1. AS MENTES E O DESEJO DE CONHECER E APRENDER (Cérebros, inteligências brilhantes, espíritos lúcidos e equilibrados, QIs acima da média e vontade e desejo de conhecer e aprender...)
2. AFETOS E AMBIENTE RELACIONAL (Sentimentos positivos entre as pessoas, emoções, paixão, encorajamento e motivação, confiança, entusiasmo e envolvente de trabalho e de estudo ...)
3. AUTONOMIA (Capacidade de auto-orientação e autodeterminação, livre e responsável, autoconfiança e autodomínio)
4. TECNOLOGIAS/ EQUIPAMENTOS (Tecnologias da informação e da comunicação (hardware e software) equipamentos de pesquisa e inovação ...)
5. MÉTODOS DE TRABALHO/ORGANIZAÇÃO (Planeamento, gestão e organização dos processos de aprender, inovar e pesquisar dos professores, dos alunos, do pessoal técnico e administrativo ...)
6. CAMPI, EDIFÍCIOS E CONTEXTO ACADÉMICO (Diferentes espaços, anfiteatros, salas, laboratórios, gabinetes, bibliotecas, cantinas, bares, correio, bancos, espaços exteriores ...)
7. FINANCIAMENTOS (Dotações de que a universidade dispõe para a realização da sua missão na formação, inovação, pesquisa e extensão comunitária, social e cultural ...)
8. COMPORTAMENTOS (Dimensão psicológica, sociológica, cultural e ética das atitudes e do agir…)
9. EMPREGABILIDADE (Capacidade de ser “empregável” e estar preparado para um trabalho múltiplo e diverso…)
10. DEMOCRATICIDADE (Abertura ao maior número sem perda de qualidade; participação dos atores)
11. INTERNACIONALIZAÇÃO (Aceitação e participação transnacional na construção e difusão do conhecimento científico, pedagógico, tecnológico e cultural)