Projeto de Empreendedorismo

Resultado de imagem para colegio visconde de porto seguro logo\\172.17.64.10\Alunos$\EM\em51MC2\Transform Pasta do Grupo\Pendrive\Transform Pasta do Grupo\Cassar\Imagens\imagem logo.PNG


Epígrafe

O Trabalho de Empreendedorismo da empresa Transform abordará sobre diversos temas que servirão de estudo e roteiro para a mesma ganhar participação de mercado, se instalar na Rússia, administrar a empresa por dentro, etc.

Para isso foram divididos grandes tópicos, dentre eles: Análise do Mercado-Alvo, Plano de Marketing, Plano Operacional e Plano Estratégico.

Esse documento tem como principal função, organizar a forma na qual a empresa atuará, facilitando a tomada de decisões, pelo fato de ter conteúdo a respeito de administração e material, de diversos assuntos, para se tomar de base nas decisões.


Capítulo 1

Análise do Mercado-Alvo

  Neste capítulo apresentaremos nosso mercado de atuação, utilizando os quesitos: oportunidade identificada, a cultura do país alvo (Rússia), os aspectos geográficos, as barreiras protecionistas encontradas no mercado alvo e a variação cambial entre os mercados interno e externo.

1.1 Oportunidade Identificada

 Nessa seção apresentaremos os fatores positivos para empreender neste local.

  1. O grande número ainda crescente de população da terceira idade;
  2.  A extensa fronteira marítima presente na Rússia, na qual é banhado por 3 oceanos, com um total de 42.000 km;
  3.  As tarifas na qual os participantes do sistema obtêm desconto de 25% dos direitos aduaneiros em relação às taxas da Tarifa Aduaneira Unificada.
    As mercadorias estrangeiras são trazidas para a ZEE e usadas dentro delas, sem pagamento de tributo ou do Imposto de Valor Agregado (IVA). Há tributação de imposto de consumo sobre os produtos russos, mas não ocorre tributação de impostos de exportação;
  4.  O fato de que quando um centro regional recebe volume suficiente de carga, este é entregue a um centro federal relevante. Assim as capacidades de transportes são utilizadas com maior eficiência, com menos espaços vazios;
  5.  Dentro do mercado da Rússia não há produtos com as mesmas especificações dos produtos na qual iremos exportar;
  6.  Os altos índices de acidentes com automóveis no território, deixando mais “forte” a proposta dos produtos e grandes quantidades do material que será reutilizado;
  7.  A neve e a alta pluviosidade presente no território, principalmente no verão (junho até setembro), que pode gerar uma oportunidade de novos atributos, tal como a impermeabilidade
  8. O forte investimento russo em áreas como o setor de artigos de vestuário;
  9.  O fato de que apenas 7,1% dos produtos na qual o Brasil exporta para a Rússia ser manufaturado (dado de 2011);

Fonte: br.sputniknews.com; pt.wikipedia.org;                      

1.2 Cultura Russa

 A cultura russa representa e remonta as mesmas crenças e costumes que os primeiros povos eslavos orientais, a língua oficial é o russo, mas há mais de 160 línguas, povos e etnias diferentes na Rússia.  As etnias que contribuem para a diversidade cultural russa são:

  1.  Eslavos ortodoxo- O termo “eslavos ortodoxos” designa um grupo étnico de pessoas que compartilham uma continuidade cultural a longo prazo e que falam um conjunto de línguas relacionadas conhecidas como as línguas eslavas isso inclui o idioma russo.

 A tecelagem manual na Eslováquia tem uma tradição muito longa. A produção doméstica de tecidos de linho e cânhamo atinge o seu apogeu nos séculos XVIII e XIX, sobretudo nas regiões setentrionais da Eslováquia de Leste. Na Eslováquia Central desenvolveu-se uma técnica muito especial com os tecidos coloridos que hoje em dia serve de inspiração para a produção de tecidos decorativos.

  • Cerâmica- A técnica de faiança foi trazida ao território da atual Eslováquia no século XVII pelos membros da seita religiosa reformista denominada Habáni. Além da produção de louça, nestas oficinas eram fabricadas também as plásticas figurativas um alto nível artístico.
  • Palha- Cestos feitos de erva, palha e vime são uma das mais antigas tecnologias no quadro da produção artesanal eslovaca. Nas regiões setentrionais ainda hoje se fazem cestos das raízes de zimbro assim como de vime. Na Eslováquia Central, o material preferido dos cesteiros era e continua a ser o vime da aveleira.
  • Metalurgia- A metalurgia artesanal ocupa um lugar muito importante no quadro de artesanato popular. É sobretudo o trabalho com feno, prata, cobre e latão que tem uma longa tradição. Na segunda metade do século XIX e no início do século XX os ferreiros de Gemer, Liptov, Pohronie e Orava dedicavam-se à produção dos sinos para o gado bovino e ovelhas e esta tradição continua sempre viva – ainda hoje os pastores fabricam os sinos para os seus animais.

 Nos arredores de Trencín e na região circunvizinha de Kysuce surgiu a produção artesanal filigrana, feita a partir dos fios metálicos (ferro, aço). No período do apogeu conseguiam vender os seus produtos também para o estrangeiro.

  • Barro- Graças a ricos jazigos de barro vermelho na maior parte do território eslovaco (somente na região de Gemer e Hont o barro é branco), a olaria está caracterizada pela sua longa tradição e grande variedade de formas e técnicas de decoração. Os produtos de olaria eslovaca destacam – se pela perfeição da técnica e sobretudo pela expressão artística da sua decoração.  Em certas regiões a tradição de artesanato popular continua sempre viva. Existem dezenas de produtores que nas suas oficinas desenvolvem a harmonia das formas e funções dos objetos tradicionais. Os produtos destes mestres artesãos estão apresentados todos os anos nas feiras populares.
  • Arte Plástica Popular- Sua característica principal é a limpeza e simplicidade do estilo. A pintura plástica e arte gráfica faziam parte dos costumes, rituais e vida religiosa da população rural, que passavam de geração para geração. As plásticas populares de madeira, pedra e barro eram geralmente feitas pelos artesãos, escultores e/ou cerâmicos. O motivo mais frequente era Deus e santos católicos. As estatuetas de Cristo eram muito apreciadas no centro e norte do País habitado pela população católica e protestante. A maior parte das esculturas era feita a partir dos originais barrocos, eventualmente góticos e renascentistas.  Nos finais do século XVI aparece à pintura sobre a madeira, sobretudo como decoração das igrejas de madeira. Geralmente representam os ciclos bíblicos muito simplificados. Este tipo da arte popular continuou também no século XIX, sob a forma de pintura das decorações nos teatros amadores e fachadas de lojas.
  • Música Popular- A música acompanhava o homem por toda a sua vida. Mesmo hoje nada dela se tem perdido, pelo contrário, ela continua a existir e faz parte da vida cotidiana, sobretudo nas aldeias, onde funcionam centenas de grupos folclóricos que apresentam a sua atividade nos festivais de folclore e festas populares. A música popular instrumental talvez represente no quadro da Europa Central a única cultura instrumental que conseguiu a conservar seu caráter autêntico até hoje. A variedade de instrumentos está idêntica a dos instrumentos populares de outras nações europeias. Hoje estamos registrando 205 tipos de instrumentos populares, dentro dos quais é preciso chamar atenção a vários tipos de cornetas e tubos. Apesar de se passar tantos anos a música popular instrumental continua viva e faz parte do cotidiano.

  1. Tártaros -Os tártaros são um grupo étnico turcomano estimado em 10 milhões de pessoas no fim do século XX. A Rússia é o lar da maior parte dos tártaros, com uma população de aproximadamente 5.500 membros. Os tártaros habitavam originalmente o nordeste do  deserto de Gobi, no século V, e, após dominarem, durante o século IX, eles migraram para o sul. No século XIII foram conquistados pelo Império Mongol, liderado por Gengis Khan. Durante seu reinado  Khan, e os tártaros deslocaram-se para o oeste.

  1. Nômades: Os nômades, praticam o nomadismo, ou seja, que não têm uma habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar.

 Usualmente são os povos do tipo caçadores ou até pastores mudando-se a fim de buscar novas pastagens para o gado, quando se esgota aquela em que estavam. Os nômades não se dedicam à agricultura e frequentemente ignoram fronteiras nacionais na sua busca por melhores pastagens.

 O nomadismo era motivado pela deslocação das populações que, na procura constante de alimentos, acompanhavam as movimentações dos próprios animais que pretendiam caçar, procuravam os locais onde existiam frutos ou plantas para recolher ou necessitavam de se defender das condições climáticas ou dos predadores. Este tipo de nomadismo manteve-se entre as comunidades que persistiram no modo de produção.

 Há, portanto, uma diferença básica entre este tipo de nomadismo e ele coincide com o início da criação de gado. Alguns povos, eventualmente por razões de natureza ambiental ou por ao longo dos anos se terem afastado dos agricultores, preferiram um tipo de vida exclusivamente dedicado à criação de ovelhas, cabras, bovinos e outros animais.

  • Artesanato russo- Na Rússia até hoje o artesanato é algo bem presente, um exemplo é de um brinquedo a matriosca ou conhecida popularmente como ''boneca russa''

lojafleurdelotus.blogspot.com.br

 O número de figuras que se conseguem encaixar é, geralmente, de 6 ou 7, ainda que existam algumas com um número impressionante de peças. A sua forma é simples, mais ou menos cilíndrica e arredondada e mais estreita na parte superior, onde se situa a cabeça das bonecas. A sofisticação das matrioscas reside, de fato, na complexidade dos motivos pintados. Outra característica que diferencia as diversas peças são as figuras que encarnam: desde figuras femininas vestidas com trajes tradicionais, à personagens de contos de fadas e até mesmo a antigos líderes da união soviética.

 Um costume entra as mulheres russas é a utilização de uma roupa chamado cafetã como demonstrada na imagem.

Resultado de imagem para cafetã

Os homens na Rússia utilizavam um chapéu chamado ushanka como na imagem.

Resultado de imagem para ushanka 


  • Arquitetura Russa

 A arquitetura russa foi influenciada pela arquitetura bizantina. As Igrejas Ortodoxas e (kremlins) eram constituídos por pedras. O sec.XVIII foi marcado pela arquitetura rococó e levou a obras ornadas (enfeitadas) por Bartolomeo Rastrelli. Durante o reinado de Alexandre I houve o nascimento da arquitetura neoclássica, muito presente em São Petersburgo.  A segunda metade do séc. XIX foi dominada pelo estilo neobizantino. Os estilos utilizados no séc.XX foram, construtivismo russo e do classicismo soviético.

  • Música

 A música na Rússia do século XIX foi definida pela fusão entre o compositor clássico Mikhail Glinka, junto com seus fãs, que abraçou a identidade russa e adicionou elementos religiosos e populares em suas composições e a sociedade Musical russa. Os conservatórios russos revelaram gerações de solistas  famosos. Entre os mais conhecidos, estão os  violinistas e Gidon Kremer, os pianistas Vladimir HorowitzSviatoslav Richter e Emil Gilels, e os vocalistas Feodor ChaliapinGalina VishnevskayaAnna Netrebko e Dmitri Hvorostovsky.

  • Literatura

 Considerada uma das mais influentes e desenvolvidas de todo o mundo, contribui com muitas das mais famosas obras literárias da história. No século XVIII, o seu desenvolvimento foi impulsionado pelos trabalhos de Mikhail Lomonosov e Denis Fonvizin, e no início do século XIX, uma moderna tradição nativa surgiu, produzindo alguns dos maiores escritores de todos os tempos.Conhecido como a era de ouro da poesia russa, esse período iniciou-se com Alexander Pushkin, que é considerado o fundador da literatura russa moderna e muitas vezes descrito como o "Shakespeare Russo".

 Por volta de 1880, a época dos grandes romancistas acabou, enquanto os contos e a poesia se tornavam os gêneros dominantes. As próximas décadas ficariam conhecidas como a era de prata da poesia russa, quando o realismo literário, antes dominante, foi substituído pelo simbolismo.https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.png

  • Artes Cênicas 

  O cinema russo é sem dúvida um dos maiores e mais ricos do mundo, devido à quantidade de dramaturgos, escritores e peças de teatro. Pensa-se que os russos é o teatro Bolshoi, em Moscou, onde são apresentadas inúmeras peças de teatro russas ou estrangeiras, além de balé e ópera. Durante a primeira guerra mundial, foram produzidos filmes sobre os conflitos com posicionamento anti-germanicos mesmo durante o regime soviético, por isso os filmes na época eram bem controlados e muitas vezes até censurados.

  • Pintura

  Com a revolução de outubro de 1917 os pintores foram obrigados pelo Estado a seguir uma estética figurativa populista, originando o estilo conhecido como Realismo socialista, que só perdia força com a progressiva liberação do regime político local no fim do seculo XX quando um grupo de artistas iniciou um movimento de contestação das fórmulas da arte, oficial introduzindo conceitos contemporâneos na pintura russa, diversificando enormemente seus horizontes.

  • Culinária:

 A culinária russa é especializada em sopas, Utiliza-se muito das raízes, tais como batatas, beterrabas, cenouras e até o nabo, que produz a '' raiz forte russa", chamada Gren. Trabalham muito com derivados do leite, tais como kefir e smetana. Com ervas e verduras específicas, tais como o dill, o estragão ou a azedinha, que garante, sabores ainda desconhecidos por muitos, a culinária russa é uma surpresa bastante agradável.

1.3 Levantamento da infraestrutura e os aspectos geográficos do mercado alvo do produto

  Neste capítulo apresentaremos a infraestrutura russa com dados e pesquisas, com a apresentação de pontos turísticos e também a pluviosidade, o crescimento populacional e a variação de temperatura.

