Simulado de História: Guerra Fria
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Nome do aluno: *
E-mail *
Turma: *
Escola: *
1) *
(UEMS) A Guerra Fria corresponde a:
2) *
(UFTM/MG) As relações entre os Estados Unidos e Cuba ficaram abaladas a partir da Revolução Cubana (1959). Um dos momentos de maior tensão ocorreu quando:
3) *
(UFRGS) No ano de 1962, os EUA e a URSS estiveram à beira de um confronto militar que ameaçou o planeta com uma guerra nuclear. Sobre esta crise, é incorreto afirmar que ela:
4) *
(ASBEC/BA) A Rosa de Hiroshima "Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas oh não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atômica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada."  (Moraes. In: Maranhão & Antunes, p. 140)   A análise dos versos e os conhecimentos sobre a utilização da energia nuclear para fins pacíficos ou violentos, no decorrer da história recente da humanidade, permitem afirmar:
5) *
(UFPE) O Plano Marshall, organizado pelos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, visava a:
6) *
(Enem) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética. HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
7) *
(Uel) As mudanças no panorama internacional representadas pela vitória socialista de Mao-Tsé-tung na China, pela eclosão da Guerra da Coréia e pelas crescentes dificuldades no relacionamento com a URSS, repercutiram na forma de tratamento dispensada pelos Estados Unidos ao Japão.  Este, de "inimigo vencido", passou a
8) *
(Enem) Em dezembro de 1998, um dos assuntos mais veiculados nos jornais era o que tratava da moeda única européia. Leia a notícia destacada a seguir.  O nascimento do Euro, a moeda única a ser adotada por onze países europeus a partir de 1 de janeiro, é possivelmente a mais importante realização deste continente nos últimos dez anos que assistiu à derrubada do Muro de Berlim, à reunificação das Alemanha, à libertação dos países da Cortina de Ferro e ao fim da União Soviética. Enquanto todos esses eventos têm a ver com a desmontagem de estruturas do passado, o Euro é uma ousada aposta no futuro e uma prova da vitalidade da sociedade européia. A "Euroland", região abrangida por Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal, tem um PIB (Produto Interno Bruto) equivalente a quase 80% do americano, 289 milhões de consumidores e responde por cerca de 20% do comércio internacional. Com este cacife, o Euro vai disputar com o dólar a condição de moeda hegemônica.                 (Gazeta Mercantil, 30/12/1998)  A matéria refere-se 'a " desmontagem das estruturas do passado"  que pode ser entendida como
9) *
(Fatec) A reconstrução econômica do Japão, acelerada após 1950, é explicada principalmente:
10) *
(Fatec) "É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal no mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de paz."                 (Plano Marshall 5. VI. 1947)                Esse plano:
11) *
(Faap) Após a Segunda Guerra Mundial, a URSS estruturou um plano de cooperação política com os países do bloco oriental, criado, em 1947:
12) *
(Cesgranrio) A URSS transformou-se, após 1945, numa das potências mundiais, tanto no campo econômico como técnico. Um dos melhores exemplos dessa transformação é o:
13) *
(PUC-MG) No final da década de 80 do século XX, toda a estrutura que havia sido edificada após a Segunda Grande Guerra e que norteava as ações no cenário internacional ruiu. O fim do fenômeno da Guerra Fria encontra-se associado, exceto:
14) *
(UFJF/MG) A expansão dos gastos estatais com assistência à saúde, educação e proteção social, durante as décadas que se seguem à Segunda Guerra Mundial, na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, configurou o aparecimento do que é freqüentemente chamado de Estado de Bem-Estar Social. Sobre a trajetória deste, assinale a alternativa incorreta:
15) *
UNICAMP - 2011  Para muitos norte-americanos, Vietnã é o nome de uma guerra, não de um país. Os vietnamitas parecem figuras sombrias, sem nome nem rosto, vítimas desamparadas ou agressores cruéis. A história começa apenas quando os Estados Unidos entram em cena.  (Adaptado de Marvin E. Gettleman et. alli (Ed.), Vietnam and America: a documented history. New York: Grove Press, 1995, p. xiii.)  Esse desconhecimento dos norte-americanos quanto a seus adversários na Guerra do Vietnã pode ser relacionado ao fato de os norte-americanos
16) *
(FAVIC/BA) "O mundo em que vivemos hoje é radicalmente diferente do que era no início ou mesmo no meio deste século [século XX]. E continua a mudar. Hoje, a preservação de qualquer tipo de sociedade ‘fechada’ é impossível". (In: Aquino et al, p. 342) Essa foi uma constatação de Mikhail Gorbachev em discurso pronunciado na Organização das Nações Unidas, em 1988. A percepção de tal fato pelo governante russo determinou:
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google.