Fiar uma escrita: a arte manual do escrever em uma oficina de fiação artesanal

Curso de extensão na Faculdade de Educação da UFJF.


***


A oficina propõe trabalhar com as técnicas artífices da fiação manual, agenciadas a exercícios de escrita para a composição literária, acadêmica e/ou jornalística de textos. A metodologia empregada na oficina pretende acentuar o caráter vivencial da experiência da fiação artesanal e da escrita inventiva.


Duração e horário

10 encontros de 3 horas semanais a partir de abril de 2014.


Local

Estúdio interdisciplinar do NEC - Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia da Faculdade de Educação da UFJF.


Público-alvo

Alunos das diferentes licenciaturas da UFJF e de outras instituições da cidade e região, professores de diferentes áreas do saber atuantes nos Ensinos Fundamental, Médio, Superior ou na Educação Infantil, pesquisadores das áreas de Educação, Artes, Comunicação, Letras, Filosofia.


Número de Vagas

12 participantes


Cronograma dos encontros

1º. Encontro - O preparo da lã e do caderno de artífice
2º. Encontro – O cardar e a matéria-bruta da escrita
3º. Encontro – O fiar com o corpo e o escrever em movimento
4º. Encontro – O fiar com a pedra e o escrever junto às forças
5º. Encontro – O fiar com o fuso e o escrever intensivo
6º. Encontro – O fiar com a roda e o escrever na fronteira
7º. Encontro – A composição das cores no fio e a composição na escrita
8º. Encontro – A produção de fio e a produção da escrita
9º. Encontro – O fiar e o escrever agenciamento e contaminação
10º. Encontro – Exposição dos trabalhos e partilha de encerramento


Valor

O curso de extensão é oferecido gratuitamente.


Pesquisa

Fiar uma escrita: o escrever como arte manual em uma oficina de fiação artesanal, compõe a pesquisa de campo do projeto de doutoramento em Educação de Ana Lygia Vieira Schil da Veiga (2011/2015).

Docente

Doutoranda em Educação, Mestre em Cultura e Linguagem, psicopedagoga institucional e clínica, especialista em Docência do Ensino Superior. Qualificada em Pedagogia Waldorf e Pedagogia Terapêutica. Professora universitária em pós-graduações, ministra cursos, palestras e workshops relacionados a pedagogia, arte e terapia através de sua empresa em parceria com instituições e universidades. Desde 1991, Nina Veiga, como é conhecida, desenvolve em seu atelier brinquedos inspirados no conhecimento antroposófico da educação Waldorf, levando em conta a imagem ampliada do homem e as necessidades terapêuticas da criança moderna. Na graduação, foi monitora e bolsista da Fepesmig, pesquisando o fluxo de consciência em Clarice Lispector. Na especialização, enfocou o afeto nas interações dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. No mestrado, pesquisou o gênero fórum educacional virtual nos ambientes de aprendizagem da EaD na perspectiva bakhtiniana. Graduanda em Artes, tem formação inicial em Letras. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora na linha de pesquisa Linguagem e Formação de Professores sob orientação da Profa. Dra. Sônia Maria Clareto. É pesquisadora associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/ NEC/ UFJF - grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. Bolsista da CAPES. Pesquisadora FAPEMIG.

***

Mais informações

http://cadernosdeartifice.blogspot.com.br/p/fiar-uma-escrita-arte-manual-do.html

***

    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
Request edit access