Request edit access
FÓRUNS PERMANENTES UNICAMP - Chamada 2019
Os Fóruns Permanentes compõem um programa da Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e são realizados com o objetivo principal de promover a aproximação entre pensamento acadêmico e sociedade.
O objetivo principal da DCult, em relação direta com a extensão universitária, é justamente o de alinhavar e ampliar essa aproximação, com a convicção de que a cultura é parte estruturante da sociedade e tem como papel articular diferentes áreas de pensamento e conhecimento e seus atores diversos, levando à proposição de novas soluções e, consequentemente, ao desenvolvimento social.
A proposta central para a realização de fóruns no ambiente acadêmico é colocar em debate temas atuais, relevantes para a sociedade, buscando possibilidades de transformação. Trazer para a discussão especialistas e representações diversas, para que se fortaleça o diálogo entre a pesquisa, o ensino e a sociedade, diálogo esse mediado pela cultura e pela extensão.
A articulação de pontos comuns em projetos de áreas diversas pode potencializar seus impactos positivos sobre a sociedade, à medida que propicia ações em temáticas que, embora comportem diferentes interpretações, sob pontos de vista disciplinares diversos, possuem convergências. Essa articulação pode permitir o estabelecimento de novos valores, comuns a áreas antes consideradas completamente díspares, motivando a proposição de soluções inovadoras, conectando ainda mais a universidade aos movimentos da sociedade.
A seleção para o ano de 2019 pressupõe que diferentes linhas temáticas possam e devam entrecruzar-se nas discussões a serem propostas, mantendo sempre, obrigatoriamente, a interdisciplinaridade como eixo central e buscando o encontro de conhecimentos. Assim, propostas de fóruns que prevejam o entrecruzamento de temas, como por exemplo: Educação, Tecnologia e Cidadania ou Desenvolvimento e Políticas Públicas, ou ainda Cultura e Inovação, serão muito bem-vindas. Ou mesmo novas temáticas que se façam pertinentes: Sustentabilidade, Movimentos Sociais, Meio ambiente, entre outras.
Dentro desses princípios, todas as áreas – Humanas, Artes, Exatas, Biológicas e Tecnológicas – devem ser contempladas na programação, podendo preferencialmente estar conjugadas. Esta chamada de propostas privilegia temáticas inter, multi e transdisciplinares, refletindo a ideia de uma universidade que se preocupa com a formação ampla de cidadãos, preocupados com os problemas sociais e com a redução das desigualdades.
Outro destaque importante na formatação das propostas refere-se ao fato de que, dentre os convidados, deve estar prevista a participação de representantes de instituições, órgãos, associações e outros grupos envolvidos com a temática, sejam de áreas públicas, privadas ou da sociedade civil.
Essas serão as bases para a seleção das propostas a serem encaminhadas pela comunidade acadêmica para os Fóruns Permanentes do ano de 2019.
A análise das submissões estará a cargo de uma comissão formada por docentes indicados pelas diferentes áreas de conhecimento, por meio das unidades de ensino e pesquisa, que serão responsáveis pela indicação de pareceristas especialistas da Unicamp.

Critérios a serem avaliados pela comissão de seleção
⋅ atualidade e relevância social do tema proposto
⋅ diálogo interdisciplinar e entrecruzamento de linhas
⋅ convidados de diferentes segmentos, tanto da universidade como da sociedade

Email address *
Título do fórum *
Your answer
Unidades / Órgãos envolvidos *
Your answer
Professor(es) / Pesquisador(es) responsável(eis): nome e e-mail *
Your answer
Organizador(es): nomes e e-mails da comissão organizadora, quando houver
Your answer
Linha(s) ou área(s) temática(s) *
Your answer
Resumo da proposta: ementa que poderá ser utilizada na divulgação *
Your answer
Justificativa para o tema *
Your answer
Convidados sugeridos: nomes e locais de origem (instituição / associação / grupo), mini currículo *
Your answer
Público esperado: número e descrição (comunidade universitária, empresas de tecnologia, associações de bairros, etc.) *
Your answer
Proposta de formas de divulgação: indicação de veículos de comunicação, mídias, mailings, etc. *
Your answer
Mês sugerido para realização do fórum: data sugestiva apenas. Não será critério de avaliação e nem sempre poderá ser atendida, tendo em vista outros fatores de logística e organização *
Observações: se necessário
Your answer
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This form was created inside of Unicamp. Report Abuse - Terms of Service