapacitistas.
A proposta envolve a sensibilização a partir de reflexões sobre as múltiplas dimensões da acessibilidade e seu impacto na experiência de pessoas com e sem deficiência. A atividade aborda barreiras atitudinais, comunicacionais e institucionais, incentivando uma escuta ética, respeitosa e comprometida com a presença e a vivência de diferentes corpos e subjetividades no espaço cultural.
Serão apresentados conceitos e orientações práticas sobre como reconhecer e atender às necessidades específicas de pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e psicossociais, com foco em acessibilidade atitudinal e comunicação acessível. A formação parte de uma perspectiva crítica e interseccional, que reconhece o encontro entre diversidade e acessibilidade como campo de transformação, considerando os atravessamentos de raça, gênero, classe, sexualidade, território e outros marcadores sociais.
Mais do que uma capacitação técnica, esta masterclass propõe um início de jornada para a ampliação dos acessos que ocorrem no movimento, no encontro com os públicos e na escuta dos atravessamentos que compõem cada experiência.
Data: 12/08/2025
Horário: 19h
As inscrições são gratuitas!
A masterclass será realizada pelo Google Meet e o link de acesso será enviado com antecedência para os inscritos.