Na oficina "Documentário Multiplataforma" o pesquisador, professor e produtor audiovisual, Gustavo Padovani capacitará historiadores, artistas e pesquisadores para trabalhar com ciência e arquivos na produção de obras audiovisuais.
Além de oferecer ferramentas para a criação de documentários e outros conteúdos multiplataforma, a oficina aprimora a habilidade dos profissionais na utilização de materiais de arquivo, pesquisa científica e narrativa, visando comunicar seus trabalhos ao público de forma envolvente e acessível.
Os participantes aprenderão a integrar as diversas etapas de produção audiovisual, desde a pesquisa e roteirização até a distribuição e exibição, utilizando ciências e arquivos como base para suas produções.
Público-alvo
A oficina é destinada a maiores de dezoito anos interessados em explorar a interseção entre ciência, história e audiovisual. Indicado para realizadores audiovisuais, historiadores, arqueólogos, antropólogos e estudantes em geral.
Ministrante: Gustavo Padovani é formado em jornalismo pela UNESP, mestre em Imagem e Som e doutor em Multimeios na UNICAMP. Atuou como professor na graduação e pós-graduação em instituições como UFSCar,FGV, UNICEP, Estácio de Sá, Faculdade Mélies e SENAC.
Já ministrou cursos sobre narrativas audiovisuais multiplataforma na Mostra de Cinema de Tiradentes, CineOP, SESC Campinas, Cinesesc SP e Petrobrás. Esteve à frente do Coletivo Gema Genérica em Barretos, tendo produzido mais de 40 eventos e festivais de música, audiovisual, teatro, literatura e debates entre 2011 e 2015.
Fundou a agência de produção de conteúdo Molécula Mídia em 2022, na qual atuou como mentor e orientador de mais de 100 projetos, além de ter atendido empresas como Petrobrás, FAM, Crefisa, Aliança Francesa, IBCCRIM, Bariatric Fusion, Suprimed Nutrition e Hospital de Câncer de Barretos.
Dirigiu, produziu e lançou os cursos online Engajamento Assustador de Daniel Pires, Foto Céu de Mari Rosa, e Treinamento Fisio Forti e Método Forti de Liberação Miofascial, ambos da fisioterapeuta Fernanda Forti.
Como ator, trabalhou no curta Reflexo (Giuliano Gerbasi, 2008). Também dirigiu os longas Para Além do Parque (2024) e Monte Alto (2025), os curtas Caipiras nas Telas (2025), Pé de Besta (2023) e o videoclipe Escalada (2024), da banda Caborja.
Data: 12/9/2025 - sábado
Horário: das 14h às 18h online no auditório do Instituto Federal
Programação
1.Narrativa multiplataforma e construção de mundo
2. Arquivo, roteirização e linguagem
3. Distribuição e captação de recursos 4. Exercício prático