  A extensão das rotas de transportes da Rússia (dados de 2012) se encontram (em milhares de milhas): 86 de ferrovias públicas, 903 de estradas públicas, 42 de ferrovias industriais, 2.5 de estradas urbanas, 303 de ferrovias subterrâneas, 4.8 de linhas de bonde, 49 de oleodutos, 167 de gasodutos, 16 para produtos de petróleo e 101 de hidrovias navegáveis. Dentre esses os principais transportes utilizados internamente na Rússia são as ferrovias e os dutos. Porém não se pode esquecer da importância do transporte marítimo na Rússia internamente e externamente, já que o território russo é banhado por: mares do Oceano Ártico (Barents, Branco, Kara, Laptev, da Sibéria Oriental, Chukchi), mares do Oceano Pacífico (Bering, Okhotsk, Japonês), mares do Oceano Atlântico (Báltico, Negro, de Azov) e possui fronteiras marítimas de 42.000 km. O transporte marítimo corresponde a 60% do volume de negócios de carga internacional da Rússia.

  A maior parte do território russo consiste de vastas extensões de planícies, que são compostas predominantemente por estepes no sul e por densas florestas no norte, com a tundra ao longo da costa norte. Cordilheiras são encontradas ao longo das fronteiras meridionais do país, como a do Cáucaso (onde está o Monte Elbrus, que com 5 642 metros é o ponto mais alto da Rússia e da Europa) e as Montanhas Altai; nas partes orientais como a Cordilheira Verkhoyansk e os vulcões da península de Kamchatka (onde está o Klyuchevskaya Sopka, que com 4 750 metros de altura é o vulcão ativo mais alto da Eurásia, além de ser o ponto mais alto da Rússia asiática). Os Montes Urais são ricos em recursos minerais e formam uma faixa que vai de norte a sul, dividindo a Europa e a Ásia. A população russa tem uma idade média de 38,9 anos, sendo 36,2 para homens e 42,1 para mulheres. Já a proporção de homens e mulheres na Rússia em 1o de janeiro de 2010, o número de homens era de 65,6 milhões, enquanto o de mulheres totalizava 76,3 milhões, isto é, 16,2% a mais que o primeiro grupo.

 A cidade na qual os produtos serão exportados será Moscou, capital da Rússia, em que a distância entre Brasil e a Moscou é de 11820 km. Ela tem uma área total de 2.511 km² com 11 979 529 habitantes de acordo com as estatísticas federais de 2013.Alguns locais de grande comércio na Rússia são:

  • A Torre 2000: É um prédio comercial, com 35 andares, está localizada na margem direita do Rio Moscova. A torre é ligada ao MIBC pela ponte pedonal Bagration, e é realmente localizado no lado oposto do rio de fronte ao desenvolvimento principal. Existe também um parque de estacionamento subterrâneo, restaurantes, entretenimento e outras atrações na torre.
  • Locais Próximos à Praça Vermelha: Lá se encontram lojas de muito luxo, além de souvenires e camelos.
  • O Gum Shopping (localizado na Praça Vermelha): Um shopping agradável e bonito aonde tem inúmeros cafés e lojas, algumas até conhecidas como DKNY, Empório Armani, Luis Vuitton, Calvin Klein, Dior, Guess by Marciano e Zara.

http://www.vamospararussia.com.br/foto_moscou_gum_2_m.gif   Gum Shopping

  • Os principais pontos turísticos são:

  • Mapa de Moscou:

  • Gráfico de pluviosidade:


33 mm é a precipitação do mês Março, que é o mês mais seco. A maioria da precipitação cai em julho, com uma média de 89 mm.

  • Gráfico de crescimento populacional em Moscou :

Fonte: www.pt.climate-data.org

O gráfico mostra como o crescimento populacional tem aumentado conforme os anos se passavam.

  • Gráfico de temperatura de Moscou:

Fonte: www.pt.climate-data.org

 Com uma temperatura média de 18.4 °C, julho é o mês mais quente do ano. Em janeiro, a temperatura média é -9.2 °C. É a temperatura média mais baixa de todo o ano.

1.4 Características dos produtos e serviços já disponíveis no mercado-alvo

As bolsas brasileiras têm um grande diferencial em sua estética, pelo fato da Rússia ser um país com um passado socialista, na qual, os produtos eram padronizados e básicos. Já as brasileiras, tem caráter mais otimista com mais cores e formas.

Porém como na Rússia, a partir da década de 90, foram instaladas as primeiras empresas multinacionais depois de uma época socialista, os produtos e pessoas já estão com uma aparência mais globalizada, de forma sem deixar seu passado.

Concorrentes:

Michael Kors

Roxy

Kawaii Factory

Como é possível visualizar, as bolsas têm aparência básica e com cores neutras. É interpretável também que os russos (clientes deles também) gostem de detalhes amarronzados, dourados e de prata, como nos exemplos, na alça.

Por este motivo a empresa fez uma bolsa executiva (marrom), para manter o padrão já presente na Rússia, com aspecto mais reservado e menos alegre. E uma bolsa mais otimista (colorida), para quebrar os padrões e trazer uma característica mais inovadora.

Outras concorrentes: DKNY, David Jones, El Tempo, Vitacci, Furla, Mango, Men Bur, Concielle, Dorothy Perkins

1.5 Barreiras protecionistas

 Neste capítulo apresentaremos os meios utilizados pela Rússia para regular a entrada de produtos em seu território. Entre elas apresentaremos apenas as mais importantes, as chamadas barreiras tarifárias e não tarifárias.

 

 

  1. Barreiras tarifária

 Neste subcapítulo apresentaremos a mais comum barreira alfandegária de nosso mercado alvo, as barreiras tarifárias, medidas que visam através da aplicação de tarefas, controlar a entrada de mercadorias no território

 IVA (Imposto sobre bens importados) varia conforme o tratamento aduaneiro. Por exemplo:

-IVA total é cobrado sobre mercadorias importadas para livre circulação e sobre itens importados para processamento se o resultado for consumido internamente;

-O IVA não é cobrado sobre itens trazidos para o território aduaneiro russo para processamento adicional, desde que o resultado do processamento seja transportado para fora da Rússia dentro de prazo específico.

-Imposto sobre importações excessivas é de 65%.

-Alíquotas de 10% e 18% e é estimada com base nos seguintes valores:

Valor aduaneiro de itens importados;

Direitos aduaneiros a pagar;

Impostos sobre o consumo a pagar (para bens que estão sujeitos a impostos sobre o consumo)

-Regimes aduaneiros (na importação ou na exportação, é aquele em que não existem limitações ou benefícios específicos) na Rússia:

1) Básico (importação, exportação, trânsito internacional)

2) Econômico

Processamento no território aduaneiro (pedágio) requer que os produtos estrangeiros sejam utilizados no território aduaneiro russo dentro de prazo limitado (2 anos máximo) para operações de processamento. Implica isenção condicional total de direitos aduaneiros.

 Processamento para consumo interno - requer a utilização de bens estrangeiros no território aduaneiro russo dentro de prazo limitado (um ano, no máximo), para processamento e produção adicional de produtos para a livre circulação, com isenção condicional total de direitos aduaneiros.

 Processamento fora do território aduaneiro-implica a exportação de itens do território aduaneiro russo sem impostos ou sem a aplicação de regras não tarifárias, quando itens são exportados para processamento (limitado a 2 anos) e são devolvidos como produtos produzidos, que por sua vez, são total ou parcialmente isentos de direitos e impostos de importação. Essas exportações não estão sujeitas a embargos econômicos ou a limitações. Importação temporária – requer que os produtos estrangeiros sejam utilizados dentro de prazo específico (dois anos) no território aduaneiro russo, com isenção total ou parcial dos direitos aduaneiros e de impostos e sem aplicação de regras não tarifárias. Entreposto aduaneiro – requer que os itens importados para o território aduaneiro russo sejam colocados na alfândega, enquanto os itens para exportação sejam mantidos em instalações aduaneiras especiais sob custódia. O Entreposto Aduaneiro é controlado pela alfândega, e os produtos depositados no entreposto podem ser mantidos por até três anos.

 Zona franca aduaneira (armazém livre) – destinado aos participantes de zonas econômicas especiais

Zonas econômicas especiais

Zonas industriais

•         ZEE Alabuga (Distrito Elabuga de Tatarstan)

•         ZEE Lipetsk (Região Gryazi, região Lipetsk)

•         ZEE Togliatti (Região Samara)

•         ZEE Titanium Valley (Upper Salda, Região Sverdlovsk) Zonas de Inovação

•         ZEE Dubna (Região de Moscou)

•         ZEE Zelenograd em Moscou

•         ZEE em São Petersburgo

•         ZEE em Tomsk Zonas Turísticas

•         ZEE em Magadan

•         ZEE na República de Altai

•         ZEE na Região de Altai

•         ZEE na República da Buryatia

•         ZEE na Região de Irkutsk

•         ZEE na Região de Stavropol

•         6 ZEEs no Distrito Federal do Cáucaso do Norte

Zonas portuárias

•         ZEE na Região Ulyanovsk (tipo portuária, baseada no aeroporto Ulyanovsk Vostochny)

•         ZEE em Khabarovsk Krai (tipo portuária)

•         ZEE na Região de Murmansk (tipo portuária)

3) Finalização (reimportação, reexportação, descarte, recusa no lucro do estado)

4) Regimes aduaneiros especiais:

•         Importação temporária

•         Comércio isento de impostos

•         Realocação de inventário

•         Outros regimes especiais que regulam as transferências realizadas para o benefício das autoridades estatais ou para missões de resgate

 Importação temporária – bens que circulam livremente no território aduaneiro russo podem ser usados temporariamente fora desse território com isenção condicional total de direitos aduaneiros de exportação.

 Comércio isento de impostos – mercadorias estrangeiras importadas para o território aduaneiro russo ou bens de fabricação doméstica são vendidos no varejo a pessoas que saem do território aduaneiro russo em lojas duty-free, sem aplicação de direito aduaneiro.

 Relocação de inventário – itens utilizados a bordo de navios, aeronaves ou trens, necessários para operações de transporte de passageiros ou de carga, e mercadorias a serem vendidas para tripulações desses veículos são transferidos pela fronteira, sem aplicação/cobrança de impostos, direitos ou regras não tarifárias. A agência russa para seguro de empréstimos e investimentos de exportação fornece suporte estatal adicional para estimular as exportações de itens de alta tecnologia:

•         Subsídios de taxa de juros para empréstimos concedidos para o reequipamento de instalações aeroespaciais;

•         Redução de direitos de exportação sobre madeira bruta no âmbito da adesão à OMC (150,6% de corte até 2015 em comparação com 2011.

1.5.2 Barreiras não tarifárias

 Neste subcapítulo apresentamos as barreiras não tarifárias mecanismos e instrumentos de políticas econômicas que influenciam o comércio internacional sem o uso de mecanismos tarifários, com as quotas de importação.

- Métodos para-tarifários;

- Medidas para controlar os preços;

- Medidas financeiras;

- Método para o controlo quantitativo;

- Licenciamento automático;

- Medidas de monopólio;

- Barreiras técnicas.

- Métodos para-tarifários são tipos de pagamentos (com exceção dos direitos aduaneiros) que incidem sobre as mercadorias estrangeiras quando importados para o território do país: uma variedade de direitos aduaneiros, impostos internos, taxas de propósito específico. Entre os métodos mais usados ​​incluem para-tarifárias, acima de tudo, IVA e impostos especiais.

- Em alguns países, existem formas muito específicas de pagamentos para-tarifários: taxa de coleta de fundo de desenvolvimento de exportação para a proteção ambiental, a coleta de importação para o país de recipientes de plástico (decisões sobre questões ambientais), imposto sobre proteção fitossanitária, recolhem para combater o lixo (garrafas e latas de cerveja e refrigerantes) e outros.

- Para-métodos geralmente não são oficialmente associada com a regulação de fins de comércio exterior (como tarifas), mas o seu efeito é muitas vezes bastante substancial.

- Medidas de controle de preço são ações contra preços artificialmente baixos para as mercadorias importadas para o país (medidas anti-dumping) e medidas contra os subsídios à exportação fornecidos por governos estrangeiros, empresas exportadoras nacionais que aumenta artificialmente a competitividade internacional dos últimos (medidas compensatórias).

- Para se proteger contra concorrentes estrangeiros alguns setores economicamente vulneráveis ​​da economia nacional (principalmente ramos do sector agrícola) podem ser utilizados direitos de importação destinados a trazer o preço interno dos bens até um certo nível de correr.

- Processos anti-dumping são processos judiciais e administrativos, afirma que, sob os empresários nacionais contra fornecedores estrangeiros, acusando-os de venda de bens a preços baixos, o que pode causar prejuízo aos produtores nacionais de produtos similares. Autoridades, os tribunais são obrigados a suspender a circulação de mercadorias, foi acusado de dumping, e para compreender os méritos das alegações.

- Preferências de preços fixados por lei, alguns países, determinando a diferença mínima nos preços a que o importador de bens e serviços devem ser inferiores aos preços dos produtores nacionais. Por exemplo, as empresas de energia norte-americanos têm o direito de fazer pedidos para equipamentos estrangeiros apenas no caso de que os preços serão mais baixos do que os preços dos produtores norte-americanos, pelo menos, 6%.

- Medidas financeiras ligadas, geralmente usando regras especiais que cometem transações em moeda durante o câmbio (por exemplo, a introdução de venda obrigatória de moeda procede de operações no exterior).

- Métodos de controle quantitativos envolvem a determinação dos países das restrições quantitativas (quotas) sobre as importações e exportações de bens específicos.

- Cotas de exportações e importações - quantitativa ou valor restrições de exportação e importação, introduzidos por um determinado período de certos bens e serviços aos países e grupos de países.

- Cotas efetuadas definir o modo de distribuição de licenças individuais, a exportação total (de importação) para estas licenças não deve exceder o volume do contingente. Os seguintes tipos de exportação (importação) quotas (contingentes)

- A indivíduo, limitando a importação (exportação) em um determinado país;

- A rupo, que estabelece o montante da importação (exportação) um grupo específico de países;

- A global, quando a importação (exportação) é limitada, sem especificar os países para os quais esta restrição se aplica.

 Apenas um tipo de quota é estabelecida para cada tipo de produto.

 Licenciamento automático é que, na importação ou exportação de certos produtos no país é necessária para obter o litsenzii um documento relevante. Monitoramento (observação) é realizada através da introdução de dados de licenciamento automático de itens comerciais. Embora o monitoramento por si só não é uma medida restritiva, mas que facilita a introdução de restrições em caso de necessidade.

 Licenciamento se aplica a certos períodos de tempo sobre bens específicos incluídos na lista de produtos para fins nacionais. Licença geral para até um ano recebem organizações econômicas estrangeiras especializadas de acordo com as tarefas nacionais de exportação-importação. Licenças de uma só vez são emitidos para cada transação individual pelo tempo necessário para a sua implementação, mas não mais de um ano.

 Medidas de monopólio. Em diferentes períodos de tempo, os estados individuais estabelecer seu monopólio sobre o comércio de determinados produtos em geral (incluindo insider trading) ou apenas sobre o comércio externo. Às vezes, este tipo de monopólio é definido em uma forma oculta quando, como um comprador ou vendedor monopólio do Estado determina a estatal.

 Barreiras técnicas estabelecidas por lei e organizações governamentais são um conjunto de medidas para a verificação da conformidade dos produtos importados com os requisitos das normas internacionais e nacionais, os padrões da indústria e regulamentações técnicas.

 Um dos tipos de barreiras técnicas é a exigência de certificação de produtos, as mercadorias importadas para o país. Por que eles são submetidos a testes em laboratórios especializados para satisfazer as suas propriedades para requisitos de padrões técnicos, indicadores de radiação tecnológicos sanitárias.

 Este procedimento pode complicar seriamente a comercialização de um número de bens, se não com antecedência para realizar a sua certificação.

 As regulamentações das operações de comércio exterior na Rússia são utilizadas como procedimentos de importação e controle operacional.

 Procedimentos de importação são as regras das operações de importação nos contratos públicos. Em muitos países, nesses casos, o comprador deve realizar um concurso internacional com o objetivo de encontrar o revendedor mais rentável. As vezes, o comprador emitir uma licença somente se ele cumpriu os requisitos para a execução das operações de contra-exportação.

 Controle operacional permite ao Governo da Federação Russa, do Ministério do Desenvolvimento Econômico e do Comércio, o Serviço Aduaneiro Federal da Federação Russa de suspender a operação de participantes de comércio exterior no caso de entregas de produtos e mercadorias de baixa qualidade, a falta de vendas de exportação obrigatórias, enquanto as exportações de produtos similares em outras formas de exportar a preços excessivamente baixos ou importações a preços inflacionados, relatórios de informações falsas em publicidade, costumes, monetária e reg. documentação istratsionnoy. A suspensão das operações econômicas externas se aplica a ambos os assuntos internos de atividades de comércio exterior, bem como ao estrangeiro, ter violado a lei.

1.6 Análise da variação cambial entre o mercado interno e externo                                                                                                

   

Variação do rublo:                                                                                                                                                                                                                                        

     Variação do dólar

Fonte: economia.uol.com.br

No gráfico acima é possível observar a variação do Rublo em relação ao Dólar em um período de um ano.

 No período de novembro de 2016 até junho de 2017 existe uma valorização do Rublo, porém a partir de julho, há a presença de uma queda no valor. Pode ser observada variação significativa entre as moedas, o que causa impacto no preço da mercadoria no país de destino. Recomenda-se acompanhar a variação entre as moedas de maneira sistematizada pela Alta Administração, adotando estratégias especificas em relação estratégias especificas em relação a precificação quando necessário. 

No horário 18:01, do dia 30/05/2017 A diferença entre o rublo, o real e o dólar é de:

0,06 Reais = 1 Rublo

1 Real = 3,26 Dólar

1 dólar = 56,55

Variação cambial

Brasil (Real) – Rússia (Rublo)

Abertura: 0,0577

Variação: ₊0,0001

Variação (%): 0,1582%

Período: 52 semanas

Rússia (Rublo) – EUA (Dólar)

Abertura: 0,0177

Variação: 0,0000

Variação (%): - 0,2259

Período: 52 semanas

Brasil (Real) – EUA (Dólar)

Abertura: 0,3067

Variação: 0,0002

Variação (%): - 0,0587Período: 52 semanas

Conclusão: O mercado-russo em um período de 1 ano apresentou grandes variações em sua moeda, o que mostra uma grande instabilidade do mercado Russo. Com isso podemos concluir que, a grande variação cambial alterará constantemente os preços de nosso produto, o que prejudicará (provavelmente) sua comercialização.

Cap.2

Plano de Marketing

Nesse capitulo apresentaremos o produto e suas características.

2.1 Produto

 Nesse subcapitulo apresentaremos as necessidades dos clientes atendidas pelo mesmo, os benefícios intrínsecos e extrínsecos, oferecidos e os custos percebidos pelos clientes.

2.1.1 Necessidades a ser atendidas aos clientes do mercado-alvo

 Os nossos produtos atendem várias necessidades dos clientes, como: Falta de organização, privacidade, necessidade de obter produtos com preços mais acessíveis em relação ao mercado (óbvio).

 A bolsa resolve o problema da privacidade, já que para os outros não é possível ver os bens contidos na mesma. Além disso, resolve o problema de carregar vários objetos de forma prática, pois há uma grande quantidade de armazenamento, através de bolsos internos de diversos tamanhos e funcionalidades.

 Também soluciona o problema de organização, já que alguns objetos que costumam ficar jogados dentro da bolsa poderão ser guardados em diferentes subdivisões especificas para eles e resolve o problema de permeabilidade, em que caso a bolsa molhe a água não molhe também os objetos guardados internamente.

 Não só esses fatores, mas também seu design moderno e ecológico garante status na sociedade e também com um preço acessível que aumenta o mercado consumidor.

Já o Guarda-chuva resolve problemas como: Molhar a si e seus pertences na chuva, proteger do sol, protege da neve, não se molhar ao fecha-lo. Além disso atende a desejos de clientes como: Status.

O guarda-chuva resolverá o problema de se molhar ao fecha-lo pois ele se fechará ao contrário evitando assim que a água se derrame sobre o usuário.

O desejo, status, será resolvido pelo design inovador do guarda-chuva.

 Esses atributos foram determinados a partir de informações retiradas de uma pesquisa de marketing, na qual foram preguntados sobre os seguintes itens: Estampa, cor, preço, forma e quais atributos os entrevistados gostariam em cada um dos acessórios.

De acordo com a pesquisa:

A respeito da bolsa

  1. Preço a ser pago: A média escolhida pelos entrevistados foi de R$155,00.
  2. Com estampa ou sem estampa: 87,5% dos entrevistados preferem a bolsa sem estampa. (Um dos entrevistados falou que produtos com estampa demandam de uma linha muito extensa, pois restringem o produto ao público que agrada daquela especifica estampa)
  3. Cores: 60% dos entrevistados disseram que preferem a bolsa na cor preta. (um deles explicou que cores mais claras são mais difíceis de cuidar, pois elas quando sujam, a sujeira fica muito aparente)
  4. Com vários bolsos de diversos tamanhos ou sem bolsos: 55% dos entrevistados preferem uma bolsa com 3 bolsos, cada um deles com um tamanho.

        A respeito do guarda-chuva:

  1. Preço a ser pago: A média definida pelos entrevistados foi de R$45,00
  2. Com estampa ou sem estampa: 62% dos entrevistados disseram que preferem o guarda-chuva sem estampa.
  3. Cores: O preto foi a cor predileta diante os entrevistados, contando com 42% dos votos.
  4. Modo de fechar para cima ou para baixo: De acordo com as pesquisas 50% das pessoas preferem com um sistema que fecha para cima e a outra metade que fecha para baixo. (Alguns entrevistados relataram que preferem o sistema de fechamento normal, pois nunca utilizaram do outro sistema)

          Informações extras:

  1. Alguns dos entrevistados disseram que gostariam de um guarda-chuva mais leve e um deles disse que gostaria que o cabo fosse feito de alumínio, com o mesmo propósito.
  2. A maioria dos entrevistados preferem uma bolsa que se abre através de zíperes.

  1. Estudo sobre a evolução do produto e da sua embalagem

  1. História da bolsa:
  2. Não existe na história, referências de como seria a primeira bolsa. Mas desde o início dos tempos a comunicação já estava enraizada na vida humana e os povos primitivos já retratavam uma série de símbolos através das pinturas rupestres (pinturas em rochas). Esses povos registraram através dos desenhos seus costumes. Foram achadas pinturas com imagens femininas com bolsa penduradas no braço. Os grupos pré-históricos eram nômades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Como já haviam descoberto que a pele dos animais servia para a proteção do corpo, podem ter desenvolvido também um sistema de receptáculos para carregar e proteger suas caças.
  3. Uma das primeiras citações sobre bolsa feminina, encontra-se na Bíblia, no livro de Isaías, capítulo 3:16, que diz:
  4. “Naquele dia tirará o Senhor os seus enfeites: os anéis dos artelhos, as toucas, os colares em forma de meia-lua, os brincos, os braceletes, os vestidos, os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, os amuletos, as caixinhas de perfumes, os mantos, os xales, as bolsas, os espelhos as capinhas de linho e as tiaras.
  5. Histórico do guarda-chuva:
  6. Apesar da sua origem ser incerta o guarda-chuva é uma invenção muito antiga. Sabe-se que no século XII a.C. já era usado pelos chineses.
  7. Mais tarde os Assírios, Egípcios, Persas e Romanos tiveram influência na utilização de novos materiais na busca de conseguirem combinar a utilidade com a elegância.
  8. Durante muito tempo o guarda-chuva foi visto como um objeto com significado sagrado, ao ponto de só ser utilizado para cobrir as divindades e a realeza em procissões e eventos de grande significado espiritual.
  9. Esse aspecto de objeto “divino” chegou mesmo ao Cristianismo. Nas cerimónias litúrgicas existiam sempre dois guarda-chuvas que seguiam à frente do Papa. Um deles, que ia aberto, simbolizava o poder temporal e o outro, sempre fechado, representava o poder espiritual.
  10. Foram os Japoneses e Chineses que mais contribuíram para a sua adopção como um simples acessório de proteção para a chuva e para o sol, sem quaisquer valores sociais ou divinos associados. É com esta função que o guarda-chuva chega à Grécia e a Roma, onde foi largamente usado como um acessório feminino. Em Roma era comum as senhoras saírem acompanhadas por um escravo (o chamado ombrellifero) que tinha a função de as proteger com sombrinhas, normalmente ricamente adornadas com ouro e marfim.
  11. Durante a Idade Média o guarda-chuva desapareceu, apenas voltando a reaparecer por altura da Renascença, apesar do seu uso ser muito limitado, ao que também não seria estranho o facto de serem feitos em couro e com pesados cabos de madeira, podendo chegar aos 2 kg de peso.

Embalagem:

  1. Para exportação – A bolsa será transportada em uma caixa de papelão com cerca 0,5 metro de largura e comprimento, possuindo uma etiqueta com detalhes da bolsa, entre eles, tamanho, peso, cor, número de série, fornecedor, destinatário, etc. Dessa forma, garantindo a proteção do produto ao cliente. Já o guarda-chuva pode ser transportado em caixa, podendo armazenar mais de 1 por caixa.
  2. Para loja – A T-Bag será vendida ao cliente em uma sacola de papelão, garantindo a praticidade na hora de tirar o produto da embalagem e pronto para ser usado pelo cliente. Já o T-Brolly pode ser armazenado numa sacola especial para o nosso produto.

2.1.3 Benefícios intrínsecos e extrínsecos oferecidos pela empresa

 Benefícios Intrínsecos da Bolsa:

-Organização dos objetos dentro e fora da bolsa a partir de repartições;

- Impermeabilidade;

- Material reciclável (airbag), revestido por couro sintético;

- Detalhes em materiais tropicais;

-Compartimento específico para guardar o guarda-chuva;

-Vários bolsos, com tamanhos diferentes e funcionalidades diversas;

-Preço atraente ao cliente;

-Carrega o valor da marca;

-Peso, tamanho e forma que garantem a confortabilidade ao cliente;

 Benefícios Extrínsecos da Bolsa:

-Atendimento de qualidade ao cliente

-Decoração da loja atrativa

-Ambiente aconchegante, confortável e ventilado

-Grande disponibilidade do produto devido á grande produção do mesmo

-Garantia de 30 dias, caso haja algum defeito no produto

-Assistência técnica garantida quando o produto é levado na loja com nota fiscal

Benefícios Intrínsecos do Guarda-Chuva:

- Produto renovável, constituído por airbag

- Resistente, impermeável e tingivel

-Possui um sistema de aramado e haste diferente dos outros, na qual o runner (corredor) ao fechar é levantado, e não arrastado para baixo (podendo molhar o usuário)

- Ele tem a função de deixar a pessoa ou utensilio embaixo dele secas, através de sua capa

-Possui um design que favorece a eficiência e comodidade do cliente ao usar o produto

-Preço que atrai o cliente

-Carrega o valor da marca

-Peso, tamanho e forma que garantem conforto ao cliente

Benefícios extrínsecos do Guarda-Chuva:

- Atendimento de qualidade ao cliente

-Decoração da loja atrativa

-Ambiente aconchegante, confortável e ventilado

-Garantia de 30 dias, caso haja algum defeito no produto

-Assistência técnica garantida quando o produto é levado na loja com nota fiscal

-Grande disponibilidade do produto devido á grande produção do mesmo

2.1.3 Fatores Competitivos

 A maior diferença em relação aos fatores competitivos da bolsa está presente em sua forma, funcionalidade, em seus valores, preço e ideais. Já o guarda-chuva em relação a sua forma, funcionalidade, preço e valores.

 A forma é um diferencial, pois a bolsa contém vários bolsos, com um material diferente de todas as outras no mercado, o airbag, um material reutilizado. Mas também materiais decorativos que remetem à áreas tropicais como o Brasil. Já o guarda-chuva tem uma estética diferente da dos no mercado, com o material reutilizado airbag.

  A funcionalidade, porque seus bolsos desempenham um papel organizacional, os quais apresentam tamanhos e funções diversas, dentre elas divididas entre bens pequenos, médios e grandes, com um em especial, em que ele tem a função de armazenar o guarda-chuva da marca. Além disso seu material tem uma propriedade impermeabilizante. Já o guarda-chuva poderá ser guardado de modo pratico na bolsa pois é construído no estilo retrátil

Aos valores agregados da bolsa e o guarda-chuva, pelo fato de que as decorações na parte estética são de origem tropical, algo não muito presente na Rússia, fazendo o papel um diversificado em relação aos outros.

Os ideais contidos na bolsa, pois a empresa apoia uma causa social, em que reutiliza do airbag, coisa que normalmente é jogada fora após o uso, sem nenhum reaproveitamento.

O preço da bolsa e do guarda-chuva, já que por utilizar materiais reutilizados e apoiar uma causa social, o valor agregado para o cliente aumenta e o preço não.

  1. Custos percebidos pelo cliente

 São todos os custos psicológicos, físicos e financeiros, intrínsecos e extrínsecos percebidos pelo cliente quando ele toma a iniciativa de comprar o produto.

  • Custos Físicos:

 Todos os custos que fazem o cliente se deslocar desnecessariamente.

  1. Há menos lojas disponíveis que clientes para serem atendidos;
  2. Há menos funcionários disponíveis que clientes para serem atendidos;
  3. Deslocamento do cliente até a loja;
  4. Indisponibilidade do produto na loja;
  5. Posicionamento inapropriado do produto na loja, exigindo esforço ou incapacitando de comprar o cliente;
  6. Deslocamento desnecessário do cliente (ir até a loja, mas ao chegar a loja se encontra fechada)
  7. A não permissão de animais dentro do estabelecimento comercial;
  8. Local desagradável (ex: local perigoso, fedido, etc)
  9. Falta de energia no estabelecimento comercial;

  • Custos Psicológicos:

Todos os custos que fazem o cliente passar por estrese ao durante a compra do produto.

  1. Dificuldade de trocar o produto defeituoso;
  2. A falta de informação do vendedor;
  3. A falta de compromisso do vendedor com o comprador;
  4. A não adequação do vendedor ao meio;
  5. Quando o vendedor deixa de informar o cliente sobre os produtos à venda;
  6. A falta de Wi-Fi;
  7. Atraso na entrega do produto;

  • Custos Financeiros:

Todos os custos que fazem o cliente ter gastos com e além do produto.

  1. A falta de métodos de pagamento;
  2. Cobrança de tarifas sem ser do produto (ex: estacionamento, pedágio);
  3. A empresa não deixa claro para o cliente virtual a forma de pagamento;
  4. Cobrança de impostos (ex: imposto de atendimento)
  5. Elevação do preço;
  6. Falhas no pagamento;

2.1.5 Detalhes da marca da empresa e do produto

Nome: Transform

Objetivo: Trazer ao mercado Russo produtos feitos a partir de materiais reutilizáveis e com características brasileiras e tropicais, de gama média acessíveis para um amplo público-alvo.

 Valores da empresa: Contribuir com o meio ambiente, evitar desperdícios e diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte inapropriado de airbags.

Como: Através do reaproveitamento de airbags para a produção de nossos produtos.

Por quê utilizamos o Air bag?

 Porque é um material que é descartado logo após o uso, e não é muito reutilizado, o que torna nossa empresa única nesse quesito além de que com isso podemos dar o valor social da empresa já que nosso produto contribui para com o meio ambiente.

Produtos: Guarda-chuva e Bolsa.

Guarda-Chuva: Produto ecológico, constituído por airbag um material resistente, impermeável e tingível. O guarda-chuva possui um design que favorece a eficiência e comodidade do cliente ao usar o produto, ele também possuirá preço que atrai o cliente. Carrega o valor da marca. Além disso possui peso, forma e tamanho que facilitam na utilização do produto.

Bolsa: Produto ecológico, constituído por airbag um material resistente, impermeável e tingível.A organização dos objetos dentro e fora da bolsa será feita a partir de repartições que terão funções específicas, como: Bolso para celular, bolso para dinheiro etc.Ela possuirá impermeabilidade, e será constituída por material reciclável (airbag), revestido por couro sintético, e terá detalhes em materiais tropicais, assim como compartimento específico para guardar o guarda-chuva. Carrega o valor da marca.

2.1.6 Detalhes da marca da empresa e do produto

A marca da empresa foi criada a partir da ideia de conscientização ambiental. Dessa forma os desenvolvedores da marca tiveram de se questionar, “o que é capaz de surtir grande efeito de impacto nos russos? ”. Após muitas ideias, a resposta foi “airbag”.

Por que? A resposta é a seguinte: Na Rússia, os índices de acidentes de transito são muito altos, e pelo mesmo motivo, há o grande desperdício de airbags por parte de concessionarias, desmanches e ferros-velhos.

Então a ideia é seguinte: utilizar do airbag que costuma ser descartado para fazer produtos de moda, ecológicos e elegantes. Dentre eles uma bolsa (T-Bag) e um guarda-chuva (T-Bolly).

A T-Bag utilizaria do airbag para seu forro interno, de coloração rosada. No seu exterior o material utilizado seria o couro-sintético (outro material que contribui para o meio ambiente) de coloração marrom, com uma placa de metal com o logo da empresa em prata. Em seu interior há ali presente 2 bolsos, e no exterior um bolso capaz de armazenar o T-Brolly.

O T-Brolly empregaria o airbag em seu tecido, isso, pois o material em questão é impermeável, além de que os guarda-chuvas teriam todas as cores básicas e 2 estampas exclusivas, há essa possibilidade, já que o airbag é tingivel.

A Transform além da responsabilidade social, luta pela praticidade e por esse motivo os produtos foram projetados para tornar o ato de carregar o guarda-chuva uma forma simples. Como? Com um bolso, dessa forma não é necessário carregar o objeto em mãos. Tudo isso sem contar a lógica de onde o bolso externo está situado. Em uma posição estratégica, onde para retirar o acessório, é um movimento simples na qual não há nenhuma dificuldade parar retira-lo e coloca-lo.

  2.1.7 Identidade Visual

  • Logo

  • Sintetização do Logo

  • Mascote

  • Cartão

  • Folder

2.1.8 Elaboração do projeto do estande onde será apresentada a empresa e o produto

2.1.9 Precificação

 Precificação (Pricing ) é a atividade de marketing preocupada com a colocação de preços para novos produtos e o ajuste de preços para produtos existentes. 

A precificação faz parte do composto mercadológico e, do ponto-de-vista do consumidor, é elemento inseparável do produto (bem ou serviço). É através dessa relação que o consumidor pode avaliar a relação custo-benefício ou, em outros termos, sua possibilidade de extrair valor do dinheiro que ele dispende.

Os objetivos da precificação

 -Retorno financeiro esperado pela empresa.

 -Posicionar o produto junto ao seu segmento alvo.

 -Construir percepção de valor em relação ao produto.

 -Ajustar as condições de demanda e oferta.

 Estratégias e táticas de preço

 As estratégias de tática e preço são os elementos de tomada de decisão da empresa preocupadas com o estabelecimento de preços que atrairão o mercado-alvo, permitindo assim alcançar os objetivos de lucro.

A estratégia escolhida pela Transform foi a precificação baseada em custo, pois além de mais simples de ser feita, nossa empresa não está competindo em um nicho de mercado muito competitivo, já que a bolsa não é um produto de baixo valor, nem tem características que o tornem exclusivo.

A táticas de preços escolhidas pela Transform foram o preço pisicológico e o combinado, já que caso o cliente perceba benefícios no produto que façam com que ele ache que o mesmo é barato para o que oferece, o número de vendas aumentará significativamente, e o preço combinado para que na percepção do cliente seja mais vantajoso comprar o kit, do que comprar os produtos separadamente.

Custo de produção da Bolsa: R$ 80

Preço de venda da Bolsa: R$ 140    

2.2 Composto de Comunicação de Marketing

Nesse capitulo apresentaremos as estratégias e objetivos do nosso departamento de marketing e os canais de comunicação empregados para alcançarmos esses objetivos.

2.2.1 Estratégias e objetivos da comunicação 

Nossos objetivos são os de chamar o público feminino jovem, de segunda e terceira idade. Para isso utilizaremos de nossa propaganda que irá passar nas tvs duas vezes por dia as 8:15 horas da manhã, horário bom pois muitas pessoas acordam esse horário e ligam a televisão e o segundo horário é as 18:45 por ser um bom horário pois muitas pessoas casadas ligam a tv nesse horário. E também utilizaremos diversas redes sociais pois são amplamente utilizadas por nosso publico alvo.

2.2.4 Canais de comunicação empregados

Os canais de comunicação que serão utilizados são as redes sociais: twitter facebook, onde serão divulgadas imagens dos produtos periodicamente além da televisão onde se passara nossa propapanda.

Capitulo 3

Plano Operacional

3.1 Nome da empresa (Razão social)

A razão social da empresa é Transform Empresa de Reutilização Ltda. EPP.

O Ltda., pois a empresa contém um número limitado de sócios, e o EPP, porque ela é uma empresa de pequeno porte na qual tem um faturamento menor que R$360 mil por ano no calendário fiscal e possui 35 funcionários. Ela não é uma empresa de MEI (micro empreendedor individual).

O nome fantasia da empresa é Transform, em que a razão se dá principalmente pelo fato de que a empresa tem como base, transformar um produto que geralmente é jogado fora após sua utilização primária, reutilizando-o ao produzir novas peças, tal como a bolsa e o guarda-chuva.

Esse nome se dá também, pois ele é um nome moderno em que se adequa aos produtos oferecidos e ao mercado inserido, além de ser composto pela língua universal, o inglês. O nome fantasia traz um caráter “chique” aos produtos oferecidos pela empresa. Além disso, por ser uma empresa que se utiliza de airbag, um material que será obtido após um acidente ou quebra de um automóvel, apesar disso o nome “Transform” não dará um aspecto “pesado”, pois o mesmo não remete aos acontecimentos citados anteriormente.

3.2 Análise da localização

Galpão/Depósito/Armazém à Venda, 2388 m² por R$ 3.800.000 Pinheiro, Valinhos, SP, Foto 0

A portaria será voltada para a Rua Ezequiel Benedito Silva em Valinhos, e terá uma localização privilegiada pois a mesma se encontra muito próxima á rodovia da anhanguera e próxima a muitas distribuidoras além da proximidade com os correios.

Galpão/Depósito/Armazém à Venda, 2388 m² por R$ 3.800.000 Pinheiro, Valinhos, SP, Foto 10

Também escolhemos este galpão, pois ele possui uma área de carga e descarga.

Galpão/Depósito/Armazém à Venda, 2388 m² por R$ 3.800.000 Pinheiro, Valinhos, SP, Foto 3

Já no galpão em si temos três importantes áreas: uma na qual por ter maior espaço e não estar dividida converteremos em uma linha de produção, um outro por ter uma divisão especifica para ele usaremos como local de armazenamento de mercadorias e de matéria-prima, além de um espaço separado da linha de produção, onde trabalharão os: CEO, diretores e outros executivos além dos departamentos, pois no complexo já possui locais apropriados para a apropriação de escritórios.

Galpão/Depósito/Armazém à Venda, 2388 m² por R$ 3.800.000 Pinheiro, Valinhos, SP, Foto 4, Foto 4Galpão/Depósito/Armazém à Venda, 2388 m² por R$ 3.800.000 Pinheiro, Valinhos, SP, Foto 5, Foto 5Galpão/Depósito/Armazém à Venda, 2388 m² por R$ 3.800.000 Pinheiro, Valinhos, SP, Foto 6, Foto 6

Endereço: Rua Ezequiel Benedito Silva, Valinhos, SP

Valor da compra: R$ 3.800.000

Barracão comercial, excelente localização, mezanino com escritórios, sala de reunião, vestiário masculino e feminino, refeitório, pé direito de 8 m² piso industrial, várias vagas de garagem e portaria.

O galpão possui 2388m², na qual se equivale por R$ 1.591/m².

O código do galpão é BA00528, na qual é anunciado pela Madia Imóveis.

3.2.1 Estrutura da Empresa

A estrutura escolhida pela empresa é a funcional, de Taylor, é uma teoria científica que consiste nos funcionários terem a liberdade, para tratar diretamente com o supervisor do tema específico, pois eles possuem uma especialização em cada assunto a ser tratado pelo funcionário, dessa forma o funcionário não está submetido a questionar suas dúvidas ao seu supervisor, e assim fazendo com que os problemas sejam resolvidos com  mais rapidez e assim mantendo a flexibilidade do sistema uma das principais características da empresa . Diferentemente do sistema escolhido por nossa empresa em que há uma praticidade ao resolver esses tipos de problemas, com isso a flexibilidade é a característica principal de nossa empresa, pois os funcionários podem sentir-se livres para perguntarem a qualquer supervisor. Outro fator importante para nossa empresa é a qualidade das decisões, porque cada supervisor é focado em um só tema, podendo responder melhor o operário. Porém um problema desse sistema é o fato de não haver uma integração entre os supervisores, criando problemas para resolver perguntas complexas.

3.2.2 Considerações Gerais sobre a gestão da empresa

As decisões são tomadas com base na opinião de todos a respeito do mesmo tema, porém os administradores que irão toma-la, mesmo que a maioria não esteja de acordo.

Os sócios não interferem no funcionamento dos departamentos, já que os supervisores são mais especializados em cada um de seus respectivos temas.

As áreas que tomam decisões a respeito da empresa é a financeira, gerencial e os supervisores. As demais apenas quando estão interligadas a respeito de determinada temática.

Apesar das decisões serem tomadas de forma centralizada, a empresa valoriza a autonomia da área operacional, visando que o operário faça por conta própria, porém sempre informando o supervisor.

Para definir direcionamentos os sócios e gerentes se reúnem 3 vezes por semana para administrar a empresa, todas elas são redigidas por escrito e passadas para todos os supervisores.

Os mesmo se reúnem todos os dias com os funcionários e dessa forma, passam as informações redigidas pelos sócios e gerentes, além de passar o que cada funcionário deverá fazer e acompanhar cada um deles.  

3.2.2 Organogramas

 3.3 Descrição dos cargos

Os valores de salário indicados são baseados nos dados obtidos em: www.sine.com.br

Departamento de finanças:

  • Diretor de finanças: Profissional responsável por gerenciar os departamentos contábeis e financeiros, desenvolvendo normas internas, processos e procedimentos de finanças. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 11853.8

  • Gerente de finanças:  Profissional responsável pela gestão de tributos, formação do preço de venda, auditoria, controle das contas a pagar, controle das aplicações financeiras, controle dos saldos bancários, administração do fluxo de caixa e análise das demonstrações financeiras. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 10.000

  • Coordenador financeiro: Profissional responsável por coordenar o departamento de orçamento e de relatórios financeiros. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 6.500

  • Supervisor financeiro: Profissional responsável por supervisionar as atividades de contas a pagar e a receber, assegurando o cumprimento das obrigações financeiras. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 10.186

  • Analista financeiro: profissional responsável pelo processamento de contas a pagar e a receber, anotando corretamente a transferência de ativos e encerramento dos livros de forma correta. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 5.000

  • Assistente financeiro: profissional responsável por auxiliar e monitorar as atividades financeiras de uma determinada empresa. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 1706.1

Departamento de marketing

  • Diretor de marketing: profissional responsável pela elaboração do planejamento estratégico mercadológico da empresa. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 11.303

  • Gerente de marketing: profissional responsável por elaborar pesquisas de mercado e estratégias para aumentar as vendas. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 7.812

  • Coordenador marketing: profissional responsável por planejar e coordenar atividades relacionadas à comunicação de mercado interno e externo, com o objetivo de alavancar a marca da companhia e de seus produtos e serviços, para o público externo e interno. Coordenador de Marketing se responsabiliza em zelar pelo conteúdo e identidade visual da empresa e garantir a integração e atualização das informações em todos os meios de comunicação e ações como eventos e campanhas. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 5.502

  • Supervisor de marketing:  profissional responsável por criar, desenvolver, implantar, treinar e capacitar todas as etapas de campanhas promocionais e publicitárias da marca. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 3.132

  • Analista de marketing: profissional responsável por elaborar análises e acompanhar planos de ação de marketing. Esse funcionário costuma receber mensalmente. R$ 3.000

  • Consultor de marketing: profissional responsável por apontar os caminhos mais eficazes para chegar ao objetivo, orientando o corpo tático da empresa quanto aos passos para a sua execução. Um Consultor de Marketing, também auxilia no desenvolvimento das estratégias de motivação da equipe comercial. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 3.334

Departamento de Transporte

  • Transportador: Pessoa ou equipe que se encarrega de transportar o produto. Esse funcionário costuma receber mensalmente 4.065,86

Departamento de Moda

  • Estilista: Profissional responsável por trabalhar com a criação de estilos de roupas e acessórios. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 3.943

  • Departamento de estilo: Departamento da empresa responsável por criar estilos, roupas e outros. O assistente de estilo costuma receber mensalmente R$ 2.541

  • Modelista: Aquele (a) que faz, em papel aquilo que o estilista faz. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 4.000,00

  • Piloteiro: Confecciona peças e participa de todo o processo de fabricação, como montagem, corte e acabamento. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 1.472,78

  • Operador CAD: A palavra CAD é uma daquelas siglas que de tão utilizadas acabaram se tornando substantivos no dia a dia das empresas. C.A.D. é abreviatura de Computer-Aided Design, “desenho assistido por computador”, mais conhecida pelo software que a tornou famosa, o AutoCAD. O operador de CAD é o profissional que maneja os programas de computador especializados em desenhos técnicos, para áreas que vão desde autopeças até o mundo da moda. . Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 1525.19

  • Enfestador-Opera máquina enfestadeira na sobreposição e corte de tecidos, definindo o tipo de material, equipamentos disponíveis e necessidades de produção. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 1198.44

  • Cortador-Prepara materiais, equipamentos e ferramentas para a confecção de artefatos para o corte e cortam a mão e a máquina. Realiza testes e inspeções e compõem conjuntos e lotes de peças. Prepara máquinas para corte e realiza manutenção produtiva de máquinas, equipamentos e ferramentas. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 2.000

  • Estampador-Atua com estampas em tecidos, impressão, realiza o preparo de tintas e materiais, regula máquinas e organizar o local. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 1239.55

  • Revisor-Classifica bobinas de fios têxteis, tecidos planos e de malhas e prepara lotes de produção conforme programação pré-estabelecida . Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 1289.7

  • Setor de expedição - Cadastra a entrada e saída de produtos e materiais no sistema, realiza lançamento de notas fiscais, manutenção do sistema de estoque e registro de fretes e libera mercadorias de acordo com entrega. O auxiliar de expedição costuma receber mensalmente R$ 1.223,00

  • Setor de faturamento-Emite, classifica e confere notas ficais e boletos de cobrança, calcula impostos e retenções e controla pedidos faturados. O faturista costuma receber mensalmente R$ 1.521,00

  • Setor PCP-Atua com programação e controle de produção, alimenta planilhas e faz lançamentos de dados de relatórios. Obtém índice de produtividade e elabora gráficos de controle de qualidade e aparas. Lança no sistema informações dos produtos acabados e ajuda no planejamento da fábrica. Realiza acompanhamento da produção e faz análise da capacidade de produção. Atua com controle e definição de estoque de matéria-prima e insumos, define cronograma e prioridades de produção. Presta auxílio ao controle da produção interna do corte das peças, até a entrada do produto acabado na expedição e no estoque de produtos junto ao supervisor. O assistente de PCP costuma receber mensalmente R$ 1.742,00.

  • Departamento de Compras -é responsável pelo estabelecimento do fluxo dos materiais na empresa. Pelo seguimento junto ao fornecedor, e pela agilização da entrega além de desenvolver e manter boas relações com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais. O assistente de compras costuma receber mensalmente R$ 1.771,00.

  • Departamento de recebimento de matérias-coordenar e controlar as atividades de recebimento e devolução de materiais, analisar a documentação recebida, verificando se a compra está autorizada ,controlar os volumes declarados na Nota Fiscal e no Manifesto de Transporte com os volumes a serem efetivamente recebidos, proceder a conferência visual, verificando as condições de embalagem quanto a possíveis avarias na carga transportada e, respectivos documentos se for o caso, apontando as ressalvas de praxe nos,proceder a conferência quantitativa e qualitativa dos materiais recebidos. O auxiliar de recebimento costuma receber R$ 1.321,00.

  • Bordador- Confecciona bordados, acabamentos e conferência das peças têxteis. Programa, regula e prepara máquina para confecção de material, além de ajustar medidas. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 1186.69.

  • Contador- fazem os registros contábeis das empresas, cuidam de documentação, abertura e fechamento de empresas, prestam assessoria, fazem declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis, análises de balanços, etc. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 4.852,00.

  • Departamento jurídico- à atuação em defesa de uma empresa, representando-a perante órgãos judiciários e analisando documentações, padrões, contratos. O assistente jurídico costuma receber mensalmente R$ 1.516,00.

  • Administrador-são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 2.458,00.

  • Engenheiro de produção- planeja, projeta e gerencia sistemas organizacionais que envolvem recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais. Alia conhecimentos técnicos e gerenciais para otimizar o uso de recursos produtivos e diminuir os custos de produção de bens e serviços. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 8.000.

  • Supervisor administrativo-Supervisionar, coordenar e controlar atividades tipicamente administrativas como portaria, recepção, telefonia, almoxarifado, digitação de documentos diversos, elaboração relatórios, gráficos, desenhos de fluxos e processos, segurança patrimonial, arquivo geral, organização de eventos e outras. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 15.000.

  • Supervisor -O Supervisor Administrativo é o profissional que consulta a direção geral e a gerência de outras unidades da empresa sobre assuntos relativos à administração. Um Supervisor Administrativo controla a operacionalização dos processos administrativos de uma empresa, participando da elaboração da política administrativa da empresa, colaborando com informações, sugestões e experiências, a fim de contribuir para a definição de objetivos gerais e específicos e para a articulação da área administrativa com as demais. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 3.041,16.

  • Consultor de marketing-Exercer a gerência dos serviços de marketing, em empresa industrial, comercial, agrícola ou financeira, através do desenvolvimento de projetos de novos produtos e serviços, propondo ações de venda interna e externa. Elaborar projetos de microlocalização de pontos de atendimento, merchandising e programas de mídia e editoração de publicações internas, preparando e selecionando matérias para publicação e divulgação em órgãos informativos internos e externos, visando promover o consumo de produtos e/ou utilização dos serviços oferecidos pela empresa. Esse funcionário costuma receber mensalmente R$ 8.519

3.4. Cargos e funções

  • Diretor de finanças:
  1. Fazer o balanço;
  2. Fazer relatório de gastos;
  3. Coletar relatórios de funcionários inferiores;
  4. Pagar impostos de pessoa jurídica (IRPJ);
  5. Pagar imposto sobre produto industrializado-IPI;
  6. Pagar impostos de contribuição para o programa de integrações sociais-PIS;
  7. Pagar contribuição social sobre o faturamento das empresas-COFINS;
  8. Pagar imposto de aplicado sobre exportação-IE;
  • Gerente de finanças:
  1. Gerenciar contabilidade;
  2. Promover funcionários de finanças;
  3. Controla as movimentações financeiras;
  4. Controla aplicações financeiras;
  5. Realiza captação financeira;
  • Coordenador financeiro:
  1. Supervisionar os procedimentos de gestão;
  2. Preparar o relatório mensal e anual financeiro;
  3. Coordenar o processo de orçamento;
  4. Aconselhar a gerência sobre as alocações de financiamento da empresa;

  • Supervisor Financeiro:
  1. Assegurar o cumprimento das obrigações financeiras e recebimento dos créditos da empresa;
  2. Supervisionar as atividades de contas a pagar e tesouraria;
  3. Acompanhar e analisar o comportamento do mercado financeiro, visando financiar decisões relacionadas com captação ou aplicação de recursos;
  4. Negociar despesas bancárias, seguros de veículos e outras tarifas bancárias, minimizando os custos dessas transações;
  5. Preparar o fluxo de caixa diário e semanal;
  6. Captar recursos financeiros no mercado, buscando as melhores formas e taxas de juros, visando atender a necessidades da empresa;
  7. Preparar documentação para procedimentos judiciais em relação a créditos da empresa;
  8. Controlar a posição de débitos de clientes para liberação de novos pedidos de compra;
  9. Preparar relatório sobre posição de clientes inadimplentes, contatando os representantes para solução de pendências;

  • Analista financeiro:
  1. Elaborar processos de geração da análise envolvendo a coletas de dados do faturamento;
  2. Analisar todas as operações da empresa;
  3. Consultar a literatura para ver exemplos de medidas adequadas, que se tornarão indicadores reveladores de problemas operacionais;
  4. Desenvolver um calendário e um procedimento para gerar essas medições em uma base regular;
  5. Planejar um formato adequado para a emissão dos resultados da gestão;
  6. Acompanhar toda a atividade empresarial viável revendo cuidadosamente as operações de uma determinada visão;
  7. Analisar o fluxo de caixa;
  8. Fazer simulações, identificando problemas e oportunidades para melhorar o desempenho econômico-financeiro da empresa;
  9. Acompanhar o comportamento das previsões em relação às realizações das premissas do fluxo de caixa, visando identificar e discutir as ocasionais distorções;
  10. Preparar e apresentar projeções e simulações estratégicas antecipando os resultados da empresa, permitindo ações corretivas se for o caso
  11. Acompanhar o cronograma físico-financeiro da empresa;
  12. Apurar e analisar os custos dos produtos da empresa, identificando oportunidades de redução destes, visando alterações planejadas para melhorar os lucros;
  13. Elaborar estudos de viabilidade econômica de produto;
  14. Diagnosticar a condição financeira da empresa, tomar decisões financeiras estratégicas com base nos resultados do diagnóstico efetuado;
  15. Pesquisar fontes de financiamento confiáveis desenvolvendo outros trabalhos no âmbito econômico-financeiro de interesse da empresa;

  • Assistente financeiro
  1. Efetuar levantamentos e controles de pouca complexidade relativos aos registros das transações financeiras necessárias à sua gestão;
  1. Realizar conciliação bancária das contas, conferindo os lançamentos de tarifas, pagamentos e créditos;
  2. Efetuar a baixa no sistema de controle bancário, verificando eventuais pendências;
  3. Realizar os processos de recebimento;
  4. Verificar casos de inadimplência, identificando formas de negociação para diminuir o passivo;
  5. Realizar relatórios de despesas e emitir notas e taxa de administração e intermediação;
  6. Enviar aos locatários avisos de cobrança;
  7. Controlar os pagamentos e negociar inadimplência;
  8. Controlar vencimento e data de reajuste dos contratos de locação e vendas, informando o locatário;
  9. Avaliar os prazos de pagamento;
  10. Separar os documentos a serem pagos e emitir cheques;
  11. Requisitar e encaminhar mensageiro para os serviços de pagamento em bancos e órgãos externos;
  12. Controlar todos os processos de pagamentos (fornecedores, folha de pagamento, impostos, encargos, etc.);
  13. Conferir os protocolos de entrega de notas fiscais, boletos e documentos para pagamento;
  14. Emitir as guias de recolhimento dos impostos;
  15. Efetuar o processo de transferência eletrônica de dados;
  16. Conferir os pagamentos realizados, organizando e arquivando os comprovantes;
  17. Separar guias de pagamento e notas fiscais;
  18. Baixar diariamente os cheques e pagamentos on-line;
  19. Realizar arquivo da área financeira (internos e externos);

  • Diretor de marketing
  1. Conduzir os projetos de lançamentos e relançamentos de produtos;
  2. Desenvolver o plano de marketing para as linhas de produtos e marcas designadas;
  3. Acompanhar a rentabilidade, vendas em valor e volume das linhas, estabelecendo previsões de vendas;
  4. Elaborar orçamento para as linhas e marcas, incluindo o plano de ação;
  5. Coordenar a definição dos produtos que compõe as linhas para o lançamento e acompanhamento dos produtos no mercado;
  6. Definir as diversidades dos produtos;
  7. Acompanhar a evolução do mercado;
  8. Identificar novas oportunidades de negócios;
  9. Definir planos estratégicos de marketing;
  10. Desenvolver e avaliar estratégias de comunicação como: campanhas de propaganda, promoção de vendas e merchandising, atividades de relações públicas e marketing direto, monitorando as agências de propaganda, relações públicas, promoções, pesquisa de mercado;

