Preview mode
Published
Copy responder link
This form isn't accepting responses.
Request edit access
Palestra | Caminhos do Cinema no Centro-Oeste e Norte 

Caminhos do Cinema no Centro-Oeste e Norte

Data: 08/04, no Cine Brasília, das 10h30 às 12h

Esta palestra é um encontro setorial com representantes setoriais, que abordará as especificidades da produção audiovisual nas regiões Centro-Oeste e Norte, destacando as oportunidades, desafios e potencialidades estéticas das produções locais. O debate também explorará o papel dos laboratórios e eventos de mercado na promoção e circulação dessas obras.

Convidados: Clemilson Farias (Matapi), Giulia Medeiros (La Fuente), Raylson Chaves (APAN-CO), com mediação Lidiana Reis (Mercado SAPI), que compartilharão suas experiências e estratégias para impulsionar o setor nessas regiões.

Clemilson Farias é produtor, formado em Produção pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV). De 2014 a 2017, trabalhou como produtor executivo do Escritório Regional Norte da Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas (PRODAV 08 BRDE/FSA/ANCINE). Atualmente, é sócio-diretor da Leão do Norte Produções Audiovisuais, um dos coordenadores do Matapi – Mercado Audiovisual das Amazônias e da plataforma Tela Amazônia.

Giulia Medeiros é cineasta, produtora e pesquisadora brasileira de Cuiabá, Mato Grosso, com formação em Produção Audiovisual (EICTV - Cuba), Ciências Sociais e Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT). Seus curtas foram exibidos em festivais como LEFFEST, FIFAC, DocsMX e VLAFF. Atualmente, desenvolve seu primeiro longa documental, premiado no BAM (Colômbia), Nuevas Miradas (Cuba) e MAUALLAB (Cuiabá-Brasil). Fundadora da LA Fuente, dedica-se a fortalecer uma rede independente de cinema na América Latina.

Lidiana Reis é coordenadora do Mercado SAPI e idealizadora do Prêmio CORA. Roteirista e produtora sediada no centro do Brasil, produziu cinco longas-metragens exibidos em festivais como Guadalajara, Berlim e Gramado. Entre eles, 'Oeste Outra Vez', vencedor do Kikito de Melhor Filme no Festival de Gramado, em 2024. Atua como consultora de projetos audiovisuais em desenvolvimento e é idealizadora de iniciativas de formação audiovisual para crianças e adolescentes, como o Cine Arandu. Sócia da Sol a Pino Filmes, desenvolve narrativas centradas na mulher, incluindo seu primeiro longa documental 'Piedade para esta terra que me sonega o amor' e 'Solina', escrito e dirigido por Larissa Fernandes.

Raylson Chaves é conselheiro da Região Centro-Oeste da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN). Diretor Geral do “Campão Preto”, projeto de capacitação em audiovisual. Sócio da Cura Filmes - Distribuidora de filmes. Diretor, roteirista e produtor dos filmes: “Aldeinha - (re)existindo” (2018), "Mihe'aka Voxené: Simoné Veyopé Ûti" (2019) e “O Pantanal é Preto” (2022). Em 2021, foi Prod. Executivo de “A Margem é o Centro” e “Eu temo que não amanheça”. Em 2024, finalizou o curta de ficção "Águas".


Palestra:
 

Capacidade: 50 participantes*
Dia: 08/04/2025 (terça-feira)
Local: Varanda Sul do Cine Brasília (EQS 106/107)
Gratuito
Horário: de 10h30 às 12h00 
Com emissão de certificado (Carga horária 2h)
* Sujeito a lotação

Reserva e destinação de 10% das vagas para pessoas negras, indígenas, quilombolas, transgêneres e/ou com algum tipo de deficiência. Reserva de 50% das vagas para pessoas do Distrito Federal. 

Reserva de 2 (duas) vagas para estudantes da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF.

*Atividade gratuita e aberta ao público, com 20 vagas destinadas aos convidados do FomentaCine e 30 vagas disponíveis, mediante inscrições no formulário abaixo.

Email *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy

Does this form look suspicious? Report