Request edit access
Porque se comporta assim? – compreender o comportamento infantil - 9 março
O comportamento infantil diz respeito à forma como a criança se expressa perante os vários estímulos do meio. O comportamento infantil tem vindo a ser motivo de estudo desde há muito tempo, principalmente devido aos problemas que ocorrem a esse nível, em alguns casos específicos. O comportamento infantil desajustado começa a ser alvo de atenção e preocupação quando se traduz em problemas de aprendizagem e linguagem inapropriada cuja causa não se observa em sinais orgânicos ou psíquicos, pelo que acabam por ser explicados através de dificuldades emocionais, cognitivos ou de linguagem, que levam à necessidade de procurar ajuda. Habitualmente as situações que suscitam mais preocupação, tanto pela observação dos estudos como do ponto de vista educacional, são as de comportamento desajustado moderado a severo, frequentemente vista em crianças que estão na fase pré-escolar e que, mais tarde, se agravam, na idade escolar. Um comportamento desajustado surge como forma de resposta ao meio e pode ser a única resposta que a criança tem porque não desenvolveu a competência necessária à resposta mais adequada. Tem sempre uma história associada a ele, através da qual podemos analisar a sua origem, pelo que é importante perceber a mesma para entender o porquê de um comportamento desajustado.

Assim sendo, convidamos Ana Rodrigues para connosco partilhar o seu conhecimento e experiência num encontro que ocorrerá no dia 9 de Março entre as 10h e as 12:30 na Clínica da Educação em Palmela.

Objectivos:

Compreender o comportamento infantil
Identificar problemas de desenvolvimento causadores de comportamentos disruptivos
Conhecer estratégias de actuação parental e profissional

Formador
Ana Nascimento Rodrigues – Doutorada em Educação Especial; Licenciada e Mestre em Educação Especial e Reabilitação; frequenta o 5º ano de Psicologia Clínica – área cognitivo-comportamental e integrativa (realizou estágio curricular em psicologia clínica- vertente de crianças e adolescentes no serviço de atendimento à comunidade da faculdade de psicologia da Universidade de Lisboa em 2012-2013). Doutoramento desenvolvido no domínio da Avaliação e Diagnóstico da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (adiante PHDA). Actualmente Coordenadora do curso de 1º ciclo em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa.

Curso de Formação Avançada em Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção pela Universidade de Harvard em 2001; Curso Básico de Treino Parental no Programa Anos Incríveis no País de Gales e Portugal. Actualmente, e desde 1990, é docente da Faculdade de Motricidade Humana, leccionando nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Educação Especial, Reabilitação Psicomotora e Mestrado em Desenvolvimento da Criança. Lecciona também na Unidade Curricular de Áreas de Aplicação da Psicologia Educacional, do 4º ano do mestrado Integrado em Psicologia.

Foi, entre 2004 e 2012, coordenadora do núcleo de PHDA e outras perturbações do comportamento do Cadin; entre 2000 e 2006 coordenadora da equipa clínica do EICHO (Espaço de Intervenção para a Criança Hiperactiva); Foi membro da Direcção do Centro Doutor João dos Santos a Casa da Praia.

É técnica de Educação Especial e Reabilitação desde 1989, tendo exercido actividade clínica em diversas clínicas privadas e exercendo actualmente no Pin-Progresso Infantil. É orientadora de estágios em Educação Especial e Reabilitação Psicomotora desde 1991 em diferentes contextos desde a Saúde à Educação. Experiência na área da intervenção comunitária, em especial no desenvolvimento de programas de treino de competências pessoais e sociais para a prevenção do desajustamento comportamental. Foi investigador responsável e investigador em projectos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia na área da PHDA e Perturbações do Comportamento na infância. É formadora acreditada pelo Conselho Cientifico de Formação Contínua tendo experiência na formação de professores e educadores na área dos problemas de comportamento e educação especial.

Prémios Científicos – Prémio Doutor João dos Santos atribuído pela Associação de Psiquiatria da Infância e Adolescência em 2004 pela apresentação do trabalho intitulado “Avaliação da Hiperactividade e Défice de Atenção em Portugal” no Congresso sobre o mesmo tema decorrente em Braga no ano de 2004.

Autora do Livro: “Mais Forte do que Eu! – Hiperactividade e Défice de Atenção. Causas, consequências e soluções” – Um guia para Pais e Professores de Ana Rodrigues e Nuno Lobo Antunes. Publicado pela Lua de Papel em Maio 2014.

Interesses na área da PHDA e perturbações do comportamento na infância e adolescência, nomeadamente na avaliação e diagnóstico e em programas de intervenção clínica, parental e escolar.

Nome *
Your answer
Profissão *
Your answer
Morada - código postal e localidade *
Your answer
Número de contribuinte *
Para faturação
Your answer
Telefone de contacto directo *
Your answer
Email de contacto *
Your answer
Pagamento *
O pagamento deverá ser realizado por transferência bancária para o IBAN PT50 0018 2020 0218 5256 0208 3 (CAP - Centro de Apoio Psic.) com o envio obrigatório do comprovativo por email para geral@clinicadaeducacao.com.
Condições de cancelamento e pagamento *
As inscrições são aceites por ordem de chegada de todos os respectivos dados solicitados neste formulário assim como o recepção do comprovativo de pagamento. A ausência de qualquer dos elementos coloca a inscrição suspensa até o completar de todos os dados pedidos. Os cancelamentos deverão ser comunicados por escrito através de e-mail para geral@clinicadaeducacao.com • Se o cancelamento for comunicado com uma antecedência superior a 7 dias da data do encontro será creditado o valor total da factura, sem que implique qualquer custo adicional para a empresa/pessoa inscrita.• Os cancelamentos comunicados com uma antecedência inferior a 7 dias da data do evento serão facturados e devidos pela empresa/pessoa inscrita pelo valor da totalidade da inscrição. •As desistências sem qualquer aviso prévio por escrito, serão facturados e devidos pela empresa/pessoa inscrita na sua totalidade.• A Clínica da Educação aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída sem qualquer penalização ou cobrança.
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service