  • Gerente de marketing
  1. Estudar o comportamento do consumidor;
  2. Relacionar as necessidades do consumidor e realizar mudança a fim de sacia-las;
  3. Produzir relatório destacando o público alvo, o preço, a promoção e o local de venda de cada produto;
  4. Elaborar estratégias de venda de acordo com as observações feitas;
  5. Examinar contratos de compra e venda, adequar os contratos ás exigências do vendedor e do comprador, objetivando o benefício de ambos;
  6. Prestar assessoria a pequenas e médias empresas, elaborando estratégias para melhorar a imagem e maximizar o lucro;
  7. Coordenar campanhas publicitárias, promover qualquer imagem, seja de um produto, serviço, empresa pública ou privada, pessoa pública;
  8. Acompanhar o processo de negociação, incluindo ideias que visem à melhoria da imagem do cliente;
  9. Elaborar tática de venda, de acordo com as necessidades do cliente, propor ações de venda interna e externa, elaborando projetos de microlocalização de pontos de atendimento, merchandising e programas de publicidade e propaganda;
  10. Planejar e conduzir as pesquisas de marketing da empresa, definindo as ferramentas e instrumentos de pesquisa e o público alvo;
  11. Planejar e conduzir o desenvolvimento de novos produtos;
  12. Supervisionar a execução das atividades desta área, pesquisar e analisar a concorrência, elaborando relatórios periódicos para a diretoria da área;
  13. Criar e programar um plano de desenvolvimento das diferentes linhas do portfólio observando as oportunidades de mercado;
  14. Pesquisar e apontar as tendências de mercado analisando e traduzindo todas as informações coletadas no mercado, indicando os pontos fortes e fracos;

  • Coordenador de marketing
  1. Elaborar, propor e acompanhar os planos e programas de marketing, através do desenvolvimento e promoção dos produtos, participando da formulação da política comercial da empresa;
  2. Analisar e avaliar os enfoques promocionais, os veículos e canais de propaganda utilizados;
  3. Estabelecer, acompanhar e conduzir o plano de marketing dos produtos, criar, planejar;
  4. Executar e acompanhar as promoções e ações de marketing, liderar a equipe, elaborar relatórios e fazer reuniões;
  5. Coordenar campanhas, estabelecer comunicação com equipes de outros setores;
  6. De acordo com o surgimento de necessidades na produção de ações e campanhas;
  7. Coordenar e desenvolver materiais promocionais de divulgação da empresa e dos produtos;
  8. Elaborar e acompanhar planos de marketing;
  9. Responder pela organização de feiras, exposições e eventos dos quais a empresa participa;
  10. Desenvolver projetos de novos produtos e serviços, propondo ações de venda interna e externa, elaborando projetos de microlocalização de pontos de atendimento, merchandising e programas de publicidade e propaganda;
  11. Realizar estudos para detectar e aproveitar oportunidades de mercado, criando e desenvolvendo novos produtos ou adequando os já existentes atendendo as necessidades dos clientes;

  • Supervisor de marketing
  1. Planejar e executar campanhas promocionais publicitárias e de fidelização e incentivo do cliente e marketing de relacionamento;
  2. Programar pesquisas de mercado e de inteligência competitiva, desenvolvendo e gerando soluções, diferenciais, inovações contínuas, novos mercados e aumento de faturamento da marca;
  3. Elaborar e desenvolver a operacionalização do planejamento estratégico para se atingir o mercado e público alvo;
  4. Executar e concluir campanhas e divulgações;
  5. Trazer resultados e realizar relatórios gerenciais diários, semanais e mensais;
  6. Divulgar os serviços e produtos da marca em mídias diversas e convergentes;
  7. Atuar em planejamento e desenvolvimento de gestão de eventos;
  8. Atuar na supervisão de marketing de relacionamento e retenção de clientes, práticas de prospectar, marketing direto, endomarketing e pós-vendas;
  9. Identificar oportunidades e acompanhar negociações de eventos, planejando, avaliando e coordenando a execução dos mesmos, alocando os recursos necessários para a sua realização, levantando os custos envolvidos e os respectivos retornos financeiros;
  10. Visitar o mercado com finalidades pré-definidas, verificando a qualidade na prestação de serviços e atendendo solicitações ou reclamações de clientes e observando as ações desenvolvidas pela equipe e pela concorrência;
  11. Auxiliar também em negociações junto aos clientes no que se refere a investimentos;
  12. Controlar a entrada e saída de materiais de merchandising, acompanhando e cobrando o correto controle dos materiais emprestados;
  13. Supervisionar a equipe de marketing desenvolvendo e ministrando treinamentos para a equipe de vendas e distribuição, no que tange aos projetos de marketing;
  14. Cuidar e administrar a área de marketing (panfleto, folders, assessoria de imprensa, rótulo, produto novo, feira e exposição);
  15. Desenvolver materiais promocionais de divulgação da empresa e dos produtos;

  • Analista de marketing:
  1. Responsabilizar-se por atividades de promoção de produtos, apoiando a programação dos padrões de comunicação visual e escrita da empresa, visando à boa imagem da empresa;
  2. Analisar a organização e realização de simpósios, eventos e feiras, conforme convites recebidos, analisando a importância do comparecimento aos mesmos, com objetivo de marcar presença
  3. Prospectar oportunidades e interagir com a área;
  4. Participar de comissões e grupos de trabalho, envolvendo atividades de marketing, tais como: pesquisas e padronização de propostas, a fim de programar melhorias em geral e específicas da área;
  5. Obter orçamentos de subfornecedores, desenvolvendo as negociações, analisando propostas e qualidade de materiais, com objetivo de comprar produtos e serviços, atender clientes, prestando informações sobre produtos e atividades da empresa, com a finalidade de sanar dúvidas e zelar pela satisfação dos clientes;
  6. Efetuar pesquisas de mercado;
  7. Construir ferramentas, tais como questionários e entrevistas para conhecer os desejos e as necessidades do público;
  8. Divulgar o lema e os produtos que representa, junto de jornalistas e outros;
  9. Organizar eventos que atraiam o interesse dos consumidores, conhecer os procedimentos, instruções e normas dos sistemas da qualidade, buscando praticá-las no dia-a-dia, visando promover o consumo de produtos ou utilização dos serviços oferecidos pela empresa;

  • Consultor de marketing
  1. Avaliar o andamento do trabalho;
  2. Corrigir os rumos, avaliar a eficiência das ações;
  3. Orientar a empresa, apontar os caminhos, auxiliando em todo o processo para chegar a um determinado objetivo;
  4. Elaborar planejamentos estratégicos por períodos;
  5. Auxiliar nas estratégias financeiras, benchmarking, pesquisa de mercado;
  6. Definir mídias de apoio e relação ao custo-benefício;
  7. Definir estratégias de marketing e web marketing com parcerias, divulgação e pagamentos, definem alianças estratégicas para divulgação, comercialização e continuidade de projeto;
  8. Elaborar estudos de bases de dados mensurando resultados de forma contínua;
  9. Gerenciar o cronograma e prioriza as demandas do cliente;
  10. Planejar, desenvolver e implementar atividades de segmentação;
  11. Participar de projetos de estratégias de aquisição, rentabilização e retenção de clientes e atua na capacitação de profissionais;

  • Transportador:
  1. Levar o produto da fábrica até a aduana;
  2. Quando o Incoterm do fornecedor de matéria-prima for ExWorks, o transportador deverá buscar a mercadoria;
  3. Encarregara-se de pagar a taxa do pedágio; (Os custos não são arcados pelo mesmo)
  4. Encarregara-se de verificar o nível de óleo; (Os custos não são arcados pelo mesmo)
  5. Encarregara-se de verificar o nível de combustível; (Os custos não são arcados pelo mesmo)
  6. Encarregara-se de verificar a calibragem dos pneus; (Os custos não são arcados pelo mesmo)
  7. Encarregara-se de verificar o nível de água; (Os custos não são arcados pelo mesmo)
  8. Encarrega-se de manter o veículo limpo e organizado;
  9. Colocar a mercadoria no veículo;
  10. Retirar a mercadoria do veículo;

  • Estilista:
  1. Faz pesquisa de tendência;
  2. Faz pesquisa de mercado;
  3. Faz pesquisa comportamento;
  4. Define a cartela de cores do produto;
  5. Define os materiais utilizados na confecção do produto; (tecidos, aviamentos...)
  6. Desenha a coleção; (Faz os croquis)
  7. Define as variantes de cor para os produtos; (Diferentes cores para a uma peça ou um conjunto de peças, com conjuntos combinando)
  8. Define o layout da peça;
  9. Cria estampas para o produto;
  10. Elabora desfiles para divulgar seu trabalho;

  • Departamento de estilo:
  1. Confere se a peça do estilista é apropriada para o mercado;
  2. Apura custos;
  3. Cadastra a quantidade de material necessário para cada produto;
  4. Cria uma ficha técnica;
  5. Define que setores o produto irá passar;

  • Modelista
  1. Faz ampliações dos tamanhos dos moldes;
  2. Faz a matriz da modelagem;

  • Piloteiro
  1. Pratica todas as funções na produção da peça piloto;

  • Operador CAD (risco)

  1. Faz o estudo de melhor encaixe em relação ao consumo e rendimento dos materiais;
  2. Faz a impressão na Plotter;
  3. Digitaliza o molde;

  • Enfestador
  1. Faz uma pilha com folhas de tecido, a partir de seu rolo; (para depois o trabalho do cortador)

  • Cortador
  1. Faz o corte do tecido em subdivisões da peça;
  2. Manuseia a máquina de corte;

  • Costureiro
  1. Trançar as costuras;
  2. Segue o layout da peça;
  3. Faz o fechamento;

  • Estampador
  1. Responsável por personalizar o produto;

Dependendo do produto:

2.Sublimar;

3.Praticar a caligrafia ou a termo transferência;

  • Revisor
  1. Faz a inspeção de qualidade durante e no fim do processo;
  2. Alerta se as costuras estão bem costuradas;
  3. Alerta se as medidas estão conforme o padrão;
  4. Verifica se as etiquetas estão conforme;
  5. Verifica se os zíperes estão funcionando corretamente;

  • Setor de embalagem
  1. Condiciona o produto na embalagem;
  2. Etiqueta o produto;
  3. Põem o código de barra;

  • Setor de expedição e faturamento

  1. Responsável por separar o pedido;
  2. Responsável por estocar o produto;
  3. Faz a emissão da nota fiscal;
  4. Condicionar o produto em uma caixa;

  • Setor PCP (planejamento e controle de produção)
  1. Planejar as ações dento da empresa
  2. Fazer a explosão de materiais (MRP/manufacturing resource planning ou planejamento das necessidades materiais)
  3. Fazem o cálculo de necessidades;
  4. Envia para o departamento de compras as necessidades de compras de materiais;
  5. Determina o momento de liberar uma OP (Ordem de Produção);
  6. Faz o balanceamento de produção nos setores;
  7. Controla a produção; (confere se o que foi planejado ocorreu da mesma forma)
  8. Faz ações corretivas conforme os resultados da produção;

  • Departamento de compras
  1. Buscar a melhor negociação;
  2. Fazem as cotações de preço no mercado;
  3. Compram o produto combinado na melhor faixa de preço possível;

  • Departamento de recebimento de matérias
  1. Conferem a quantidade de material comprado;
  2. Conferem a qualidade de material comprado;
  3. Conferem as condições comerciais;

a) Confere o preço cobrado;

b) Confere se o prazo está correto;

 

  • Bordador
  1. Opera a máquina de bordado;
  2. Faz o logo bordado;

  • Contador:
  1. Estar totalmente adequado às leis que dizem respeito ao patrimônio das pessoas jurídicas, datas e prazos dos impostos que a empresa deve pagar;
  2. Interpretar as informações coletadas para, desta forma, saber que atitudes devem ser tomadas para o crescimento das empresas onde exerce suas funções;
  3. Pode ter a função de assessor (prestação de serviços);
  4. Professor do segmento contábil;
  5. Colaborador de pessoas jurídicas (atuando na escrituração contábil, no departamento fiscal ou pessoal);
  6. Auditor (independente, interno ou externo);
  7. Analista de contabilidade;
  8. Perito contábil (agente fiscal de tributos);
  9. Sócio ou proprietário de escritório contábil (realizando consultoria);
  10. Registrar a criação de empresa;
  11. Elaborar o contrato social;
  12. Auxiliar nos cuidados da documentação empresarial;
  13. Elaborar guias para recolhimento dos cargos dos impostos;
  14. Fazer registros de admissão e demissão de empregados;
  15. Elaborar a folha de pagamento;
  16. Calcular o IR – Imposto de renda;
  17. Calcular o IPI – Imposto sobre produtos industrializados;
  18. Calcular o ISSQN – Imposto sobre os serviços de qualquer natureza;
  19. Calcular o IOS – Imposto sobre operações financeiras ou de seguros;
  20. Calcular o INSS – Instituto nacional do seguro social;
  21. Calcular o PIS – Programa de integração social;
  22. Calcular o COFINS – Contribuição para financiamento da seguridade social;
  23. Calcular o ICMS – Imposto sobre as operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação;
  24. Identificar investimentos mais rentáveis ou menos seguros;
  25. Visualizar o endividamento da empresa;
  26. Perceber se acontecem gastos desnecessários e assim pode trabalhar com políticas de redução de custos;

  1. Verificar como anda o giro de seus estoques e a vida útil de seus móveis, equipamentos, veículos, entre outros através do cálculo de depreciação;

