Request edit access
Cena em Questão 2016 - Ateliê de Crítica e reflexão teatral com Luciana Romagnolli (PR/BH) e Ivana Moura (PE)
O Ateliê de Crítica faz parte das ações formativas do projeto CENA EM QUESTÃO da Programação Sistemática dos Núcleos de Pesquisa e Memória das Artes Cênicas do SESC Nacional que fará parte da programação oficial da IX Mostra Capiba de Teatro, realizada pelo SESC Casa Amarela, em Recife-PE.
O período da ação: 17 a 21 de outubro de 2016.
Quantidade máxima de participantes: 15
Horário: das 14h às 18h
Carga horária: 20h/aulas
local: Sesc Casa Amarela
A ação é gratuita.

A inscrição via formulário não garante a participação, ela faz parte do procedimento de seleção que terá como critérios a carta de intenção e a formação profissional.

O resultado da seleção será divulgado oficialmente no site do SESC Pernambuco: http://www.sesc-pe.com.br/
no dia: 14.10.2016.


Sobre a ação:

O Ateliê de Crítica e Reflexão Teatral é um espaço de encontro para a discussão crítica sobre teatro e para o exercício da escrita de textos críticos a partir da programação da IX Mostra Capiba de Teatro, realizada pelo Sesc Casa Amarela, em Recife. O objetivo do ateliê é desenvolver o pensamento crítico e teórico sobre teatro, propiciar olhares sobre a produção cênica pernambucana e proporcionar experiências práticas de crítica que possam reverberar para além dos encontros. As discussões contemplam apontamentos sobre a história e o presente da crítica de teatro no Brasil, o contexto recifense, a função da crítica, os problemas dos juízos de valor, da verdade e da produção de subjetividade, e questões sobre o teatro contemporâneo e o lugar do espectador.

Sobre Luciana Romagnolli:

Luciana Romagnolli é jornalista, pesquisadora e crítica de teatro. Especialista em Literatura Dramática e Teatro (UTFPR), mestre em Artes (EBA-UFMG) e doutoranda em Artes Cênicas (ECA-USP). Foi repórter nos jornais O Tempo (MG) e Gazeta do Povo (PR). Fundou em 2012 o site Horizonte da Cena (www.horizontedacena.com), do qual é editora. Integra a DocumentaCena - Plataforma de Crítica e a Associação Internacional de Críticos de Teatro (IACT-AICT), afiliada à UNESCO. Atua como crítica em diversos festivais de artes cênicas brasileiros. Foi produtora executiva e coordenadora editorial do 15º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte; curadora da ocupação de artes cênicas Conexões, na Funarte-MG, em 2015; e supervisora editorial da MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, em 2015 e 2016. Ministrou oficinas de crítica de teatro em Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro. Participou de comissões de seleção no Galpão Cine Horto, Funarte-MG e CCBB. É coordenadora de Crítica do Janela de Dramaturgia desde 2012.

Sobre Ivana Moura:

Ivana Moura é jornalista, crítica de teatro, escritora e produtora cultural. Blogueira do Satisfeita, Yolanda? (www.satisfeitayolanda.com.br) desde novembro/2010. Integra a DocumentaCena - Plataforma de Crítica e a Associação Internacional de Críticos de Teatro (IACT-AICT), afiliada à UNESCO. Atuou como crítica contratada da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp 2014-2016) e do X Festival de Teatro de Fortaleza (2014). Participou da Comissão de Seleção do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014. Cursou filosofia da arte contemporânea (2015). Possui mestrado em Teoria da Literatura (Letras - UFPE) e especialização em Jornalismo e Crítica Cultural (UFPE). Foi repórter e editora do caderno de Cultura (Viver) do Diário de Pernambuco (1989-2013). Escreveu o livro Osman Lins, o matemático da prosa e a peça O crepúsculo de Van Gogh. Organizadora do evento Para amar Clarice (Recife, 2007). Adaptou o texto e dirigiu (ao lado de Lúcia Machado) o espetáculo Os desastres de Sofia, inspirado em conto homônimo de Clarice Lispector.

Nome do participante *
Nome que constará no certificado
Your answer
Idade *
Your answer
Endereço *
Your answer
E-mail *
Your answer
Telefone com DDD *
Your answer
Formação profissional *
Your answer
Já fez algum curso na área de crítica teatral? Qual? *
Your answer
Carta de intenção *
Espaço destinado para você expressar as motivações e os desdobramentos desta ação como possível participante da mesma.
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms