Request edit access
INOVDia - Para uma Produção Agroalimentar Inovadora e Sustentável: Programa/Inscrição
No âmbito do projeto I9Rural, a FCUP e o GreenUPorto lançam um dia dedicado à Investigação e Inovação no setor agrícola, alimentar e florestal. Num espaço aberto ao debate, venha conhecer o que de melhor se faz no setor e estabelecer pontes entre o meio académico e empresarial. O evento conta ainda com reuniões bilaterais entre os interessados.
O evento é gratuito mas sujeito a inscrição, preencha o formulário abaixo para o efeito.

Programa do Evento:

09:00 Sessão de Abertura
Susana Fonseca (I9Rural) e Susana Carvalho (GreenUPorto)

9:10 Mesas Redondas:
Tema 1 - Uso Eficiente dos Recursos na Produção de Frutos e Legumes.
Susana Carvalho (GreenUPorto); Maria do Carmo Martins (COTHN); Sofia Rocha (PAM)

A sustentabilidade é um conceito cada vez mais presente nas estratégias de inovação e desenvolvimento do sector agrícola e florestal. Produzir mais e melhor, de forma mais lucrativa e com menos inputs, obriga a que as explorações caminhem no sentido da eficiência. Os membros da mesa irão discutir quais as medidas e tecnologias que têm vindo a ser implementadas no terreno para fomentar o uso eficiente da água, fertilizantes e energia assim como quais as limitações à implementação das mesmas, assim como será feita uma breve apresentação acerca de projetos em curso no GreenUPorto nesta área.

Tema 2 - Proteção das Culturas: Práticas Agrícolas e Luta Biológica
Ana Aguiar (FCUP); Tiago Matos (Koppert); Fernando Tavares (FCUP)

As alterações climáticas contribuem para o surgimento de novas pragas e doenças a cada ciclo, no entanto o uso de pesticidas pode nem sempre ser a resposta ao controlo destas pestes. Conhecer a natureza e os ciclos biológicos é essencial na procura de novas soluções, práticas agrícolas alternativas e luta biológica, que sejam eficazes neste controlo tanto no setor agrícola como no setor florestal.

11:15 Coffee Break

Tema 3 - Qualidade e Biodiversidade do Solo
Ruth Pereira FCUP; Cristina Carlos (ADVID); Anabela Nave (ADVID); Cristina Ferreira (Lipor)

Em 2006, a Comissão Europeia indicou a perda de biodiversidade e a redução do conteúdo em matéria orgânica como duas, das oito principais ameaças à qualidade dos solos Europeus. A biodiversidade dos solos é crucial para manter a sua produtividade, assim como outras importantes funções e serviços. A preservação da biodiversidade implica o conhecimento e reconhecimento da sua importância, o desenvolvimento de indicadores de fácil medição e leitura, assim como a identificação das práticas agrícolas mais adequadas. Esta mesa redonda subordinada ao tema “Qualidade e Biodiversidade do Solo” tem como objetivo apresentar os principais projetos de investigação do GreenUPorto ligados com esta temática e sobretudo ouvir os stakeholders do setor agroalimentar para identificar pontos de ligação entre as suas preocupações atuais e a qualidade dos solos que servem de suporte à sua atividade.

Sessão de Encerramento e Debate Final
José Luís Santos (Diretor Interino FCUP); Paula Castro (UCP); Rosário Alves (Forestis)

13:00 Almoço Volante

Visita Guiada Laboratórios I&I, Estufas e Pomar

Reuniões Bilaterais - Projetos e áreas temáticas das mesas redondas (as inscrições serão efetuadas durante a sessão da manhã).

Nome *
Your answer
Email *
Your answer
Empresa/Instituição *
Your answer
Almoço (oferta aos primeiros 20 inscritos. Valor do Almoço Cantina de Vairão 5,5€) *
Opções/Restrições Alimentares
Temas que considera de maior interesse *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service