  • Departamento jurídico:
  1. Prever riscos e minimizar prejuízos;
  2. Apresentar indicadores de desempenho;
  3. Defender a empresa;
  4. Representar em órgãos;
  5. Analisar as documentações, contratos, etc;
  6. Propor ações judiciais relativas aos direitos da empresa;
  7. Interpor recursos perante os tribunais;
  8. Defender a empresa em processos administrativos;
  9. Acompanhar o andamento das ações judiciais ou processos administrativos de interesse da empresa, inclusive em interface com os escritórios externos, fiscalizando as suas atividades;
  10. Redigir contratos, bem como sugerir alterações de cláusulas que possam comprometer no futuro o patrimônio da empresa;
  11. Emitir pareceres, responder a consultas, analisar negócios empresariais
  12. Zelar pelo cumprimento das leis;
  13. Emitir relatórios e fornecer informações gerenciais para os gestores quanto ao contingenciamento e aos riscos processuais;
  14. Auditar internamente os procedimentos de outros departamentos;
  15. Elaborar de políticas de proteção das informações vitais;
  16. Atuar como conselheiro para exercer atos;
  17. Realizar algumas diligências;
  18. Alimentar sistemas;
  19. Escolher ou apontar à direção da empresa o mais adequado modelo de gestão dos trabalhos jurídicos;
  20. Analisar a contratação e demissão de funcionário;
  21. Atender a todas as atividades da empresa;
  22. Estar sempre atualizado com as alterações promovidas nas leis;

  • Administrador:
  1. Responsável por organizar, planejar e orientar o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas;
  2. Buscar soluções para todo tipo de problema administrativo;
  3. Planejar atividades para o funcionamento dos vários setores da empresa;
  4. Calcular despesas garantindo a perfeita circulação de informações e orientações;
  5. Planejar, organizar e controlar as atividades de empresas públicas e privadas;
  6. Traçar estratégias e métodos de trabalho nas mais variadas áreas - rural, hospitalar, agroindustrial, escolar, financeira e muitas outras;
  7. Atuar e auxiliar sua empresa em situações de crise;
  8. Definir onde investir o dinheiro;
  9. Equilibrar a saúde financeira e produtiva da empresa;
  10. Responsável pelo bom andamento de todos os departamentos de uma empresa;
  11. Definição de objetivos, diretrizes, planos, determinação de métodos e processos de trabalho, programação de tarefas, etc;
  12. Determinar, antecipadamente, os resultados a serem alcançados e os meios pelos quais a empresa poderá alcançá-los;
  13. Fazer com que seus subordinados executem o que foi planejado;
  14. Transmitir os planos aos subordinados;
  15. Estimular seus subordinados de maneira a despertar-lhes a motivação para que atinjam os objetivos e metas predeterminadas;

  • Engenheiro de produção;

  1. Desenhar processos para a linha de produção;
  2. Definir indicadores de desempenho para controle da produção (Peças produzidas por hora);
  3. Realizar o planejamento da produção definindo os itens e locais a serem produzidos;
  4. Realizar planejamento da produção definindo os locais e a sequência de produção;
  5. Definir metas de produtividade para cada uma das linhas de produção;
  6. Definir estratégia de compra de matéria prima
  7. Definir estratégia de distribuição dos produtos;
  8. Recomendar o perfil do profissional adequado frente as necessidades técnicas do processo;
  9. Definir estratégia de automatização de processos industriais;
  10. Definir os níveis de estoques de matéria prima e produto acabados;
  11. Mapear pontos fracos nos processos produtivos;
  12. Propor melhorias para ganho de produtividade e maior lucro;
  13. Definir estratégias para armazenagem dos produtos;
  14. Participar de reuniões com a área de compras para definir especificações de matéria prima;
  15. Definir o layout das fábricas para ter um fluxo mais eficiente;
  16. Realizar treinamento específicos para o time de produção;
  17. Realizar medição de tempos e movimentos;
  18. Dar suporte nas análises de custos dos produtos (quanto custo o produto);
  19. Avaliar a capacidade de produção;
  20. Dimensionar a quantidade de matéria prima a ser comprada;
  21. Dar suporte na definição de procedimentos de controle de qualidade;
  22. Dar suporte na definição dos equipamentos fabris;
  23. Dimensionar a área de armazenagem de produtos acabado e matéria prima;
  24. Medir a eficiência dos equipamentos de produção;

  • Diretor de Recursos Humanos

  1. Definir cargos para as áreas da empresa;
  2. Definir o perfil dos profissionais a serem contratados;
  3. Definir salários a serem praticados;
  4. Realizar avaliação dos profissionais de acordo com as normas da empresa;
  5. Elaborar grade de treinamentos para cada funcionário da empresa;
  6. Definir o plano de carreira;
  7. Definir reajuste de salários;
  8. Negociar com sindicato das categorias;
  9. Elaborar folha de pagamento;
  10. Controlar Horas extras;
  11. Coletar documentação para contratação de profissionais;
  12. Entrevistar profissionais a serem contratados;
  13. Demitir funcionários de baixa performance;
  14. Realizar cálculos referente aos custos de mão de obra, com encargos;
  15. Suporte na contratação de serviços de Saúde; limpeza e conservação; alimentação; transporte; etc...
  16. Monitoramento da saúde e disponibilidade física dos funcionários;
  17. Definir de turnos de trabalho;
  18. Definir os benefícios que fazem parte da remuneração dos profissionais;
  19. Estabelecer regras para retirada de férias dos funcionários;
  20. Definir regras para distribuição de Bônus anual;
  21. Definir carga horaria de trabalho;
  22. Avaliar se as condições de trabalho estão de acordo;
  23. Garantir que os direitos do trabalhador estão sendo cumpridos, e de acordo com o contrato;

  • Supervisor:
  1. Instruir, auxiliar, incentivar o nível mais baixo do sistema a implementar e desempenhar as suas atividades;
  2. Observar o nível de desempenho, com fornecimento de feedback documentado que leva à resolução colaborativa de problemas;
  3. Demonstrar interesse pela supervisão e pelos supervisionados;
  4. Mostrar respeito, empatia, apoio, flexibilidade;
  5. Ser focado e prático;
  6. Definir padrões;
  7. Prover instruções, conhecimentos, bom acompanhamento aos supervisionados;
  8. Promover a comunicação aberta;
  9. Dar um feedback claro sobre os pontos fortes e fracos;
  10. Dar reconhecimento pelo trabalho bem realizado;
  11. Reconhecer a necessidade do pessoal de contribuir no processo de supervisão ;
  12. Apoiar a equipa baseada na infra-estrutura e resolução de problemas;
  13. Facilitar o desempenho do pessoal;
  14. Ser positivo em relação à qualidade, supervisão e ao potencial dos supervisionados;
  15. Exibir competências de liderança;

  • Supervisor Administrativo
  1. Consulta a direção geral e a gerência de outras unidades da empresa sobre assuntos relativos à administração;
  2. Controla a operacionalização dos processos administrativos de uma empresa;
  3. Participa da elaboração da política administrativa da empresa;
  4. Colabora com informações, sugestões e experiências, a fim de contribuir para a definição de objetivos gerais e específicos;
  5. Para a articulação da área administrativa com as demais;
  6. Supervisionar, organizar, comandar, coordenar e controlar as atividades realizadas pelos subordinados, ou seja, verificar se as tarefas estão sendo realizadas no prazo e com a qualidade necessária;
  7. Checar cumprimento de horários, distribuir tarefas, determinar correções, realizando a supervisão de equipe de apoio e desenvolvimento de projetos;
  8. Ser responsável por toda área administrativa da empresa como RH, DP, Rotinas Fiscais, Contábeis e Administração geral do dia-a-dia;

  • Consultor de marketing
  1. Apontar os caminhos mais eficazes para chegar ao objetivo, orientando o corpo tático da empresa quanto aos passos para sua execução;
  2. Auxiliar no desenvolvimento das estratégias de motivação da equipe comercial;
  3. Avaliar o andamento do trabalho;
  4. Corrigir os rumos;
  5. Avaliar a eficiência das ações;
  6. Orientar a empresa;
  7. Apontar os caminhos;
  8. Auxiliar em todo o processo para chegar a um determinado objetivo
  9. Elaborar planejamentos estratégicos por períodos-auxiliar nas estratégias financeiras;
  10. Benchmarking, pesquisa de mercado;
  11. Definir mídias de apoio e relação ao custo-benefício;
  12. Definir estratégias de marketing e web marketing com parcerias;
  13. Divulgação e pagamentos;
  14. Definir alianças estratégicas para divulgação, comercialização e continuidade de projeto, atuar na gestão e no planejamento de projetos de CRM e de data-base marketing juntamente com os clientes;
  15. Responsabiliza-se pela programação e acompanhamento das ações de Cross e Up-selling, efetuar o levantamento de necessidades e desenvolvimento de briefings;
  16. Elabora estudos de bases de dados mensurando resultados de forma contínua;
  17. Gerenciar o cronograma e prioriza as demandas do cliente;
  18. Planejar, desenvolver e implementar atividades de segmentação;
  19. Participar de projetos de estratégias de aquisição, rentabilização e retenção de clientes;
  20. Atuar na capacitação de profissionais;
  21. Consultor de vendas;
  22. Responsável por realizar vendas externas fazendo uso das melhores técnicas e das estratégias mais inovadoras;
  23. Realizar estudos de mercado externo;
  24. Planejar estratégias de venda;
  25. Interpretar os sinais do mercado;
  26. Tirar partido das tendências do mercado;
  27. Estar atento às necessidades e características do cliente;
  28. Desenvolver uma relação de confiança e respeito com o cliente;
  29. Realizar o acompanhamento dos processos de venda;
  30. Em alguns momentos, atuar como mediador das relações comerciais entre o responsável pela realização de determinados serviços externos;
  31. Realizar análise de contratos de serviços externos;
  32. Verificar a viabilidade;
  33. Controlar algumas relações comerciais;

      3.5 Aspectos legais e societários

Isso se refere aos requisitos de funcionamento da empresa:

      3.5.1Contrato Social

CONTRATO DE CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADE LIMITADA

Borboleta Fabricante de Bolsas e Guarda-Chuvas Ltda.

Pelo presente instrumento particular de contrato social, os abaixo assinados:

1. Lucas Teixeira Grippa, brasileiro, natural de Campinas-SP, casado no regime de comunhão parcial de bens, empresário inscrito no CPF sob o número 245.135.678/12, portador do documento de identidade RG número 23.255.300-55, expedido por SSP/SP, residente e domiciliado na Rua Aldovar Goulart, número 10, bairro jardim primavera, município de Campinas,  CEP 23132-213;

2. João Gabriel Vidal Patricio, brasileiro, natural de Campinas-SP, solteiro, empresário inscrito no CPF sob o número 242.424.242-00, portador do documento de identidade RG número 24.242.242-9, expedido por SSP/SP, residente domiciliado na Rua Dom João Gabriel, número 30, bairro jardim botânico, distrito de Sousas, no município de Campinas, CEP 13106-212;

3. Gustavo de Castro Rios, brasileiro, natural de Jundiaí/SP, casado no regime de comunhão parcial de bens, empresário, inscrito no CPF sob o nº 392.954.189-24, portador do documento de identidade RG nº 50.630.879-9, expedido por SSP/SP, residente e domiciliado na Rua Professora Laurença dos Santos, nº 1610, apartamento nº 1620, bairro Jardim Lacerda, município de Vinhedo, estado de São Paulo, CEP 32412-45;

4. Inácio Alves Dos Santos Júnior, brasileiro, natural de Vinhedo/SP, casado no regime de comunhão parcial de bens, empresário, inscrito no CPF sob o nº 392.954.188-24, portador do documento de identidade RG nº 50.630.878-9, expedido por SSP/SP, residente e domiciliado na Rua Maestro José Rodrigues Dos Santos, nº 1620, apartamento nº 1610, bairro Jardim Lacerda, município de Vinhedo, estado de São Paulo, CEP 13280-000;

5.Gabriel Dell’Erba, uruguaio, natural de Montevidéu, solteiro, contador inscrito no CPF sob o número 267.454.182-24, portador do documento de identidade RG número 32.294.427-24 , expedido por SSP/SP, residente e domiciliado na Rua Brisa Forte número 23, bairro Buracão, município de Vinhedo, estado de São Paulo CEP 13-576-398;

6.Adriel Gardini Santos, brasileiro, natural de Campinas-SP, solteiro, empresário inscrito no CPF sob o número 140.898.244/76, portador do documento de identidade RG número 34.455.632-09, expedido por SSP/SP, residente domiciliado na Rua Jucá lobato de campos número 700, bairro do castelo, município de Valinhos, estado de São Paulo, CEP 13-400-897.

Por meio deste instrumento de constituição, instituir uma SOCIEDADE LIMITADA, nos moldes do Código Civil, mediante as seguintes cláusulas:

Cláusula 1a: A sociedade girará sob o nome empresarial do tipo denominação social, BORBOLETA FABRICANTE DE BOLSAS E GUARDA-CHUVAS LTDA., atuará sob o nome fantasia de TRANSFORM e terá sede e domicilio na Rua Ezequiel Lene da Silva número 112, área industrial no município de São Paulo, CEP 13127-346.

Cláusula 2a: A sociedade poderá, a qualquer tempo, abrir ou fechar filial na Rússia, por deliberação dos sócios.

Cláusula 3a: O montante do capital social será de 13.000.000,00 (treze milhões de reais) dividido em 130.000,00 (cento e trinta mil) cotas de valor nominal R$ 100,00 (cem reais) cada uma, integralizadas, neste ato em moedas correntes do País, pelos sócios: Lucas Teixeira Grippa número de quotas 20.000, no valor de R$ 2.000.000,00, João Gabriel  Vidal Patricio número de  quotas 20.000, no valor de R$ 2.000.000,00, Gustavo Fernandes de Castro Rios número de  quotas 30.000, no valor de R$ 3.000.000,00, Inácio número de  quotas 20.000, no valor de R$2.000.000,00, Gabriel Raucci Dell’Erba número de  quotas 20.000, no valor de R$ 2.000.000,00 e, Adriel Gardini Santos número de  quotas 20.000, no valor de R$ 2.000.000,00.

Cláusula 4a: O objeto será o ramo de venda e exportação de produtos industrializados de vestuário para mulheres de segunda e meia idade, produzidos na sede da empresa no País de origem, o Brasil, e exportados para as filias vendedoras na Rússia.

