Request edit access
Roda da Rosa #19 - A crise interminável da Nicarágua e a afasia das esquerdas


Três anos após a repressão feroz em que centenas de nicaraguenses morreram ou foram presos e torturados, e milhares tiveram que se exilar, o regime de Manágua acaba de prender quatro pré-candidatos presidenciais da oposição, bem como várias figuras históricas sandinistas fiéis a uma vocação democrática pisoteada pelo sinistro casal Daniel Ortega-Rosario Murillo. Parece-nos urgente tentar entender como um processo revolucionário emancipador foi transformado em uma satrapia neopatrimonial e romper com o silêncio quase unânime da esquerda latino-americana sobre o assunto.


Morena Herrera é uma feminista salvadorenha e ativista dos direitos humanos. Foi membro fundador da organização feminista Las Dignas, e é membro da La Colectiva Feminista para el Desarrollo Local. Durante a Guerra Civil salvadorenha Herrera foi guerrilheira e combatente da liberdade da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN).

Humberto Meza é nicaraguense, doutor em Ciência Política pela UNICAMP e atualmente pesquisador da UFRJ. É especialista nos temas de ativismo, movimentos sociais e relações com os partidos políticos. Foi colunista da revista Confidencial, da Nicarágua e colaborador do site SPW.

Marc Saint-Upéry é jornalista, editor e tradutor francês residente em Quito, Equador. Autor de El sueño de Bolívar. El desafio de las izquierdas sudamericanas.

Após cada palestrante apresentar suas ideias, será aberto o debate. A conversa será registrada e irá ao ar no site da Revista Rosa (www.revistarosa.com). Até breve!

Quarta-feira, 14/07/2021, às 18h, em canal zoom mediante inscrição por este formulário ou pelo e-mail revistarosa.info@gmail.com. Transmissão ao vivo também pelo canal youtube da Revista Rosa.
E-MAIL *
NOME *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy