Consulta pública sobre o SNIG e INSPIRE: pesquisa, acesso e utilização de informação geográfica em Portugal
Obrigado por participar nesta consulta pública dedicada à caraterização das práticas de acesso e exploração de informação geográfica em Portugal. E porque estas práticas são atualmente indissociáveis das infraestruturas de informação geográfica (IIG)*, esta consulta foca-se também no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e na Diretiva INSPIRE.
A Direção-Geral do Território está a iniciar o desenvolvimento de uma visão ambiciosa para o SNIG, a designar por SNIG 2020, que seja orientada para resultados, para o cidadão e para o serviço público.Queremos que as metas para o SNIG 2020 sejam concebidas por processos colaborativos e participativose que resultem de um amplo debate nacional sobre o que se espera da infraestrutura de informação geográfica nacional a médio prazo. Esta consulta pública está integrada num exercício de diagnóstico que será uma componente essencial na construção da visão SNIG 2020.
O questionário tem três secções.Na secção inicial pedimos-lhe que nos forneça informação que o/a caracterize; e que indique a forma como costuma aceder à informação geográfica assim como as principais barreiras ao acesso e à exploração da informação geográfica. Na secção seguinte pretende-se aferir qual a sua experiência de utilização e qual a sua opinião sobre SNIG. Haverá também espaço para sugerir aspetos/funcionalidades do SNIG a melhorar. Na última secção, as questões centram-se na obtenção da sua opinião sobre a Diretiva INSPIRE e sua implementação no país.
Este questionário demora cerca de 15 minutos a ser preenchido. Todas as questões são de resposta obrigatória, mas nem todas as três seções o são (e.g. quem não tem conhecimento sobre o SNIG ou INSPIRE, não terá que responder às seções II e III).
A aplicação que estamos a utilizar para a realização desta consulta não permite interromper a sessão, pelo que deverá responder de forma contínua. Caso pretenda imprimir a sua resposta deverá fazê-lo seção a seção, pois não existe uma funcionalidade que permita imprimir todo o questionário de uma só vez.
Neste questionário utiliza-se indiscriminadamente as designações “Infraestrutura de Informação Geográfica” e “Infraestrutura de Dados Espaciais”.