Request edit access
Catálogo pesquisadores negras(os) e indígenas - Ciências Sociais/Brasil
O Grupo de Estudos Feminismos Negros foi criado no ano de 2016 por estudantes de Programas de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde o seu surgimento, o Grupo tem procurado criar e promover espaços institucionais para debater, conversar e refletir sobre as variadas vertentes e propostas existentes de feminismos negros no Brasil e na Diáspora Africana. Tal empreitada culminou, em 2017, com a realização do Seminário “Raça, Gênero e Diáspora”, na qual pesquisadores negros e negras do IFCH puderam apresentar, comentar, trocar e refinar questões pertinentes às suas pesquisas acadêmicas e formação enquanto cientistas.

Como desdobramento positivo das atividades até então realizadas, nosso objetivo agora visa intensificar diálogos com pesquisadores de outros lugares e para isso temos a intenção de construir um primeiro mapeamento e Catálogo de Pesquisadores Negros, Negras e Indígenas que atuam no campo das Ciências Sociais Brasileiras. Delimitamos, enquanto recorte para este primeiro momento, que os participantes possuam a titulação mínima de mestre e que tenham, ao menos em uma das etapas da formação acadêmica, graduação, mestrado ou doutorado em Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Ciências Sociais, Relações Internacionais e Sociologia.

Ressaltamos que a circunscrição feita poderá ser, posteriormente, ampliada na medida em que obtivermos sucesso na empreitada. Ademais, resta informar que os dados solicitados buscam gerar informações ainda inexistentes, mas fundamentais para adensar às reflexões a respeito da visibilização de produções intelectuais de pesquisadores e cientistas negras, negros e indígenas no país atualmente.

Email address *
Nível de formação ATUAL *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms