Request edit access
CARTA DE SÃO PAULO - FORÇA AMAPÁ

CARTA DE SÃO PAULO – FORÇA AMAPÁ 

Compromisso dos pediatras com atendimento de crianças e adolescentes do Amapá


Um dos traços do perfil do pediatra é seu engajamento cívico com a defesa da saúde e da vida de crianças e adolescentes. Esse compromisso move os quase 45 mil especialistas em atuação no País que, historicamente, respondem sempre com dedicação e competência às necessidades da população, inclusive em momentos de crise.

Em passado recente, foi o que aconteceu durante a pandemia de covid-19, quando os pediatras brasileiros se desdobraram no atendimento de vítimas dessa doença, enquanto lutavam pela vacinação contra esse vírus e diagnosticavam e tratavam outros males de seus pacientes, mesmo colocando sua própria segurança em risco.

Agora, mais uma vez, nossa categoria está sendo chamada a unir forças em favor de nossas crianças e adolescentes. A crise que afeta a assistência pediátrica do Amapá exige que os pediatras brasileiros ofereçam seu tempo, seu conhecimento e sua paixão pela vida para socorrer crianças que sofrem com o crescimento exponencial de casos de síndromes gripais e respiratórias no Estado.

Diante desse cenário e preocupadas com eventuais desdobramentos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e as sociedades de pediatria dos 26 estados e Distrito Federal, reunidos em São Paulo (SP), em 26 e 27 de maio de 2023, convidam especialistas de todo o país a se juntarem às forças médicas já em atuação no Amapá. Para tanto, pediatras interessados podem manifestar seu interesse voluntário de reforçar essa linha de frente de atendimento, presencial ou por meio da telemedicina.

Ao acessar a plataforma criada pela SBP, o pediatra deve preencher todos os campos do formulário disponibilizado. A lista de interessados será repassada para o Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS em parceria com a Sociedade Amapaense de Pediatria, que fará a seleção da equipe e entrará em contato com os selecionados para viabilizar o deslocamento e o início das atividades.

Evidentemente que a participação dos pediatras no atendimento da população é fundamental para trazer esperança às crianças, adolescentes e suas famílias. Porém, a SBP e as sociedades de pediatria estaduais lembram que cabe à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) – em todos os níveis – garantir aos pacientes e às equipes acesso a instalações, leitos pediátricos (de internação e UTI), equipamentos, exames (laboratoriais e de imagem), medicamentos e insumos necessários à oferta de assistência de forma segura, resolutiva e ética.

Como mensagem final dessa Carta de São Paulo, os pediatras brasileiros se dirigem aos pacientes e aos seus familiares: podem estar seguros de que estaremos ao lado de quem precisa, na atenção primária e secundária, nos prontos-socorros e nos hospitais oferecendo o melhor de nosso trabalho, nossa empatia e nossa compaixão.

Esperamos que o Brasil compreenda a importância da Pediatria.

São Paulo (SP), 27 de maio de 2023.

 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA

SOCIEDADES DE PEDIATRIA NOS ESTADOS

ACADEMIA BRASILEIRA DE PEDIATRIA
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy

Does this form look suspicious? Report