Request edit access
Formulário para Envio de Denúncias ao Gabinete Popular de Crise do Marajó
SOBRE

O Gabinete Popular de Crise do Marajó é um espaço composto por organizações da sociedade civil para fortalecer medidas de monitoramento, enfrentamento e recuperação dos efeitos da pandemia no Marajó.

Fazem parte do Gabinete Popular de Crise do Marajó, em 07 de julho, em ordem alfabética: Campanha Marajó Vivo, Cáritas de Melgaço, Comissão de Justiça e Paz de Breves, Comissão Pastoral da Pessoa Idosa de Bagre, Comissão Pastoral da Terra de Anajás, Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Cooperativa dos Produtores Agroextrativista do Rio Pagão de Curralinho, Irmãs de Notre Dame de Namur, Observatório do Marajó, Projeto de Monitoramento Covid-19 Marajó, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Pública do Pará (sede de Portel) e o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Afuá.

Dentre as frentes de trabalho do Gabinete, está o recebimento, a sistematização e o encaminhamento para autoridades públicas de denúncias de violações de direitos das pessoas vítimas de coronavírus e suas famílias.

----------------------------------------------
SOBRE AS DENÚNCIAS

Todas as denúncias enviadas aqui serão organizadas e sistematizadas em relatório que será publicado e encaminhado às autoridades públicas dos três poderes municipais e estaduais, para que sejam apuradas e tomadas as medidas cabíveis de responsabilização e reparação.

----------------------------------------------
SOBRE AS FORMAS DE FAZER AS DENÚNCIAS

Há duas formas de fazer as denúncias: uma é respondendo este formulário online e outra é imprimindo este formulário (https://docs.google.com/document/d/1_Rb_r159aQ020lR1KpZKJKxUaDPP6XkWoX3XVUJXNT0/edit?usp=sharing) e enviando uma foto do formulário impresso para contato@obsdomarajo.org, com o assunto "Denúncia para o Gabinete Popular de Crise do Marajó".

Você também pode enviar as fotos do formulário impresso por whatsapp para: (91) 99262-8895
----------------------------------------------
SOBRE A PRIVACIDADE E SEGURANÇA DOS DENUNCIANTES

Para reduzir qualquer possibilidade de perseguição política às denunciantes, todas as denúncias serão publicadas de forma anônima, isto é, sem expor as pessoas que fizeram as denúncias. Só serão informados os dados dos denunciantes para os órgãos de controle, como o Ministério Público e a Defensoria Pública, para que possam averiguar e verificar a veracidade da história denunciada.

----------------------------------------------
SOBRE A COMPROVAÇÃO DAS DENÚNCIAS

Você pode enviar por email qualquer material que possa corroborar/comprovar a denúncia que está sendo feita: fotos, vídeos, áudios, documentos. Não é obrigatório mas ajuda a fortalecer a sua denúncia para ser levada adiante. O material deve ser enviado para contato@obsdomarajo.org, com o assunto "Material Denúncia para o Gabinete Popular de Crise do Marajó" e deve ser enviado pela mesma pessoa que enviou o formulário de denúncia por aqui.

----------------------------------------------
SOBRE A VERIFICAÇÃO DAS DENÚNCIAS

O Gabinete Popular de Crise do Marajó não se responsabiliza pelas denúncias recebidas e compromete-se apenas com a organização, a sistematização e o encaminhamento das denúncias às autoridades competentes para averiguação, responsabilização e reparação cabíveis.

----------------------------------------------
SOBRE JORNALISMO INVESTIGATIVO

Para garantir que as denúncias não serão esquecidas e abandonadas, o Gabinete Popular de Crise do Marajó encaminhará as denúncias também para a Agência Pública, a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil, que trabalha desde 2011 com base em rigorosa apuração dos fatos e têm como princípio a defesa intransigente dos direitos humanos.

A Pública também garante o anonimato das denúncias recebidas. Para saber mais sobre a Pública, acesse www.apublica.org

----------------------------------------------
SOBRE QUALQUER FORMA DE RESPONSABILIZAÇÃO DOS DENUNCIANTES OU DENUNCIADOS

O Gabinete Popular de Crise do Marajó, assim como qualquer uma das organizações parte, não se responsabiliza por quaisquer eventuais desdobramentos das denúncias realizadas e encaminhadas.

----------------------------------------------
DOS ENCAMINHAMENTOS DAS DENÚNCIAS RECEBIDAS

Uma vez finalizado o relatório de denúncias e encaminhado às autoridades públicas competentes, versão que garanta o anonimato dos envolvidos será publicizada nos portais do Gabinete Popular de Crise do Marajó, assim como enviada por email a todas as pessoas que realizaram denúncias aqui.
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Sobre os Termos expostos acima *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Observatório do Marajó. Report Abuse