Request edit access
SÍNODO DOS BISPOS 2018 - Questionário 1 -SDPJ PORTO/RESPONSÁVEIS E MEMBROS DOS GRUPOS DE JOVENS
Elenco das perguntas do "Questionário" geral de preparação da XV ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO SÍNODO DOS BISPOS - "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional" destinadas a ser respondidas pelos MEMBROS DA EQUIPA SDPJ PORTO, RESPONSÁVEIS E MEMBROS DOS GRUPOS DE JOVENS PAROQUIAIS da Diocese do Porto.
INTRODUÇÃO / ENQUADRAMENTO
«Eu disse-vos estas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa» (Jo 15, 11): eis o projeto de Deus para os homens e as mulheres de todos os tempos e, portanto, também para todos os jovens e as jovens do terceiro milénio, sem excluir ninguém.

Anunciar a alegria do Evangelho é a missão que o Senhor confiou à sua Igreja. O Sínodo sobre a nova evangelização e a Exortação Apostólica Evangelii gaudium abordaram o modo de cumprir esta missão no mundo de hoje; por sua vez, os dois Sínodos sobre a família e a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris laetitia foram dedicados ao acompanhamento das famílias ao encontro desta alegria.

Em continuidade com este caminho, através de um novo percurso sinodal sobre o tema: «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», a Igreja decidiu interrogar-se sobre o modo de acompanhar os jovens a reconhecer e a acolher o chamamento ao amor e a vida em plenitude, e também pedir aos próprios jovens que a ajudem a identificar as modalidades hoje mais eficazes para anunciar a Boa-Nova. Através dos jovens, a Igreja poderá ouvir a voz do Senhor que ressoa inclusive nos dias de hoje. (…) Ouvindo as suas aspirações, podemos entrever o mundo de amanhã que vem ao nosso encontro e os caminhos que a Igreja é chamada a percorrer.

(…)

A finalidade deste questionário é ajudar os Organismos com direito a expressar a sua compreensão acerca do mundo juvenil e a ler a sua experiência de acompanhamento vocacional, tendo em vista a recolha de elementos para a redação do Documento de trabalho, ou Instrumentum laboris”. (do Documento Preparatório)


--- /// ---


Em conformidade com este dinamismo, a Conferência Episcopal Portuguesa decidiu que caberia aos SECRETARIADOS DA PASTORAL JUVENIL de cada Diocese a responsabilidade por AUSCULTAR, RECOLHER E SINTETIZAR os dados deste Inquérito e enviar UMA SÍNTESE à Conferência, tendo em consideração a sua realidade diocesana.

É neste quadro que vimos pedir que responda às questões abaixo indicadas, por nós já previamente seleccionadas de acordo com aquele que é o seu universo/âmbito de acção pastoral, e que nos envie as respostas até ao dia 30 de junho de 2017.

Para mais informações sobre este processo de consulta e acesso a documentação relativa ao caminho sinodal agora encetado, é favor:

- consultar a página do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil dedicada à dinâmica sinodal: http://www.dnpj.pt/sinodo-dos-bispos-2018/

- enviar-nos um e-mail para sdpj.porto@gmail.com para qualquer outro esclarecimento.

Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms