TÍTULO EM LÍNGUA PORTUGUESA
TÍTULO EM LÍNGUA INGLESA
NOME COMPLETO DO AUTOR 1
Titulação ou vínculo institucional
Titulação ou vínculo institucional
Titulação ou vínculo institucional
Titulação ou vínculo institucional
Titulação ou vínculo institucional
Titulação ou vínculo institucional
Titulação ou vínculo institucional
Resumo
O trabalho deve ser composto por resumo em português e inglês, com no máximo 500 palavras. Recomenda-se o uso de parágrafo único para o resumo, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples (1,0). O texto do resumo deve ter as seguintes seções: Objetivo, Metodologia, Resultados e Discussão e Considerações Finais. Abaixo do texto devem constar no mínimo três palavras-chave. Devem ser separadas por ponto e vírgula (;). A primeira letra da palavra deve ser maiúscula e as restantes em letras minúsculas.
Exemplo: Palavras-chave: Palavra 1; Palavra 2; Palavra 3.
Palavras-chave: Palavra 1; Palavra 2; Palavra 3.
The work must consist of an abstract in Portuguese and English, with a maximum of 500 words. It is recommended to use a single paragraph for the abstract, Times New Roman font, size 12 and single spacing (1.0). The abstract text must have the following sections: Objective, Methodology, Results and Discussion and Final Considerations. Below the text there must be at least three keywords. They must be separated by a semicolon (;). The first letter of the word must be capitalized and the rest must be lowercase.
Example: Keywords: Word 1; Word 2; Word 3.
Keywords: Word 1; Word 2; Word 3.
A introdução é a parte do trabalho em que o autor mostra uma visão geral da sua pesquisa, apresentando: a escolha do problema e as hipóteses; o objetivo, o período e a delimitação do campo da pesquisa; as justificativas e argumentações para a elaboração do trabalho; a problematização do tema; a metodologia utilizada e a relevância da pesquisa elaborada. Ou seja, é a apresentação do tema a ser estudado, situando o leitor no contexto da obra. A introdução deve ser concisa, clara e coerente com o desenvolvimento do trabalho, apresentando apenas indicações gerais. O Corpo do trabalho deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples (1,5), exceto para citações diretas que devem ser constituídas por um parágrafo distinto; fonte tamanho 10; com recuo de 4 cm da margem esquerda; o espaçamento das entrelinhas da citação deve ser simples. Para separar o texto e a citação direta longa, deve utilizar 1 espaço de 1,5 cm. Devem ser removidos os espaços entre os parágrafos. Serão aceitos
gráficos, tabelas e imagens ao longo do texto. Atentar para a boa qualidade dos mesmos.
Nesta seção o pesquisador deve explicitar como o trabalho foi conduzido e ordenar os procedimentos cronologicamente ou por tipo de procedimento; os métodos incomuns ou mais avançados exigem citação de literatura; cuidado para não confundir resultados com procedimentos. Quando se tratar de trabalhos originais ou relatos de casos, os trabalhos deverão, obrigatoriamente, respeitar as normas éticas vigentes para pesquisas com seres humanos e animais. Portanto, o pesquisador deverá informar explicitamente na metodologia o número do parecer de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos (CEP) ou Comitê de Ética de Estudos de Uso Animal (CEUA). Em caso de análise de dados secundários, sem identificação de sujeito, o parecer se torna opcional.
Deve-se fazer uma apresentação dos resultados relevantes. Os dados devem ser apresentados da maneira mais clara possível fazendo interlocução com a fundamentação teórica. Podem-se utilizar quadros, tabelas e ilustrações. A Discussão tem como objetivo comentar as interpretações, os “achados” da pesquisa, sempre com fundamento na literatura sobre o tema.
Enfatizar as principais conclusões do estudo, de forma sucinta e objetiva. Não repetir os resultados. Apresentar possibilidades para continuação da pesquisa.
Modelos de referência
DWEIK, R.; STOLLER, J. K. Doenças pulmonares obstrutivas: DPOC, asmas e doenças relacionadas. In: SCANLAN, C. L.; WILKINS, R. L.; STOLLER, J. K. Fundamentos da terapia respiratória de Egan. São Paulo: Manole, 2001. p. 457-478.
FISCHER, G. A. Drug resistance in clinical oncology and hematology introduction. Hematol. oncol. clin. North Am., v. 9, n. 2, p. 11-14, 1995.
KISNER, C.; COLBY, L. A. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole, 1998. 746 p.
SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais do II Congresso de Iniciação Científica da UFPe. Recife: UFPe, 1996. p. 21-24.
Nas referências, seguir as normas da ABNT – NBR6023/2018. Devem ser alinhadas a esquerda. Após o título da seção haverá um espaço (linha em branco) simples.