O objetivo do curso é capacitar profissionais da área de recursos hídricos do Brasil e demais países integrantes da América do Sul, especialmente da Bacia Amazônica, nas técnicas e metodologias utilizadas nos trabalhos de medição e de cálculo de descarga líquida em grandes rios, buscando padronização e difusão.
Além disso, será realizado com a parceria da Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA e Agência Brasileira de Cooperação - ABC, bem como do apoio da Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos - SEMGRH/AM, Sistemas Hídricos - SHM, COHIDRO: consultoria, estudos e projetos e Escola Estadual José Seffair.
O curso será gratuito, entretanto, as despesas com diárias e passagens deverão ser custeadas pelo interessado ou por sua instituição de vínculo empregatício.
Será disponibilizado para o aluno o material didático, porém é necessário que os participantes levem notebook, para acompanhamento do curso.
Serão oferecidas 35 vagas para profissionais da área de monitoramento de recursos hídricos, sendo 21 para brasileiros e 14 para estrangeiros dos países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Período de inscrição de 10 a 26 de Junho de 2013.