Inscrições para oficinas de musicalidade de samba chula que acontecerá as quartas-feiras (06/04 a 01/06) das 16h as 18h na sala de ginástica da Faculdade de Educação da UFBA.
O objetivo da oficina é que os participantes conheçam o contexto do samba Chula e se familiarizam com sua musicalidade através de vivências junto a Mestre Nelito.
Mestre Nelito é nascido em Santiago do Iguape. Migrou ainda pequeno para Santo Amaro onde viveu até os 11 anos, depois mudou-se para Salvador onde reside até hoje. Desde de muito cedo desenvolveu ações que contribuíam com o sustento da casa, como trabalhar na roça e carregar as roupas que a mãe lavava para ganho. Iniciou na capoeira ainda criança com Mestre Cobrinha Verde com quem seguiu e recebeu o título de Mestre. Começou a tocar percussão e se envolver com blocos carnavalescos na juventude, primeiro junto a Mestre Zé Carlos no bairro do Santo Antônio. Tornou-se Mestre de percussão e a partir daí é que passa a ser conhecido como Mestre Nelito e a atuar em diversos blocos de samba carnavalescos de Salvador. Entre eles 2 blocos no Engenho Velho da Federação, bairro em que vive atualmente, Cacique do Garcia e durante 28 anos esteve a frente Bloco da Mudança do Garcia. Já atuou como professor de percussão em projetos educativos com crianças e adolescentes no Engenho Velho da Federação e em Paripe. Sendo uma destas junto a Ação Griô, como Mestre, em 2009. Fundou o Grupo de Samba Chula Os Vendavais, sendo compositor e vocalista no mesmo. Seus ensaios são no bairro onde vive. O grupo mantém a tradição do samba chula há cerca de 25 anos, fazendo questão de manter a dinâmica tradicional da roda de samba chula. Os Vendavais tocam em pequenos eventos, festas e em alguns terreiros de Candomblé parceiros junto a festas de caboclo, festas para Santo Antônio e em Carurus para Cosme e Damião. Mestre Nelito participa da Associação dos Sambadores e Sambadoras do Estado da Bahia, onde já foi diretor e é titulado “Mestre Popular da Cultura” pela Fundação Gregório de Mattos em 2006. Desde 2008 faz parte do projeto “Cantador de Chula” que visa a pesquisa, registro, preservação e divulgação da chula.
O projeto é viabilizado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Edital “Projetos Estratégicos 2013” em parceria com a Faculdade de Educação da UFBA, através do Grupo de Pesquisa Griô: Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação, coordenado pelo Professor Pedro Abib. O edital acima referido tem o objetivo de selecionar propostas de práticas e projetos educativos e culturais que regulamentarão o fundo de Bolsas de Incentivo Griô do Projeto Ação Griô Bahia, para instituir a Política Estadual de transmissão oral em diálogo com a educação formal, fortalecer a identidade e ancestralidade do povo brasileiro e registrar os/as Mestres Griôs e os/as Griôs Aprendizes em atuação na Bahia.
Mais informações sobre o projeto aqui:
http://wiki.nosdigitais.teia.org.br/Mestre_Nelito_-_A%C3%A7%C3%A3o_Gri%C3%B4_-_BA