INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - O CASAMENTO INDIANO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CREUZA APARECIDA DELLA COLETA
DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: JOCÉLIA TEOTONIO
LEIA O TEXTO, DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES:
O Casamento Indiano
Embora se fale muito sobre união arranjada, atualmente, o casamento por amor está se tornando comum na Índia, principalmente entre famílias cosmopolitas.
Mas, entre famílias tradicionais, quando os filhos estão com aproximadamente 23 anos, os pais começam a procurar candidatos para fazer o famoso casamento. Porém, diferentemente de épocas passadas, quando os noivos só se conheciam no dia do casamento, hoje, os jovens já podem encontrar os pretendentes e decidir se querem ou não casar.
Quando o encontro é do agrado de ambos, conforme o costume hindu, os pais ainda recorrem ao mapa astral para ver se eles combinam. Em seguida, o casal fica noivo em cerimônia familiar. Já o ritual de casamento em si dura de três a sete dias. Na noite anterior à união, acontece a cerimônia chamada de Sangeet, na qual a família e os amigos dos noivos fazem uma série de discursos para abençoar a união.
Enquanto isso, mas em separado, a noiva é pintada de Mehndi (henna) nas mãos, nos braços, nos pés e nos tornozelos, porque, de acordo com as velhas tradições, quanto mais escura a coloração ficar no dia seguinte, mais o marido amará a esposa.
Já no dia do Swagatam of Baarat (o casamento em si), o noivo e sua família são acompanhados até o lugar da cerimônia, onde a mãe da noiva abençoa o futuro genro com lamparina acesa e coloca o kumkum (pó vermelho) em sua testa, para despejar boa sorte e vida duradoura. Na sequência, ocorre o Ravan, ritual no qual os noivos oferecem sementes, ervas e manteiga às cinco forças da vida: terra, ar, fogo, água e espaço.
Em seguida, é a vez do Saat Pheras, que é o ritual mais importante no casamento indiano. Nele, o casal anda em volta do fogo sagrado por sete vezes. O noivo, na frente, das primeiras quatro voltas e, depois, a noiva, que assume seu lugar, dá as últimas três. Logo após, o homem coloca o pó vermelho na divisão do cabelo da mulher e o colar sagrado (Mangal Sutra) em seu pescoço. O primeiro simboliza a aceitação eterna e o segundo que estão casados.
Prosseguindo com o ritual, ambos ainda fazem uma troca, momento em que um coloca no outro o Mangal Sutra e o kumkum. Depois, como a mulher passará a morar na casa dos pais do marido, ao chegar à residência pela primeira vez, ela ainda tem que derrubar, com o pé, um pote de arroz na porta principal, para atrair sorte para si e seu marido.
Retirado do livro: Coleção Sabe Tudo – passatempos culturais - difícil, p.10.