URBANISMO - PROJETO CICLO DAS ÁGUAS
URBANISMO

PROJETO CICLO DAS ÁGUAS
Ciclo de atividades e discussões sobre a questão das águas e dos rios canalizados sob as ruas e avenidas da cidade de São Paulo. O projeto compreenderá ações como: passeio na região da Barra Funda para identificação dos rios enterrados; debates com especialistas; produção de textos e vídeos; criação de website para exposição do conteúdo gerado.

► WORKSHOP DE AUDIOVISUAL: PERCORRENDO OS RIOS
Coordenação: Joana Scarpelini e Caio Silva Ferraz
Convidado: Alan Borger
13 e 19/9 –  domingo  - 10h às 13h  e sábado – 13h às 17h
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 14/7 a 2/9
Seleção:primeiros inscritos.
15 vagas

https://docs.google.com/forms/d/1y5FF9-nilSMdAXRTHjW4msMfV5P7UM0bSY08IoY7apc/viewform?usp=send_form


Este workshop visa produzir conteúdo multimídia e criar um website voltado à questão das águas e rios que foram canalizados e cobertos na região ao redor da Oficina Cultural Casa Mário de Andrade. Será feita uma intervenção urbana, sinalizando os rios que existem na região. O designer Alan Borger acompanhará o processo de elaboração do site.
 
Joana Scarpelini iniciou seu contato com o tema “águas e cidade” no curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade. Graduou-se em Audiovisual pelo Centro Universitário Senac em 2009, quando realizou, juntamente com Caio Silva Ferraz, o filme “Entre Rios”. Este trabalho, que foi exibido em diversos festivais, simpósios e eventos sobre água e meio ambiente, conta como a história de São Paulo está relacionada com seus rios.

Caio Silva Ferraz é formado em Audiovisual pelo Centro Universitário Senac. Produziu o documentário “Manancial” e, com o Coletivo Santa Madeira, o curta-metragem “Pescaria de Merda”, que ganhou Prêmio Revelação no 20º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. Com Joana Scarpelini, realizou “Entre Rios”, filme que se tornou referência como material didático em São Paulo. Atualmente produz “Volume Vivo“, serie de vídeos para internet sobre a crise da água em São Paulo.

Alan Borger é artista visual, designer, arquiteto e urbanista, formado pela Escola da Cidade. Fundou a Fábrica de Projetos e o estúdio Click Blue. Desde 2012 trabalha como consultor em modelos de negócio e designer de interatividade, no desenvolvimento de startups de tecnologia.

Passeio para identificação do córrego Pacaembu:
José Bueno, formado pela FAU-USP, criou o Instituto Harmonia, Educação e Sustentabilidade.  É um dos fundadores da iniciativa “Rios e Ruas”, que busca trazer um novo olhar dos cidadãos para os rios escondidos de várias cidades do Brasil.
Luiz de Campos Jr | Associado-fundador do Instituto Futuro Educação e netweaver da Rede Românticos Conspiradores pela Educação Democrática, é co-criador da iniciativa Rios e Ruas. Tem formação nas áreas das Ciências da Terra, Educação e Comunicação. Trabalha profissionalmente com a temática dos “rios invisíveis” de São Paulo desde 1995, realizando pesquisas, coordenando cursos, oficinas e colaborando na produção de materiais paradidáticos e audiovisuais.


► MESA-REDONDA: ENTRE RIOS – A CIDADE E SUA (NÃO) RELAÇÃO COM AS ÁGUAS
Convidados: Vladimir Bartalini, Alexandre Delijaicov, Marussia Whately e José Bueno
17/9 – quinta-feira – 19h às 21h
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 14/7 a 16/9
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas

Arquitetos e urbanistas, especializados nos problemas referentes aos rios e à agua na cidade de São Paulo, debatem o tema e conversam com o público da Oficina Casa Mário de Andrade.

Vladimir Bartalini é mestre e doutor pela FAU-USP, onde atualmente leciona nos cursos de graduação e pós-graduação, na área de Paisagem e Ambiente. É membro fundador do Laboratório Paisagem, Arte e Cultura, também da FAU, o qual coordenou de 2002 a 2006, desenvolvendo estudos teóricos sobre paisagem e pesquisa sobre "Córregos Ocultos".

Alexandre Delijaicov é arquiteto efetivo da Prefeitura de São Paulo, professor do Departamento de Projeto da FAU-USP e coordenador do Metrópole Fluvial, grupo de pesquisa de projetos de infraestrutura fluvial urbana.

 Marussia Whately coordena o programa Mananciais, do Instituto Socioambiental, e a Aliança pela Água, coalizão da sociedade civil para contribuir com a construção da segurança hídrica em São Paulo.

Arthur Cabral, arquiteto e urbanista graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Foi bolsista de iniciação científica junto à FAPESP no âmbito do projeto de pesquisa “Córregos Ocultos em São Paulo” desenvolvido no Laboratório Paisagem, Arte e Cultura (LABPARC FAU-USP) sob a coordenação do Prof.º Dr.º Vladimir Bartalini.




Sign in to Google to save your progress. Learn more
Nome Completo *
RG *
idade *
Escolaridade *
Profissão *
Endereço Completo *
Logradouro, número, complemento, bairro
cidade *
Estado *
CEP *
Telefone 1 *
Telefone 2
Email *
Possui algum tipo de deficiência? *
Se sim, qual?
Como ficou sabendo da atividade? *
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy