Workshop Online: "Relacionamentos na Migração e as Constelações Familiares"
Você já parou para pensar como acontece a escolha de nossos parceiros de vida?
O autor Jürg Willi explica que essa escolha ocorre por uma espécie de colisão dos laços do destino. Calma, que isso não é nada sobrenatural. Esses laços do destino remetem-se simplesmente às experiências das gerações familiares anteriores de cada um. Segundo o psiquiatra e psicanalista o vínculo com nosso/a parceiro/a perpassa por um desejo inconsciente de ajudar e receber ajuda nos nossos emaranhados sistêmicos e psicossociais.
Sabe aquela coincidência de que os acontecimentos familiares do outro combinam ou até se mostram como temas opostos aos seus? Pois é, na hora que a gente procura entender os porquês de certos fenômenos nas relações amorosas nos deparamos com informações que mostram essas colisões.
E quando a gente decide imigrar para outro país, relacionar-se com uma pessoa de uma cultura bem diferente, com um histórico familiar cultural que não conhecemos? Como será que a colisão dos laços dos destinos familiares acontece? E a decisão de ir morar com seu/sua companheiro/a da mesma cultura em um país diferente, quais características dessa colisão atuam nos seus desafios do Ser Migrante?
Através do conhecimento da constelação familiar sistêmica convidamos você a refletir juntos quais aspectos de seu relacionamento (seja ele intercultural ou não, seja ele vivido em um outro país ou não) são importantes para dar continuidade ao seu processo de desenvolvimento emocional e de cuidado da saúde mental. Esse conhecimento lhe ajudará também no entendimento de comportamentos das gerações familiares futuras: filhos, sobrinhos, netos.
O seu aprendizado poderá fazer diferença na forma como você lida com os desafios nos seus relacionamentos como parceiro/a, mãe, pai, filho/a. Além disso, irá despertar a sua curiosidade e empatia pela sua própria história intergeracional assim como a de seu/sua companheiro/a.
Vamos descobrir juntos as dinâmicas inconscientes que podem ilustrar os movimentos dos nossos relacionamentos amorosos e migratórios? Vamos aumentar suas possibilidades de ação diante aos desafios de morar fora e formar família?
Serão 3 horas de várias dinâmicas virtuais, muita empatia e acolhimento!
O encontro será em grupo com a possibilidade de um encontro individual posterior para refletir os aprendizados do Workshop.
Interessou? Então vem com a gente!
Quando: 25/09/21, das 10:00h às 13:00h (Horário de Berlim)
Onde: Pelo Zoom
Contribuição: entre 15-20Euros
Vagas limitadas!
Atenção! Se o seu interesse é grande, mas não pode pagar esse valor no momento, entre em contato com a gente. O valor da contribuição não deve impedir a sua participação.
As facilitadoras desse Workshop são Cris Oliveira e Flora Régis Campe
Cris Oliveira
Professora de inglês (EFL) e alemão (DaZ), mestre em linguística (linguagem e cognição) e mais recentemente também mestre em pedagogia inclusiva (2021).
Flora Regis Campe
Psicóloga Clínica Sistêmica (HPG Alemanha)
Especializada em terapia breve sistêmica centrada em soluções, terapia familiar e aconselhamento sistêmico pelo Instituto NIK Bremen. Em formação na metodologia Constelação sistêmica familiar pela "Akademie für systemische Aufstellungsarbeit- AfsA" desde 2019.
Cris e Flora moram há mais de 17 anos na Alemanha e totalmente interessadas pelos movimentos migratórios e suas consequências psicosociais. As duas são certificadas pela Secretaria para assuntos Sociais, Juventude, Mulheres, Integração e Esportes de Bremen (2009) como instrutoras do programa FIT -Migration.