Request edit access
Jornalismo e Território 2022/2023 - Justiça Climática (Terças e Quintas, das 10h às 12h)
Neste curso gratuito, vais aprender como produzir pautas sobre a crise climática a partir de um olhar interseccional para o território que habitas. De quebra, ainda vais poder produzir uma reportagem em grupo que será publicada até o fim do curso e receberás uma bolsa no valor de R$ 500. Demais, né?

Para participar, não precisas ser formada ou formado em jornalismo. Aliás, estudantes de todos os cursos de graduação são bem-vindos! Assim como jornalistas e comunicadores das periferias já atuantes em veículos locais. Se atuas num portal de notícias que funciona por página de Facebook, Instagram, ou num site mesmo, melhor ainda! Ou então és ativista de movimento social e pessoa engajada com a causa climática? Vem que esse curso é voltado exatamente para ti!

Nesta edição, o curso Jornalismo e Território é voltado a discutir e aprofundar o olhar para a cobertura da crise climática na Amazônia e no Centro-Oeste, sempre com a premissa da interseccionalidade. Como estão sendo afetadas as comunidades que mais sentem os impactos das mudanças no clima? Que estratégias têm criado para enfrentar ou tentar mitigar os problemas surgidos?

Durante os encontros - que acontecem online pelo aplicativo Zoom - as pessoas participantes refletirão sobre o tema da justiça climática a partir da exposição de Rodrigo Jesus, porta-voz da campanha pelo clima do Greenpeace Brasil. Também aprenderão com Sanara Santos, agente de formação da Énois, como produzir e distribuir uma pauta a partir do exercício do mapa afetivo. Além disso, vão ter a oportunidade de aprender com a jornalista Alice de Souza como produzir colaborativamente com jornalistas de outros territórios. Jamile Santana, coordenadora da Escola de Dados e jornalista especialista no tema, chega para dar dicas preciosas sobre a Lei de Acesso à Informação. Com Simone Cunha, diretora de sustentabilidade da Énois, refletirão sobre caminhos possíveis de continuar a produção jornalística, se pagando. Com Camila Simões, editora-mentora do programa, vão poder desenvolver pautas em grupo que serão publicadas até o final do curso.

Para isso, cada participante recebe uma bolsa de R$ 500, desde que atenda a pelo menos 70% dos encontros. Os encontros serão gravados e compartilhados, e podem ser revistos sempre que necessário – sem prazo de validade de acesso. Ao final do curso, também é feita a emissão de certificado de participação.

ATENÇÃO: o curso vai ser desenvolvido em 10 encontros, às terças e quintas, das 10h às 12h, nos dias 14/03, 16/03, 21/03, 23/03, 28/03, 30/03, 04/04, 06/04, 11/04 e 13/04.
Em caso de dúvidas, escreva para jessica@enoisconteudo.com.br

Saiba mais sobre a Énois em www.enoisconteudo.com.br. Siga em @enoisconteudo.


Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Para qual ciclo do  Jornalismo e Território - Justiça Climática você gostaria de se inscrever? *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Associação da Escola de Jornalismo. Report Abuse