1º Ano - 3º Bimestre - Atividade 3
Bem-vindo ao formulário de atividade do JP Sociologia!

Esta é uma atividade complementar da aula e tem como objetivo aprofundar a compreensão textual sobre o tema.

Após enviar o formulário preenchido, você pode ver quantas respostas acertou.
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Região *
Escolha seu nome na lista. Caso ele não esteja, utilize a opção depois da lista do 1º F.
Estado *
Local e meio de realização da atividade *
Escolha o local e o meio em que você está realizando a atividade.
Escola *
Série *
Escolha sua série na lista.
Nome *
Texto 1
Nossa ideia das sociedades indígenas é bastante deturpada porque elas são diferentes demais da nossa própria sociedade e essa diferença parece uma barreira intransponível. Mas a Antropologia, desde o começo do século XX, vem procurando construir uma ponte, dando sentido à experiência das populações indígenas (e de outras populações, como as camponesas, as tribos urbanas, as elites, os grupos religiosos, os imigrantes, etc.)
1. Segundo o texto 1, podemos dizer que: *
1 point
Texto 2
Lévi-Strauss desenvolve um método de análise que chamou de estruturalismo e fez um mergulho pela enorme complexidade dos mitos provenientes de diversas populações, do sul até o norte das Américas, revelando por meio deles o que denominava pensamento ameríndio. Para esse autor, os mitos demonstram um pensamento sofisticado e complexo. Segundo Lévi-Strauss, os mitos traduzem preocupações fundamentais das populações que os criam e fazem uma distinção entre natureza e cultura. Essas populações estariam empenhadas em se separar da natureza, aspecto que o olhar etnocêntrico tem dificuldade de entender.
2. Sobre Lévi-Strauss no texto 2, é FALSO dizer que: *
1 point
Texto 3
A essência de uma teoria complexa como o estruturalismo, que pretende demonstrar que o pensamento humano se organiza em torno de oposições (alto e baixo, fora e entro, quente e frio, etc.) deve muito ao próprio pensamento ameríndio. É como se Levi-Strauss pensasse o mito a partir do pensamento dos nativos das Américas. O estruturalismo, um método quase matemático, foi aplicado também ao estudo do parentesco, buscando reduzir a multiplicidade de sistemas e chegar a uma conjunto de sistemas genéricos, que serviriam de modelos ou padrões para todas as variedades de pensamento.
3. Sobre o estruturalismo, podemos dizer que: *
1 point
Texto 4
Quando "atravessamos a ponte", deparamos com mundos cujas complexidade e sofisticação estavam como que escondidas por nossos preconceitos. Ajudar a enxergar essa complexidade é uma das tarefas da Antropologia, e um dos efeitos dela é desestabilizar aquelas certezas evolutivas produzidas no século XIX e até hoje presentes em nossa vida. Qualquer tentativa de estabelecer uma linha de evolução entre as sociedades é equivocada.
4. Segundo o texto 4, podemos dizer que: *
1 point
Texto 5
Conta a Lenda que há muito tempo atrás, quando ainda não existia a cidade de Belém, vivia neste local uma tribo indígena muito grande. Como os alimentos eram insuficientes, tornava-se muito difícil conseguir comida para todos os índios da tribo. Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel. Resolveu que a partir daquele dia todas as crianças que nascessem seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional de sua tribo. Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçã, deu à luz uma bonita menina, que também teve de ser sacrificada. Iaçã ficou desesperada, chorava todas as noites de saudades de sua filhinha. Ficou por vários dias enclausurada em sua tenda e pediu à Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar seu povo, sem o sacrifício das crianças. Certa noite de lua Iaçã ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua linda filhinha sorridente, ao pé de uma palmeira. Inicialmente ficou parada, mas logo depois, lançou-se em direção à filha, abraçando-a . Porém misteriosamente sua filha desapareceu. Iaçã, inconsolável, chorou muito até desfalecer. No dia seguinte seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira, porém no rosto trazia ainda um sorriso de felicidade e seus olhos negros fitavam o alto da palmeira, que estava carregada de frutinhos escuros. Itaki então mandou que apanhassem os frutos, deles foi obtido um suco avermelhado que batizou de AÇAÍ, em homenagem a sua filha (Iaçã invertido). Alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu sua ordem de sacrificar as crianças.
5. Segundo o texto 5, é FALSO dizer que: *
1 point
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy