Seja bem vindo(a)!
Ficamos muito felizes que tem interesse em praticar Yoga!
Este ano faremos aulas abertas para você conhecer a prática do Yoga.
As aulas abertas ocorrerão uma vez por mês às 8h no sábado, na UFMS campus Campo Grande.
Sendo as seguintes datas:
As aulas ocorrerão nos dias:
05/10/2024 - 8h
09/11/2024 - 8h
14/12/2024 - 8h
Deixe seus dados abaixo para receber mais informações sobre as aulas.
Essa é uma iniciativa do Instituto de Biociências (INBIO) e Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE).
Mais informações: Falar com a coordenadora do projeto: Flávia Maria Leme (16) 9 9717-7685 ou (67) 3345 7331
E-mail: flavia.maria@ufms.br / flavialemeyoga@gmail.com
Por que praticar Yoga?
O bem-estar físico é o primeiro passo para um bom desempenho nas atividades profissionais, acadêmicas e pessoais. Manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos contribuem muito para esse bem-estar. Embora muitos saibam da importância dessas práticas, muitas vezes elas são negligenciadas. Portanto, trazer essas informações à tona de tempos em tempos pode aos poucos motivar as pessoas a adquirir esses hábitos de autocuidado.
Para quem atua em atividades de ensino e aprendizagem necessitam também de práticas que promovam a saúde mental. Assim, atividades que proporcionam bem-estar ao corpo e a mente são muito indicadas. O yoga é um excelente exemplo dessa atividade, pois aumenta a imunidade, estimula a concentração e proporciona equilíbrio mental.
O Yoga é um dos meios mais completos para direcionar o ser humano ao conhecimento da sua verdadeira natureza criando condições para uma vida automotivada, saudável e produtiva. Sua prática tende a empoderar as pessoas, logo, tornam-se mais confiantes na realização de suas atividades. Tanto que foi inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (Portaria 849 DE 27 DE MARÇO DE 2017) pelo Ministério da Saúde.
A indicação do Yoga como uma terapia auxiliar no tratamento do estresse, ansiedade e depressão, é citada em livros e comprovado seu benefício por meio de artigos científicos de neurociência (ver Andrews 2011, 2015, Barros et al. 2014, Kaushik et al. 2020, Lemay et al. 2019, 2021, Saeed et al. 2019).
Desse modo, possibilitar à comunidade interna e externa da UFMS a vivência de práticas naturais, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, e as capacitam a se responsabilizarem pelo próprio processo de manutenção da saúde, é uma perspectiva preventiva fundamental em uma sociedade em que o envelhecimento populacional é crescente.
Até mais! Um grande abraço.🤗