LEIA O TEXTO A SEGUIR:
O QUE FOI O PRIMEIRO REINADO?
O Primeiro Reinado foi uma fase da história brasileira que teve seu início no ano de 1822 e seu fim em 1831, após o imperador D. Pedro I abdicar o trono em favor de seu filho, que futuramente seria D. Pedro II.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O Primeiro Reinado foi uma consequência da independência do Brasil, assim que a Coroa Portuguesa foi transferida para o Rio de Janeiro. Isso gerou um crescimento na cidade, como nos portos e nos comércios. Com essas mudanças, o Brasil passou a ser parte do Reino de Portugal e não apenas uma colônia.
Porém, nem todos estavam satisfeitos com essas mudanças. A burguesia portuguesa organizou uma revolução, que foi denominada Revolução Liberal do Porto, no qual pediam que o rei português voltasse para Lisboa e a que as medidas implantadas no Brasil fossem revogadas. Porém, essa revolução não foi bem recebida pelas elites econômicas brasileiras, pois viam nisso uma ameaça de recolonização do país.
Após esses ocorridos, o processo pela independência do Brasil foi colocado em prática Pedro de Alcântara (filho de D. João VI) foi o líder desse movimento. Por isso, em 7 de setembro de 1822, ocorreu o grito do Ipiranga, quando o regente declarou a independência do Brasil, foi coroado e passou a ser D. Pedro I.
Importante ressaltar que a Independência do Brasil, não foi um movimento sem conflitos, pois existiam províncias que eram leais aos portugueses e não queriam se tornar independentes. Dessa forma, ocorreram lutas entre os portugueses e seus aliados no território brasileiro, essas lutas foram chamadas lorde Cochrane, sendo comandada por D. Pedro I.
MONARQUIA BRASILEIRA
A monarquia brasileira foi instaurada como forma de governo do país, sendo o único da América do Sul a adaptar esse sistema.
Algumas hipóteses surgiram sobre o motivo do Brasil ter se tornado uma monarquia, que seriam:
• Medo da fragmentação do território brasileiro, caso a república fosse instaurada no país;
• Não havia a possibilidade de ocorrer transformações no status quo por meio da monarquia;
• A elite do Brasil havia sido letrada de acordo com as tradições monárquicas de Portugal.
CONSTITUIÇÃO DE 1824
A constituição de 1824 foi criada por meio da Assembleia Constituinte, que teve seu início em maio de 1823. Os parlamentares, defendiam a existência de maiores liberdades individuais e a limitação do poder real, porém D. Pedro I não queria defender essa ideia, e sim ter poderes ilimitados para governar o Brasil, sem que houvesse empecilhos para isso.
Em 12 de novembro de 1823, em um evento chamado Noite da Agonia, houve a vetação do documento que ficou conhecido como Constituição da Mandioca por D. Pedro I. Ele ordenou que as tropas cercaram a Assembleia Nacional Constituinte e que prendessem alguns parlamentares. Após o ocorrido, uma nova Constituição foi elaborada e afirmava que o imperador teria poderes absolutos sobre toda a nação, impôs o voto censitário (que é o direito de voto concedido para um grupo específico de pessoas que possuem certos quesitos econômicos) e criou-se o Poder Moderador.
FIM DO PRIMEIRO REINADO
Alguns fatores fizeram com que essa fase chegasse ao fim, sendo as principais:
• Insatisfação popular;
• Desavenças entre D. Pedro e a elite brasileira;
• Dissolução da Assembleia Constituinte;
• Acontecimento da Guerra do Equador e da Guerra da Cisplatina;
• Autoritarismo em excesso.
Por isso em 1831, o Primeiro Reinado chegou ao fim.