Request edit access
Atividades 1º ano B
Escola Pedro Nunes Rocha
Biologia
Semana de 17 a 21/08/2020
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Nome: *
Leia o texto:
Qualidade de vida das populações humanas

     Saneamento básico, doenças infecto- contagiosas e parasitárias, destino do esgoto e lixo, tratamento de água, reciclagem e coleta, poluição ambiental. Ao abordar as questões ambientais , impõe-se abrir um espaço para analisar a situação ambiental local e global, visando assumir a tarefa cidadã de forma individual e coletiva, estimulando a conscientização sobre os problemas atuais em relação ao meio ambiente.
     Na nossa sociedade dita “consumista”  são produzidas, durante o ano, milhões de toneladas de lixo. Em todos os lugares vemos latões de lixo abarrotados de material reciclável que poderia ser reutilizado. O ser humano tem uma capacidade inerente de produzir lixo, e não basta só joga-lo na lata de lixo esquecê-los, daí vem à questão do que fazer com o lixo produzido e como eliminar os resíduos sem que haja prejuízos ao meio ambiente.
     Todo o lixo deve ser separado de acordo com cada tipo de resíduo, menos de 10% das cidades brasileiras realizam reciclagem e coleta seletiva, cerca de 70% das cidades o destino do lixo final é no famoso “Lixão”, 13% vai para aterros sanitários e 17% em aterros controlados.
     Geralmente os lixões são em um espaço aberto na periferia das cidades, onde todo o lixo é queimado ou fica apodrecendo, provando assim a contaminação das águas subterrânea e do solo e a poluição do ar. Além de produzir um líquido mal cheiroso e ácido, chamado chorume que polui rios e evapora poluindo também o ar.  É muito comum também os resíduos serem descartados em córregos ou em terrenos baldios pela população, ou mesmo jogados em locais inadequados (como nas ruas), mesmo recebendo atenção quanto à coleta seletiva.


     O lixo tóxico deve ir para aterros ou centros especiais de triagem para que possam ser reciclados ou reutilizados. Algumas cidades encaminham esse lixo para usinas de compostagem, onde são misturados com terra e esterco para ser transformados em adubo orgânico.
     Os aterros sanitários é um sistema de tratamento mais utilizado no Brasil, onde o solo é impermeabilizado para receber o lixo. Este é colocado em camadas de terra  intercaladas. Os resíduos são confinados no solo e coberto por uma camada de terra, todo o terreno é impermeabilizado para que os resíduos sejam drenados e tratados evitando a contaminação do ambiente

     A compostagem é um processo onde o lixo orgânico é transformado em adubo para ser utilizado na agricultura.

     A coleta seletiva é um processo de separação do lixo orgânico dos materiais recicláveis.

     A incineração de lixo é um sistema utilizado para lixo hospitalar ou para aqueles lixos que possuem algum tipo de contaminação perigosa, onde o lixo é incinerado e o material é reciclado, e a fumaça gerada passa por filtragem para diminuir a poluição do ar.

     Os tratamentos especiais são para aqueles tipos de materiais que apresentam em sua composição elementos químicos que geram contaminação e problemas ambientais graves, como por exemplo: pilhas, baterias, lâmpadas, etc., são objetos que devem ser separados e entregues a locais específicos para serem tratados com segurança.

     A reciclagem é a melhor forma de eliminar os resíduos produzidos pela atividade humana, reutilizando iria solucionar o excesso de lixo nos aterros sanitários. Por tanto, é dever de todos conseguir viver e ter todas as necessidades básicas atendidas produzindo cada vez menos lixos que vá para aterros sanitários.
     Com essa atitude de reciclar e reutilizar, alem de produzir menos lixos, vai fabricar ou recuperar novos produtos, e diminuiria os impactos ambientais do meio ambiente.
     É de suma importância resaltar que é preciso cuidar do meio ambiente para as gerações futuras, o futuro da humanidade depende do hoje. Considerando que toda produção desordenada de lixo afeta não somente o meio ambiente , assim como a população, rios, animais e plantas.
     A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produzem impactos.

     A população deve adotar algumas medidas para evitar que doenças se espalhem:
Construção de fossas sanitárias onde não há rede de esgoto para não deixar as fezes expostas no solo;
Não deixar lixo espalhado no chão, o lixo deve ficar amarrado e permanecer em baldes grandes fechados;
O lixo deve ser separado;
Manter a casa limpa, deixando o quintal e calçadas limpos;
Não permitir que crianças brinquem em lugares sujos, com água parada e suja, pois contém micróbios e larva de vermes causadores de doenças;
Não jogar lixo e objetos em terrenos baldios;
Não deixar valas de esgoto abertas, as quais as crianças podem ter contato com o esgoto.
Outros problemas sanitários ligados ao destino inadequado do lixo são:
Poluição dos mananciais (chorume);
Contaminação do ar (dioxinas e visibilidade aérea);
Assoreamentos (depósito em rios e córregos);
Presença de vetores (moscas, baratas, ratos, pulgas, mosquitos);
Presença de aves (colisão com aviões a jato);
Problemas estéticos e de odor; e
Problemas sociais (catadores em lixões).

