CARTA PESSOAL
Leia esta carta pessoal: São Paulo, 8 de janeiro de 2011
Nome:
Your answer
Turma:
Your answer
E aí pai, beleza?!Tudo bem com você?Quando é que você volta dessa sua viagem de negócios, heim?! Estou com saudades...Por aqui está tudo bem, a mãe tá bem, eu tô bem e a Ju também tá bem. Tenho feito todas as lições e estou ajudando a mamãe direitinho, assim como você me pediu! Mas tem acontecido coisas misteriosas por aqui de alguns dias pra cá. Só tô contando isso porque percebi que já passou dos limites!Como você bem sabe, eu adoro ler. Lembra-se daquela sala proibida na biblioteca da escola? Foi assim:Tinha batido o sinal do termino do recreio e lá fui eu! Aproveitei o rolo da molecada e entrei na sala proibida. Estava super curioso e peguei (emprestado) um livro que me chamou atenção. Tá bom, pai, eu sei que pisei na bola ao entrar na sala e ainda por cima pegar sem permissão aquilo que não é meu, mas a minha curiosidade pela sala era tanta que, ao entrar, foi como se todos os livros soubessem que eu estava lá. E um deles me chamou! Sussurrou meu nome e foi como se eu estivesse a céu aberto, com gaivotas gritando, sentindo a brisa no rosto. Peguei o livro e comecei a ler imediatamente. E tenho feito isso, há três dias. No intervalo do recreio, eu, zuptt, dou um jeito e volto lá. Pai o livro me chama!!! E que história pai! D+, um arraso. Navios sombrios, mar bravo, tempestades mortais... e piratas! E há dois dias, andando pela casa (e não estou mentindo!!!), eu vi um! Era um pirata velho, talvez um marujo experiente, barba curta, cabelos ensebados, olhos fundos e penetrantes, pele morena e suada, brincos de argola em uma das orelhas, casaco em trapos. Até aí tudo bem. Pensei: “É apenas fruto da minha imaginação”. Mas o que mais me perturba é a chave de ouro que achei ontem embaixo do meu travesseiro! E hoje, você não vai acreditar tem uma arca de tesouro embaixo da minha cama. Fechada.Papai, volte logo! Provavelmente terminarei o livro em dois dias, e não consigo parar de ler.Beijo de seu apavorado filho,Gabriel
Your answer
1) A carta pessoal é um tipo de correspondência. Que tipo de assunto essa carta contém? Indique a alternativa correta:
2) A carta apresenta algumas características.a) Quem é o remetente? E o destinatário?
Your answer
b) Em que local e data a carta em estudo foi escrita?
Your answer
c) Gabriel mostra ter intimidade com o pai. Que expressão utilizada por ele no início da carta revela haver amizade entre os dois?
Your answer
3) Além do local e data, vocativo (o nome do destinatário no início da carta) e assinatura do remetente, uma carta contém também assunto e despedida.a) Na carta de Gabriel, o assunto começa em “Tudo bem com você?”. Onde ele termina?
Your answer
b) Que palavras Gabriel usa para se despedir do pai?
Your answer
4) Quando nos esquecemos de relatar ou comentar alguma coisa importante na carta, podemos incluir, depois da despedida e da assinatura, um P.S., isto é, post-scriptum (expressão latina que significa “depois de escrito”). Na carta de Gabriel há P.S.?
Your answer
5) Na sua opinião, por que a Biblioteca da escola de Gabriel era um lugar proibido?
Your answer
6) Como você analisa a atitude de Gabriel “ao entrar na sala e ainda por cima pegar sem permissão aquilo que não é dele”?
Your answer
7) Para que serve a carta pessoal e quais são suas características?
Your answer
8- Produção de Texto
Imagine que você tem um amigo ou amiga com quem não se fala há muito tempo e a única forma de se comunicar com esta pessoa seja através de uma carta pessoal. Dessa forma, então, coloque sua imaginação para funcionar e escreva uma carta a essa pessoa contando novidades sobre a sua vida e, ainda perguntando tudo aquilo que você gostaria de saber sobre a vida deste amigo ou amiga desde o tempo em que vocês nunca mais se falaram.Para isso siga os elementos principais da correspondência.
a) Local e Data b) Saudação c) Assunto d) Despedida e) Assinatura
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms