Request edit access
Formulário para cadastro de canais de comunicação vinculados ao IFRS
A fim de facilitar o acompanhamento do processo de comunicação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) junto aos públicos, o setor de Comunicação mantém um cadastro dos canais vinculados ao IFRS e elaborou procedimentos básicos a serem seguidos.

Se você é servidor ou aluno e gerencia ou pretende criar um canal de comunicação que tenha vinculação com o Instituto (como uma página em site de rede social, uma página na internet, um boletim enviado por e-mail....), deve preencher este formulário. Qualquer dúvida, contate o setor de Comunicação de sua unidade.

Seguem mais informações e formulário para cadastramento.

CANAL DE COMUNICAÇÃO
Um canal de comunicação é um meio que permite a circulação de uma mensagem, podendo ser físico (como um boletim impresso e um mural informativo) ou eletrônico (boletim enviado por e-mail, vídeo, blog, página na internet, página nas mídias sociais)(1). Para que transmitam consistência e credibilidade, é fundamental que os canais do IFRS estejam em conformidade com a Política de Comunicação(2), empreguem os padrões de aplicação da marca, atentem ao estilo e à forma de escrita, mantenham informações atualizadas e corretas, entre outros. Saiba mais com as orientações a seguir.

(1) Uma definição sobre diferentes canais pode ser consultada no Manual de Canais de Relacionamento do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC):
http://politicadecomunicacao.ifsc.edu.br/files/2013/03/IFSC_manual_canais-de-relacionamento_maio_2016.pdf
(2) Leia a Política de Comunicação do IFRS no site www.ifrs.edu.br, na aba “Institucional”, link “Documentos Norteadores”

Email address *
O que é fundamental para criar e manter um canal de comunicação vinculado ao IFRS*
* As orientações estão em consonância com a Política de Comunicação do IFRS

Sobre a marca do IFRS
- Todas as comunicações oficiais do IFRS devem preservar a marca do Instituto, com obediência estrita aos padrões de identidade visual que constam no Manual de Aplicação da Marca do Instituto Federal e no Manual/Guia do GT de Marcas(3).

Sobre a redação
- Os canais de comunicação do IFRS devem apresentar informações atualizadas e precisas, de forma clara, e sem erros de ortografia, seguindo as normas cultas da língua (algumas orientações podem ser encontradas no Guia Como Faço? (4)). É fundamental também certificar-se da veracidade dos dados a serem divulgados.

Sobre a atualização
- Os canais de comunicação do IFRS devem ser periodicamente avaliados e atualizados, considerando suas características, o perfil e as demandas dos seus públicos e da instituição.
- Os canais eletrônicos exigem atualização constante de conteúdo. Já os canais impressos precisam ter uma periodicidade de publicação preestabelecida e seguida.

Sobre a interação com os usuários
- Os canais eletrônicos, como sites, blogs e páginas nas mídias sociais, envolvem a interação com os públicos. É importante que o responsável pelo canal esteja atento e gerencie essas interações, não deixe o público sem resposta nem demore excessivamente para responder.

Sobre a cópia de informações e/ou imagens
- É obrigatório, ao canal de comunicação que utilizar o nome do IFRS e estiver cadastrado junto à Comunicação da Instituição, respeitar os direitos autorais, conforme a Lei 9.610/1998.

Sobre a integração com o setor de Comunicação da unidade
Embora existam canais não gerenciados pela Comunicação do Instituto, as informações relevantes devem ser repassadas a esse setor em tempo hábil para serem divulgadas de forma mais abrangente.

Sobre o encerramento do canal de comunicação:
Caso o responsável pelo canal de comunicação decida por seu encerramento, é necessário informar a Comunicação da unidade (campi ou reitoria) e justificar, para a baixa no Cadastro de Canais de Comunicação do IFRS.

Outras orientações:
- É fundamental ter presente que os canais de comunicação vinculados ao IFRS estão comprometidos com os objetivos institucionais e com o interesse público. Assim, as publicações não devem conter manifestações de caráter particular nem comercial.

- Os canais de âmbito local devem trazer informações que permitam aos públicos o acesso aos demais meios da instituição, em particular o seu portal e páginas oficiais nas mídias sociais. Ex: informar o endereço do site do campus.

Aplicam-se a esses canais também os “Valores indispensáveis da comunicação interna no IFRS”, que podem ser consultados na Política de Comunicação, capítulo Comunicação Interna.

(3) Acesse o Manual de Identidade Visual no site www.ifrs.edu.br, na aba “Institucional” “Comunicação”, link “Guias e Manuais”
(4) O Guia Como Faço? pode ser consultado no site www.ifrs.edu.br, na aba “Institucional” “Comunicação”, link “Guias e Manuais”

Next
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of IFRS - Reitoria. Report Abuse - Terms of Service