Request edit access
Condições de participação e Pré-inscrição
Duração
4 de novembro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020
Email address *
Enquadramento
Em média, a população portuguesa consome o dobro da quantidade recomendada. O consumo excessivo de sal pela população é um dos maiores riscos de Saúde Pública em Portugal, considerando-se que a redução de sal é um assunto prioritário.

Por isso, pequenas reduções no consumo podem trazer grandes benefícios para a saúde das populações não só ao nível das doenças cardiovasculares mas também ao nível de outras doenças crónicas prevalentes em Portugal. Devemos todos, portanto, encetar esforços para alcançar a recomendação preconizada pela Organização Mundial de Saúde para o consumo de sal de 5 gramas por pessoa/dia, a atingir até 2025.

Com o propósito de salientar a importância das ervas aromáticas para a nossa saúde, na tentativa de reduzir /substituir a quantidade de sal adicionado aos alimentos que diariamente consumimos e dar a conhecer novas formas de temperar e novos sabores foi lançado este concurso intramunicipal para que a toda a comunidade educativa seja sensibilizada a adotar no seu quotidiano uma pequena estratégia de redução do consumo de sal, substituindo-o por ervas aromáticas, cultivadas por si próprios.

Neste sentido, desafiamos as escolas a criar o seu cantinho de ervas aromáticas, para que crianças e alunos/as sejam igualmente envolvidos/as a trabalhar em equipa, se aproximem da agricultura e conheçam melhor a natureza e o meio ambiente onde se inserem.

Serão fornecidas algumas dicas para o cultivo das ervas aromáticas em forma de cartaz, que se pretende útil para suscitar a curiosidade.
Público-alvo
Dirigido a todos os estabelecimentos de educação e ensino do município de Felgueiras, redes pública e privada, de todos os níveis de ensino.
O concurso contempla cinco categorias de candidatura:
C1 - Pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico
C2 - 2.º ciclo e 3.º ciclo do Ensino Básico
C3 -Ensino Secundário (incluindo o Profissional)
C4 - Ensino Superior

Datas importantes
1.ª fase
Pré-inscrição do estabelecimento de ensino aderente, que revela o compromisso coletivo de criar o Cantinho das Aromáticas e fomentar o espírito de equipa, neste formulário online.
- 4 a 29 de novembro de 2019

2.ª fase
Envolvimento da comunidade educativa na pesquisa de ervas aromáticas, formas de sementeira, cultivo e preparação da terra, conceção, preparação, desenvolvimento e manutenção do Cantinho das aromáticas.
- entre 2 de dezembro de 2019 e 28 de fevereiro de 2020

3.ª fase
Entrega de candidaturas, através do preenchimento da Ficha de candidatura (em Word) que vos será disponibilizada, à qual devem anexar fotografias ilustradoras do trabalho desenvolvido na criação do V/ Cantinho das Aromáticas. Devem posteriormente converter o documento para pdf e enviar por e-mail para educacao@cm-felgueiras.pt, com referência a: "Concurso Aromáticas 2019/2020 | Nome da escola candidata"
- 1 a 28 de fevereiro de 2020 (até às 00:00)
Critérios de seleção
Parâmetros gerais da avaliação e sua distribuição percentual:

1. Originalidade, inovação e criatividade (40%)
2. Sustentabilidade ambiental - materiais de suporte utilizados (20%)
3. Variedade de ervas aromáticas (20%)
4. Plano de manutenção (20%)

Os critérios de avaliação serão expressos através de um código de apreciação, de forma a possibilitar uma leitura global, clara e compreensiva dos vários níveis de desempenho.

Código de apreciação - Valor atribuído
Muito Bom - 19
Bom - 16
Satisfatório - 13
Suficiente - 10

Pré-inscrição - motivação *
Your answer
Estabelecimento de Educação e Ensino *
Your answer
Docente responsável pelo projeto *
Your answer
Pretende concorrer a que categoria? *
N.º estimado de participantes *
Your answer
Obrigada pela sua participação!
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy