Request edit access
Marque as afirmativas abaixo com verdadeiro ou falso, considerando o que de fato acontece hoje na sua igreja.
Sua igreja acolhe e inclui? *
Verdadeiro
Falso
1) A sua igreja procura formas de adaptar o seu espaço físico para acomodar as crianças e os adolescentes de forma alegre, confortável e segura?
2) As programações da sua igreja levam em conta as necessidades das crianças e dos adolescentes (o tempo de duração, o espaço necessário, as pessoas disponíveis e bem preparadas para fazer uma programação interessante para as crianças, etc)?
3) Os membros da sua igreja se preocupam em convidar e levar pessoalmente crianças e adolescentes da vizinhança ou filhos de colegas à sua igreja (mesmo que seus pais não queiram ir)?
4) Os membros da sua igreja, incluindo as crianças, são admoestados pela liderança a tratar os outros com igualdade e amor, independente da classe social, do gênero ou da etnia da qual cada um pertença?
5) Os membros da sua igreja tratam com amor, liberdade e discernimento, crianças e adolescentes com necessidades especiais, fazendo com que elas se sintam bem vindas e acolhidas?
Sua igreja escuta as crianças? *
Verdadeiro
Falso
6) A sua igreja tem o costume de ouvir as crianças ao ponto de se dispor a fazer mudanças nas programações por conta de alguma reclamação feita por parte das crianças e/ou adolescentes?
7) A sua igreja busca, de forma ativa, ouvir a opinião das crianças sobre suas experiências na igreja: o que acham, o que pensam, o que sonham para a igreja, o que desejam para sua vida cristã?
8) A sua igreja busca em sua própria estrutura eclesiástica maneiras de integrar a criança e/ou o adolescente para que se relacionem com todos os membros da igreja e evita deixá-las isoladas sempre participando de programações infantis, nunca junto com os adultos?
9) Os membros da sua igreja conversam entre si (nos momentos de conversa informal, depois dos cultos, num “junta-panela”, etc) sobre a importância das crianças e sobre como as crianças são capazes de perceber verdades espirituais que às vezes os adultos não percebem?
Sua igreja protege e restaura? *
Verdadeiro
Falso
10) Os pais (não somente as mães) da igreja se preocupam em buscar formas de influenciar os filhos e por isto gostam de participar das atividades voltadas especificamente para as crianças.
11) Os membros da sua igreja se dispõem a acompanhar uma criança ou um adolescente (que não são filhos deles), desenvolvendo um relacionamento especial como mentores?
12) Os membros da sua igreja normalmente demonstram carinho pelas crianças: conhecendo-as pelo nome, brincando junto, dando atenção e sendo sensíveis aos sentimentos delas?
13) A sua igreja tem um sistema para encaminhar crianças que sofreram algum trauma (perda de um ente querido, divórcio dos pais, acidentes graves, vítima de violência) para cuidados especiais, incluindo, quando necessário, acesso a profissionais da área da saúde física e mental?
14) A sua igreja toma alguma providência para evitar ou prevenir que suas crianças se tornem vítimas de abusos, inclusive, abuso sexual?
Sua igreja abençoa e intercede? *
Verdadeiro
Falso
15) A sua igreja gasta seus recursos com crianças e/ou adolescentes mais pobres com o objetivo de dar a elas oportunidades que são comuns às mais ricas, como: bolsas de estudo, aulas de inglês, música, esporte, reforço escolar, um projeto social específico?
16) Nos momentos de culto congregacional, há uma preocupação por parte do pregador em comunicar verdades espirituais também para as crianças e de afirmar o seu valor diante de Deus?
17) A sua igreja gasta os recursos financeiros e disponibiliza as pessoas necessárias para que as crianças e adolescentes possam aprender sobre os ensinamentos bíblicos e crescer na fé cristã como bons discípulos de Jesus?
18) A sua igreja se preocupa em recrutar, preparar e monitorar bem as pessoas que se dispõem a exercer um ministério com as crianças?
19) Os membros da sua igreja dão cobertura espiritual aos ministérios com crianças, orando e intercedendo pelas crianças e adolescentes, inclusive pelas crianças em situação de risco?
Sua igreja promove e encoraja? *
Verdadeiro
Falso
20) A sua igreja busca formas de integrar as crianças e os adolescentes no serviço cristão: evangelismo, cuidado com pessoas enfermas, em obras de benevolência, etc?
21) A sua igreja busca aprender com as crianças e/ou os adolescentes, permitindo que eles ministrem verdades espirituais para os adultos e não somente sejam vistos como “alunos”.
22) A sua igreja estimula as crianças e/ou os adolescentes a descobrirem e a desenvolverem os seus dons espirituais de forma harmoniosa com os outros membros do “corpo de Cristo”?
23) Os membros da sua igreja buscam formas de dar cobertura espiritual para as crianças exercerem seus ministérios em casa e na escola durante a semana, porque acreditam que, assim como os adultos, elas podem ser usadas por Deus para a transformação dos ambientes em que se encontram?
24) No período em que as crianças participam do culto congregacional (ou seja, quando estão juntas com os adultos), elas são incluídas em tudo o que se faz, nos cânticos, nas orações, e admoestações, de tal maneira que essa participação é vista por todos como algo positivo e motivo de celebração?
25) As crianças e os adolescentes da sua igreja se sentem livres e motivados a participar da adoração e do culto: oram em voz alta, cantam, dão testemunho, tocam instrumentos, etc?
Next
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy