Request edit access
Oficina Imagens do Comum: Cinema, Educação e Direitos Humanos

Estão abertas até 10 de novembro, as inscrições para a Oficina Imagens do Comum: Cinema, Educação e Direitos Humanos, uma proposta de formação que visa promover a reflexão crítica acerca da cultura dos direitos humanos a partir do contato com a linguagem e a prática audiovisual. A atividade acontece dentro da programação da 15ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, uma produção do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC) e realização do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Inspirada pela temática da Mostra de Cinema e Direitos Humanos deste ano, que reflete sobre emergência climática e a invenção de futuros justos e sustentáveis, a oficina abordará o cinema como uma experiência coletiva de imaginação política, vinculada a processos mais amplos de luta pelo direito à memória, à terra e ao bem viver. A partir de momentos de reflexão junto aos filmes e da proposição de práticas de criação com imagens e sons, exercitaremos o olhar e a escuta como forma de se relacionar com o outro, com o território e com o mundo.

A oficina é voltada para estudantes, trabalhadores da educação e da arte, comunicadores populares, fazedores da cultura com atuação em comunidades e territórios periféricos, e outros profissionais que tenham interesse nas relações entre cinema, educação e direitos humanos.

A oficina será presencial e gratuita, com certificado de participação emitido pela UFC.

Datas 11 e 12 de novembro de 2025, das 16h às 20h30min

Carga horária total: 9h

Local: Cuca Jangurussu - Av. Castelo de Castro esq Av. Contorno Leste, 0,s/n, JANGURUSSU, Fortaleza, CE


Oficineira: Camila Osório

Camilla Osório de Castro é graduada em Cinema e Audiovisual pela UFC e especialista em direitos Humanos pela PUC. É sócia fundadora da produtora Mar de Fogueirinha. Pesquisa utopia e sonhos em projetos artísticos voltados aos direitos humanos desde 2020 com destaque para a audiosérie "O livro das Guardiãs" (2023 e 2025), também publicada em formato de livro, o curta-metragem "No início do Mundo" que teve sua estreia no Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba (2025) e já esteve em mais de 20 festivais e mostras no Brasil e a Mostra Utopia Pertence a Nós de Cinema e Direitos Humanos ( 2020 e 2024) da qual é idealizadora. Como educadora, ministra cursos de audiovisual para crianças e adultos desde 2018. Foi professora de audiovisual da Rede Cuca em 2018/2019. Criou com Alisson Severino os cursos Escolinha de Cinema do Cumbe, em parceria com a Associação Quilombola do Cumbe (2023) e Meu Quintal é Maior que o Mundo - Oficina de Cinema Poético (2022).

 


Sign in to Google to save your progress. Learn more
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy

Does this form look suspicious? Report