     A falta de critério no “que fazer” com o lixo orgânico acaba poluindo o meio ambiente. Quando jogamos o lixo orgânico em lixões, ruas, rios e matas, estamos afetando a nós mesmos, pois o acúmulo e a decomposição desse lixo a céu aberto pode acarretar sérios danos , entre eles:
O desenvolvimento de vermes, fungos e bactérias causadores de doenças;
O aparecimento de insetos, ratos e outras pragas capazes de transmitir doenças, podendo gerar surtos epidêmicos;
Mau cheiro e poluição da paisagem;
E o mais preocupante: a contaminação do solo e dos recursos hídricos.


     Existem várias doenças que podem ser adquiridas através do contato com o lixo. Algumas delas:
Tétano: Doença grave causada por uma toxina produzida por bactéria. Quando contamina os ferimentos, a bactéria produz a toxina, que age sobre terminais nervosos e induz a fortes contrações musculares. Essas contrações podem se tornar generalizadas e atingir o músculo diafragma, causando uma parada respiratória;
Hepatite A: Doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que provoca inflamação e necrose do fígado. O vírus é transmitido pela via fecal-oral, pela ingestão de água e alimentos contaminados ou, diretamente, de pessoa para outra;
Dermatite de contato: Inflamação da pele provocada pelo contato direto com substâncias que causam reação alérgica ou inflamatória, como ácidos, sabonetes, detergentes, solventes, produtos vencidos ou estragados, adesivos, cosméticos e outras substâncias químicas;
Cólera: Infecção intestinal aguda causada por bactéria, capaz de produzir uma toxina que causa diarreia. A transmissão ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados;
Tracoma: Conjuntivite que pode provocar a formação de cicatrizes na conjuntiva e na córnea, podendo levar à cegueira. A transmissão pode ocorrer pelo contato com os olhos das mãos, toalhas ou roupas utilizadas para limpar rosto e mãos;
Febre tifoide: Doença infecciosa grave, causada por bactéria. A doença provoca febre prolongada, alterações no funcionamento do intestino, aumento do fígado e do baço e confusão mental progressiva, podendo levar à morte. Sua transmissão ocorre através da ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes humanas ou urina, além do contato direto (mão-boca) com fezes, urina, secreção respiratória, vômito ou pus proveniente de um indivíduo infectado;
Verminoses: Dependendo do tipo de parasita, pode provocar perda de apetite, emagrecimento, diarreia, anemia, desordem de cólon e irritação do reto e ânus. A transmissão pode ser dar pela ingestão de alimentos mal cozidos ou crus que não foram devidamente higienizados, água contaminada, contato direto com excremento humano ou animal.
     A transmissão de doenças pelo lixo ocorre principalmente devido à grande quantidade de animais atraídos pelo lixo (moscas, mosquitos, baratas, ratos, porcos) e também pela dificuldade de higiene nos espaços de triagem do lixo.
     Muitas doenças podem evitadas com o tratamento correto do lixo e com a reeducação ambiental da população em separar corretamente o lixo. Manter em dia as vacinas obrigatórias e utilizar equipamentos de proteção individual auxiliam na prevenção.
     “A reciclagem do lixo protege o meio ambiente, e um ambiente saudável favorece a saúde de toda sua população.”
     Daí a importância de separar o lixo e dar a ele a destinação certa. Além de ajudar os catadores, você estará ajudando sua própria saúde e a de seus amigos.
     Vamos lançar um desafio: cada um deve fazer a sua parte, separando o lixo em sua residência, evitando jogar lixo na rua, isto inclui papel de bala e latinha de refrigerante  jogados pelo vidro do carro, chicletes jogados no chão da Escola e de qualquer lugar, que não seja uma lata de lixo, deixar ambientes limpos, para evitar a presenças de animais indesejáveis e transmissores de doenças, como ratos, baratas e moscas.
Responda às questões:
A respeito das consequências da poluição, assinale a alternativa incorreta: *
Analise as alternativas sobre aspectos relacionados ao lixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. *
Verdadeiro
Falso
O lixo é caracterizado como tudo aquilo que não tem mais utilidade e não apresenta nenhum valor para o homem e, consequentemente, é jogado fora.
A destinação inadequada do lixo pode desencadear vários problemas socioambientais, como, por exemplo, poluição do solo, entupimento de bueiros e poluição visual.
A produção de lixo não é tão prejudicial ao meio ambiente, visto que em todas as cidades brasileiras ocorrem a coleta e o tratamento adequado desse material.
O lixo urbano recebe classificação de acordo com sua fonte geradora e composição do material, havendo a necessidade de tratamento específico para cada tipo de lixo.
A população não deve se preocupar em reduzir a produção de lixo, pois todo esse material é reciclado, fato que fortalece a economia local.
A destinação inadequada do lixo pode gerar diversos problemas para a população. Um desses fatores negativos é a proliferação de doenças. Nesse sentido, aponte as principais doenças que podem ser disseminadas pelo acúmulo de lixo. *
O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar: *
A produção de lixo tem se intensificado a cada ano, sendo uma das consequências do aumento populacional nas cidades e da intensificação do modelo consumista. Com base nos seus conhecimentos e no texto, aponte os principais malefícios gerados pelo lixo urbano. *
Vamos cuidar do nosso planeta!
Bons estudos!
Professora Valéria
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy

Does this form look suspicious? Report