Request edit access
Estresse, depressão e o uso de drogas por docentes universitários.
Trata-se de um formulário utilizado como forma de coleta de dados para a pesquisa supracitada em que serão analisadas questões sociodemográficas, dados sobre estresse laboral, depressão e o uso de drogas.
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO – TCLE
Este é um convite para você participar da pesquisa “Estresse, Depressão e o uso de drogas por docentes universitários” coordenada pelo (a) Prof. Dr. Alcivan Nunes Vieira e que segue as recomendações das resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde e suas complementares. Sua participação é voluntária, o que significa que você poderá desistir a qualquer momento, retirando seu consentimento sem que isso lhe traga nenhum prejuízo ou penalidade.
Caso decida aceitar o convite, será submetido ao seguinte procedimento: responder um roteiro com perguntas já formuladas, nomeado de formulário, relacionado ao tema a ser pesquisado, e entregá-lo a pesquisadora, cuja responsabilidade de aplicação é de Gilmara Valesca Rocha Batista, discente do curso de Enfermagem do Campus Central, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. As informações coletadas serão organizadas em banco de dados em programa estatístico e analisadas a partir de técnicas de estatística descritiva e inferencial.
Essa pesquisa tem como objetivo geral: Analisar as relações entre o estresse laboral e o consumo de drogas entre docentes universitários. E como objetivos específicos: Caracterizar o nível de estresse em docentes universitários a partir do seu perfil socioeconômico e das atividades acadêmicas desenvolvidas; Investigar a prevalência do consumo e o tipo de drogas utilizadas por docentes universitários; Descrever as associações entre o nível de estresse laboral e o uso de drogas.
O benefício desta pesquisa é desempenhar um papel significativo para novas perspectivas sobre o trabalho do docente universitário, possibilitando uma reflexão por parte dos participantes, da gestão da universidade e de toda a comunidade acadêmica sobre o uso de drogas e sua relação com o estresse no trabalho.
Os riscos mínimos que o participante da pesquisa estará exposto estão relacionados ao constrangimento, medo, desconfiança, tristeza e o não retorno do questionário a pesquisadora. Esses riscos serão minimizados mediante: Garantia do anonimato/privacidade do participante na pesquisa, onde não será preciso colocar o nome do mesmo; Para manter o sigilo e o respeito ao participante da pesquisa, apenas a discente Gilmara Valesca Rocha Batista aplicará o questionário e somente a discente Gilmara Valesca Rocha Batista e o pesquisador responsável poderão manusear e guardar os questionários; Sigilo das informações por ocasião da publicação dos resultados, visto que não será divulgado dado que identifique o participante; Garantia que o participante se sinta à vontade para responder aos questionários e Anuência das Instituições de ensino para a realização da pesquisa.
Os dados coletados serão, ao final da pesquisa, armazenados em um Pen Drive do tipo SanDisk 16 GB, CD-ROM e caixa arquivo, guardada por no mínimo cinco anos sob a responsabilidade do pesquisador responsável (orientador) no Departamento de Enfermagem, a fim de garantir a confidencialidade, a privacidade e a segurança das informações coletadas, e a divulgação dos resultados será feita de forma a não identificar os participantes e o responsável.
Você poderá guardar uma via deste TCLE e toda a dúvida que você tiver a respeito desta pesquisa, poderá perguntar diretamente para o pesquisador Alcivan Nunes Vieira, docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/RN, Campus Central, no endereço Rua Desembargador Dionísio Filgueira, Centro, 59610-090– Mossoró– RN. Tel. (84) 3315-21152. Dúvidas a respeito da ética desta pesquisa poderão ser questionadas ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UERN) -Campus Universitário Central - Centro de Convivência. BR 110, KM 48 Rua: Prof. Antônio Campos, S/N, Costa e Silva. Tel: (84) 3312-7032. E-mail: cep@uern.br / CEP 59.610-090.
Se para o participante houver gasto de qualquer natureza, em virtude da sua participação nesse estudo, é garantido o direito a indenização (Res. 466/12 II.7) – cobertura material para reparar dano – e/ou ressarcimento (Res. 466/12 II.21) – compensação material, exclusivamente de despesas do participante e seus acompanhantes, quando necessário, tais como transporte e alimentação – sob a responsabilidade do (a) pesquisador (a) Alcivan Nunes Vieira.
Não será efetuada nenhuma forma de gratificação por sua participação. Os dados coletados farão parte do nosso trabalho, podendo ser divulgados em eventos científicos e publicados em revistas nacionais ou internacionais. O pesquisador estará à disposição para qualquer esclarecimento durante todo o processo de desenvolvimento deste estudo. Após todas essas informações, agradeço antecipadamente sua atenção e colaboração.
Consentimento Livre
Concordo em participar desta pesquisa “Estresse, Depressão e o uso de drogas por docentes universitários”. Declarando, para os devidos fins, que fui devidamente esclarecido quanto aos objetivos da pesquisa, aos procedimentos aos quais serei submetido (a) e dos possíveis riscos que possam advir de tal participação. Foram garantidos a mim esclarecimentos que venham a solicitar durante a pesquisa e o direito de desistir da participação em qualquer momento, sem que minha desistência implique em qualquer prejuízo a minha pessoa ou a minha família. Autorizo assim, a publicação dos dados da pesquisa, a qual me garante o anonimato e o sigilo dos dados referentes à minha identificação.
Declaro para os devidos fins que li e concordo integralmente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms