DO ILUMINISMO ÀS REVOLUÇÕES BURGUESAS DOS SÉCULOS XVII E XVIII
Das Revoluções Burguesas dos Séculos XVII e XVIII à Revolução Industrial
Sign in to Google to save your progress. Learn more
As Revoluções Inglesas do século XVII derrubaram definitivamente o absolutismo monárquico e afirmaram o Poder do Parlamento. Depois da Revolução Gloriosa, o Estado inglês tratou de promover reformas econômicas e políticas que possibilitaram o acúmulo de capitais necessário à industrialização. A Revolução Industrial caracterizou-se pela rápida expansão das fábricas e intensa mecanização da produção. Com a industrialização, instituiu-se uma nova relação de trabalho entre burgueses e trabalhadores, mudança que repercutiu em outros aspectos da sociedade. No início da industrialização, a condição dos trabalhadores era extremamente difícil, caracterizada pela exploração intensa da mão de obra e opressão política. Nesse momento, a ideologia burguesa passou a ditar o comportamento e abriu as carreiras à concorrências premiada pelo talento individual e pela escolaridade, deixando para trás os antigos favorecimentos da nobreza. Diante das péssimas condições de trabalho, os operários ingleses começaram a se organizar em movimentos que lutavam pela ampliação de seus direitos.
ILUMINISMO
A Revolução Inglesa do século XVII -A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificando com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje. O processo começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1648. As duas fazem parte de um processo revolucionário, daí a denominação de Revolução Inglesa do século XVII e não Revoluções Inglesas. Esse movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, limpando terreno para o avanço do capitalismo. Deve ser considerado a primeira revolução burguesa da história da Europa: antecipou em 150 anos a Revolução Francesa. Pergunta: Por que se diz que a Revolução Inglesa do século XVII foi a primeira revolução burguesa da época moderna? Quais as condições que favoreceram para que ela acontecesse?              
REVOLUÇÃO INGLESA
REVOLUÇÃO INGLESA
REVOLUÇÕES BURGUESAS - PARTE I
As Revoluções Inglesas do Século XVII - As revoluções na Inglaterra, no Século XVII, tiveram caráter político-religioso.Os fatores responsáveis por essas revoluções foram a necessidade de superação do absolutismo e do mercantilismo que impediam o desenvolvimento do capitalismo e as lutas entre o poder real  - que queria legitimar o absolutismo - e o parlamentarismo. ATIVIDADE: As Revoluções Burguesas foram importantes  para a consolidação do Capitalismo na Europa (iniciando-se na Inglaterra e expandindo-se em seguida para o resto do mundo). A partir dos vídeos elabore um comentário sobre o significado histórico da Revolução Inglesa, mencionando suas etapas e principais acontecimentos e no contexto da monarquia parlamentar, explique o que significa a afirmação:"Na Inglaterra, o Rei reina, mas não governa."
REVOLUÇÕES BURGUESAS - PARTE II
A REVOLUÇÃO FRANCESA - A França viveu uma grave crise econômica, política e social no fim do século XVIII. Essa crise abalou o poder da Monarquia absolutista de Luis XVI. A sociedade francesa dividia-se em três ordens ou estados. O clero e a nobreza formavam os grupos privilegiados da população. A burguesia e as camadas populares, membros do terceiro estado, ficavam com a maior parte dos encargos que sustentavam o Antigo Regime francês. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, baseada nos princípios iluministas, marcou o fim do Antigo regime na França. As diversas fases da revolução Francesa traduziam os diferentes interesses e projetos políticos da sociedade francesa. O SIGNIFICADO DA BASTILHA - "[...] Em tempos de revolução nada é mais poderosos do que a queda de símbolos. A queda da Bastilha, que   fez do 14 de julho a festa nacional francesa, retificou a queda do despotismo e foi saudada em todo o mundo como o princípio da libertação. [...] a queda da Bastilha levou a revolução para as cidades provincianas e para o campo. [...]" - HOBSBAWM, Eric. J. A Era das Revoluções.
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy