Prezado participante,
Você está sendo convidado(a) a participar da pesquisa “Sintomas psiquiátricos, resiliência e apoio social após as enchentes no Vale do Taquari”, desenvolvida por Lidia Maria Erbes, discente de Mestrado em Ciências Médicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates, sob orientação da Professora Dra. Joana Bücker.
Sobre o objetivo central
O objetivo central do estudo é: Avaliar sintomas psiquiátricos, resiliência e apoio social na população após enchentes no Vale do Taquari.
Por que o participante está sendo convidado (critério de inclusão)
O convite a sua participação se deve à residir em um dos municípios que foram assolados pelas enchentes nos anos de 2023 e 2024.
Sua participação é voluntária, isto é, ela não é obrigatória, e você tem plena autonomia para decidir se quer ou não participar, bem como retirar sua participação a qualquer momento. Você não será penalizado de nenhuma maneira caso decida não consentir sua participação, ou desistir da mesma. Contudo, ela é muito importante para a execução da pesquisa. Serão garantidas a confidencialidade e a privacidade das informações por você prestadas.
Mecanismos para garantir a confidencialidade e a privacidade
Qualquer dado que possa identificá-lo será omitido na divulgação dos resultados da pesquisa, e o material será armazenado em local seguro.
A qualquer momento, durante a pesquisa, ou posteriormente, você poderá solicitar do pesquisador informações sobre sua participação e/ou sobre a pesquisa, o que poderá ser feito através dos meios de contato explicitados neste Termo.
Procedimentos detalhados que serão utilizados na pesquisa
A sua participação consistirá em responder perguntas de um questionário sociodemográfico e escalas de saúde mental. A entrevista será realizada de forma online através de questionário google.
Tempo de duração da entrevista/procedimento/experimento
O tempo de duração do questionário sociodemográfico e escalas de saúde mental é de aproximadamente 20 minutos.
Guarda dos dados e material coletados na pesquisa
As entrevistas serão transcritas e armazenadas, em arquivos digitais, mas somente terão acesso às mesmas o aluno e seu professor orientador.
Ao final da pesquisa, todo material será mantido em arquivo, por pelo menos 5 anos, conforme Resolução CNS no 466/12. Após 5 anos esse material será destruído.
Benefícios diretos (individuais ou coletivos) ou indiretos aos participantes da pesquisa
Como benefício em participar desta pesquisa você receberá um material com técnicas de relaxamento que podem ajudar com o manejo do estresse e participando desta pesquisa, você contribuirá com os avanços da área deste estudo.
Previsão de riscos ou desconfortos
Os riscos possíveis da pesquisa é algum desconforto ao responder o questionário e o tempo dispensado para responder o questionário. No final deste termo estão disponibilizados os contatos das pesquisadoras para que você entre em contato a qualquer momento, caso perceba qualquer desconforto em você.
Sobre divulgação dos resultados da pesquisa
Os resultados serão divulgados em artigos científicos e na dissertação/tese. Caso você desejar, poderá por e-mail, entrar em contato com a pesquisadora responsável deste projeto para ter conhecimento dos resultados parciais e finais desta pesquisa. E-mail: joana.bucker@univates.br.
Em caso de dúvida quanto à condução ética do estudo, entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa da Univates (Coep/Univates). O Comitê de Ética é a instância que tem por objetivo defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. Dessa forma o comitê tem o papel de avaliar e monitorar o andamento do projeto de modo que a pesquisa respeite os princípios éticos de proteção aos direitos humanos, da dignidade, da autonomia, da não maleficência, da confidencialidade e da privacidade.
Contatos: (51) 3714.7000, ramal 5339 e coep@univates.br.
Declaro que entendi os objetivos e condições de minha participação na pesquisa e concordo em participar.