Cláusula 5a: A sociedade iniciará suas atividades em 11.11.2017 e seu prazo de duração é indeterminado.

Cláusula 6a: As quotas são indivisíveis e não poderão ser cedidas ou transferidas a terceiros sem o consentimento dos outros sócios, a quem fica assegurado, em igualdade de condições e preço, direito de preferência para a sua aquisição, se postas à venda, formalizando, se realizada a cessão delas, a alteração contratual pertinente.

Cláusula 7a: A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

Cláusula 8ª: Cabe ao sócio que desejar ceder ou transferir suas cotas ou retirar-se da sociedade comunicar aos demais, por escrito, com prazo mínimo de 60 (sessenta) dias, garantindo aos sócios remanescentes o direito de preferência.

Cláusula 9a: Se nenhum dos sócios usarem do direito de preferência, no prazo de 60 (sessenta) dias após o recebimento do aviso de que trata este artigo, tem o sócio cedente a liberdade de transferir a sua quota a terceiro.

Cláusula 10: Caso algum sócio seja retirado da empresa, por estar colocando em risco a continuidade das atividades, suas cotas serão redistribuídas igualmente entre os cotistas remanescentes.

Cláusula 11: A administração da sociedade será exercida por administrador não sócio, nos termos do Código Civil, e caberá ao terceiro Mauricio Cassar, brasileiro, portador do RG número 24.765.275.689-2 e CPF número 432.654.954/43, residente e domiciliado na  avenida New Arbat número 8 em Moscou, com os poderes e atribuições dos sócios, autorizado o uso do nome empresarial, proibido, no entanto, em atividades estranhas ao interesse social ou assumir obrigações que seja em favor de qualquer dos cotistas ou de terceiros, bem como onerar ou alienar bens imóveis da sociedade, sem autorização da maioria dos sócios.

Cláusula 12: Por norma separada os sócios indicarão os poderes do administrador designado, impedimentos e prazo de gestão.

Cláusula 13: Caso seja comprovado que o administrador designado descumpriu as normas da sociedade ou não consultou os sócios para uma decisão que interfira nos interesses sociais ou assuma obrigações em favor de qualquer cotista ou terceiro, o administrador será retirado do cargo de administrador.

Cláusula 14: Ao término de cada exercício social, em 31 de dezembro, o administrador prestará contas justificadas de sua administração, procedendo à elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico, cabendo aos sócios, na proporção de suas quotas, os lucros ou perdas apuradas. Feitas as amortizações e previsões, o saldo porventura existente, terá o destino que os sócios houverem por bem determinar.

Cláusula 15: Os sócios são obrigados à reposição dos lucros e das quantias retiradas, a qualquer título, mesmo aquelas autorizadas no contrato, quando tais lucros ou quantias se distribuírem com prejuízo de capital.

Cláusula 16:  Caso a empresa fique com dividas, os sócios serão obrigados a pagá-la na proporção de suas cotas.

Cláusula 17: Nos seis meses seguintes ao término do exercício social, os sócios deliberarão sobre as contas e designarão um novo administrador, quando for o caso.

Cláusula 18: até 30 (trinta) dias da data marcada de reunião para deliberação sobre as contas, o administrador deverá colocar todos os documentos à disposição de todos os sócios, para apreciação.

Cláusula 19: Os sócios poderão, de comum acordo, fixar uma retirada mensal, a título de “pro labore”, observadas as disposições regulamentares pertinentes.

Cláusula 20: Falecendo ou interditado qualquer sócio, a sociedade continuará suas atividades com os herdeiros e sucessores. Não sendo possível ou inexistindo interesse destes ou dos sócios remanescentes, o valor de seus haveres será apurado e liquidado com base na situação patrimonial da sociedade, à data da resolução, verificada em balanço especialmente levantado.

Cláusula 21: As deliberações dos sócios, quando não forem por consenso unânime, serão tomadas em reunião, devendo ser convocada pelo administrador, nos termos do Código Civil.

Cláusula 22: A reunião torna-se dispensável quando todos os sócios decidirem, por escrito, sobre a matéria que seria objeto dela.

Cláusula 23: O administrador declara sob as penas da lei, de que não está impedido de exercer a administração da sociedade, por lei especial, ou em virtude de condenação criminal, ou por se encontrar sob os efeitos dela, a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato, ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, fé pública, ou a propriedade.

Cláusula 24: Fica eleito o foro da Comarca de Valinhos-SP para o exercício e o cumprimento dos direitos e obrigações resultantes deste contrato.

E por estarem assim justos e contratados assinam o presente instrumento em 03 vias.

Valinhos, 01 de setembro de 2017.  

___________________________

Lucas Teixeira Grippa

___________________________

João Gabriel Vidal Patrício

___________________________

Gustavo Fernandes de Castro Rios 

___________________________

Inácio Alves dos Santos Júnior

___________________________

Gabriel Dell’erba

___________________________

Adriel Gardini Santos             

Visto: _______________________________

         Advogado: Adenildo Silveira

                 OAB/SP nº 35.987

 

Testemunhas:

______________________________
Nome, Identidade, Org. Exp. e UF

_______________________________
Nome, Identidade, Org. Exp. e UF

Procuração de qualificação do administrador Mauricio Cassar - Graduado em engenharia mecânica - modalidade projeto pela Universidade Estadual de Campinas (1986), especialista pela EAESP - FGV em administração mercadológica (1990), especialista em excelência organizacional pela Unip (1996) e mestre em Educação pela Unisal (2006). Cursando Especialização em EAD (Unip). Professor universitário desde 1996 em disciplinas dos cursos de Administração de Empresas, Cursos Superiores de Tecnologia, Ciências Econômicas e Relações Internacionais; Professor de ensino médio profissionalizante do Colégio Visconde de Porto Seguro - Valinhos em disciplinas técnicas do curso; Coordenador do curso de Administração de Empresas e Cursos Superiores de Tecnologia (Unip - Campinas); Coordenador de pós-graduação lato-sensu presencial-interativo: MBA Finanças e Banking, MBA Gestão Empresarial, MBA logística e Supply Chain Management (Unip); Coordenador de Administração de Empresas e CST Logística da Faculdade de Paulínia.

3.6 Logística da empresa

Nesse subcapitulo apresentaremos a classificação Internacional do produto.

3.6.1 Canais de distribuição no exterior

Nossos produtos serão vendidos em lojas de departamentos localizadas em Moscow, sendo elas de maioria da GUM (loja de departamento universal), empresa com a qual temos uma parceria.

Ela é localizada em frente a praça vermelha, o que ajudará os clientes a encontrar nosso produto, assim como será um ótimo marketing já que a área se localiza no centro de Moscow e recebe milhares de visitantes por ano.

3.6.2 Classificação Internacional do Produto ( SH/NCM)

  • Produto: Bolsa de Airbag

É uma bolsa ecológica composta de airbag em seu forro em cor rosa, com exterior de couro ecológico sintético marrom. Além de sua versão mais “alegre”, com forro de airbag azul e área externa colorida em formas geométricas. Ela contém bolsos internos e externos de fácil acesso com diferentes tamanhos e finalidades.

Sua função principal é carregar objetos de forma prática, organizada e eficiente, além de aprimorar o visual do usuário, sem contar que oferece privacidade ao consumidor.

Nosso produto é diferente das outras bolsas nos aspectos de composição, visual e praticidade. Em relação a composição ela se diferencia pelo fato de ser ecológica já que é feita de airbags. A diferenciação na praticidade está presente no fato de que bolsos desempenharem diferentes funções e ser impermeável.

  • C:\Users\adriel.santos\Downloads\IMG-20171027-WA0024.jpg
  • Classificação na NCM:4202.29.00
  • A partir de 01/01/95, os quatro Estados Partes do MERCOSUL adotaram a Tarifa Externa Comum (TEC), com base na Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM), com os direitos de importação incidentes sobre cada um desses itens. No caso da bolsa o TEC (%) é 20.

Código HS: 4202.29

  • Produto: Guarda-Chuva de Airbag
  • É um guarda-chuva na qual seu tecido utiliza-se um produto renovável, o airbag (que costuma ser descartado pós uso). Ele é impermeável, muito resistente e tingivel (cor ainda não definida).
  • Ele tem a função de deixar a pessoa ou utensilio embaixo dele secas, através de sua capa impermeável.
  • O guarda-chuva possui um sistema de aramado e haste diferente dos outros, na qual o runner (corredor) ao fechar é levantado, e não arrastado para baixo (podendo molhar o usuário). Além do fato do guarda-chuva ter um material ecológico, o airbag.
  • Fonte: www.clauseando.blogspot.com.br

Classificação na NCM: 6601.91.90

  • A partir de 01/01/95, os quatro Estados Partes do MERCOSUL adotaram a Tarifa Externa Comum (TEC), com base na Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM), com os direitos de importação incidentes sobre cada um desses itens. No caso do guarda-chuva o TEC (%) é 20.

Classificação HS: 6601.91  

Classificação dos tópicos da composição do código NCM:

42: Artigos de couro ; mercadorias de viagem, bolsas e recipientes similares; artigos de g.u.t animal.

4202: Roupa de baixo; terno, câmera, jóias, estojos de talheres; viagem, ferramenta, sacos semelhantes; Totalmente ou principalmente coberto por couro, couro compósito, plástico, matérias têxteis, fibra vulcanizada, papelão.

420229: Casos e recipientes; bolsas (mesmo com tiras de ombro e incluindo aquelas sem alça), de fibras vulcanizadas ou de cartão, ou totalmente ou principalmente cobertas com esses materiais ou com papel

Capítulo 4

Plano Estratégico

4.1 Elementos de análise do ambiente interno e externo

1-5 (níveis de importância)

Concorrentes – Ameaça, isso por conta das estratégias adotadas pelas empresas concorrentes, que já são presentes no mercado, e a Transform não, na qual possíveis clientes nossos, compram os produtos das concorrentes. Além da melhor estrutura de distribuição e preço dos concorrentes.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

5

5

5

125

João Gabriel

5

5

5

125

Inácio

4

5

5

100

Grippa

4

4

5

80

Média

85

  Média = 85

Rios ‘G(5) U(5) T(5) = 125

JG ‘G(5) U(5) T(5) = 125

Inácio Alves G (4) U(5) T(5) = 100

GRIPPA G(4) U(4) T(5)=80

Governo (Leis, impostos, controle e regulação de mercados, incentivos, estatização, privatização, ...) – Oportunidade, pois na Rússia existem leis que facilitam principalmente no transporte de mercadorias (tratado no capítulo das tarifas alfandegarias).

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

5

5

4

100

João Gabriel

3

4

3

36

Inácio

4

5

5

100

Grippa

3

3

3

27

Média

65,7

Média = 65,7

Rios G(5) U(5) T(4) = 100    

JG G(3) U(4) T(3)= 36

Inácio Alves G (4) U(5) T(5) =100

GRIPPA G(3) U(3) T(3) = 27

Fornecedores (Capacidade de negociação, nível de qualidade e tecnologia, disponibilidade de fornecedores, acesso, regularidade, ...) –  Oportunidade, já que há vários fornecedores de airbag, como ferros-velhos, concessionarias e desmanches, devido haver um alto nível de acidentes automobilísticos e os airbags são descartados após o seu uso.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

4

4

2

32

João Gabriel

3

4

2

24

Inácio

4

4

4

64

Grippa

3

4

3

36

Média

39

Média = 39

G(4) U(4) T(2) = 32

JG G(3) U(4) T(2)=24

 Inácio Alves G (4) U(4) T(4) = 64

GRIPPA G(3) U(4) T(3) =36

Clientes – Oportunidade, porque os russos possuem uma cultura rica, na qual pode influenciar em estampas, agradando assim a seus gostos. Além do fato das nossas categorias de produtos serem quase essenciais para aquele público.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

5

5

3

75

João Gabriel

1

1

1

1

Inácio

4

5

4

80

Grippa

4

3

3

36

Média

48

Média = 48

G(5) U(5) T(3) = 75

JG G(1) U(1) T(1)=1

Inácio Alves G (4) U(5) T(4)= 80

GRIPPA G(4) U(3) T(3) = 36

Mídias – Ameaça, a nossa expressão em redes sociais, por exemplo, seria prejudicada por conta da dificuldade com a língua, fazendo assim com que postagens sejam menos frequentes e mais demoradas para serem feitas.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

2

4

3

24

João Gabriel

2

5

5

50

Inácio

3

3

4

36

Grippa

4

2

3

26

Média

34

Média = 34

G(2) U(4) T(3) = 24

JG G(2) U(5) T(5)=50

Inácio Alves G (3) U(3) T(4)= 36

GRIPPA G(4) U(2) T(3) = 26

Bancos – Oportunidade, na Rússia há presente em seu território o banco Sberbank, na qual é muito vantajoso em termos de empréstimos sem garantias.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

3

3

3

27

João Gabriel

2

5

5

50

Inácio

4

4

2

16

Grippa

3

3

4

36

Média

32,25

Média = 32,25

G(3) U(3) T(3) = 27

JG G(2) U(5) T(5)=50

Inácio Alves G (4) U(4) T(2) = 16

GRIPPA G(3) U(3) T(4) = 36

Disponibilidade de recursos humanos para a empresa (E sua qualificação profissional) – Oportunidade, alta qualificação profissional do trabalhador russo é muito boa.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

3

3

2

18

João Gabriel

3

3

3

27

Inácio

4

3

3

36

Grippa

4

3

2

24

Média

26,25

Média = 26,25

G(3) U(3) T(2) = 18

JG G(3) U(3) T(3)=27

Inácio Alves G (4) U(3) T(3) = 36

GRIPPA G(4) U(3) T(2)=24

Órgãos de regulação da atividade da empresa (Alvarás, autorizações, laudos, PROCON, ANVISA, bombeiros, ...) – Ameaça, pois nós que estamos presentes no Brasil, não estamos acostumados com tanta burocracia como na Rússia. Isso demonsta uma desvantagem em relação aos concorrentes, já que eles convivem com isso desde o começo.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

2

3

4

24

João Gabriel

1

1

1

1

Inácio

3

3

3

27

Grippa

3

4

3

36

Média

22

Média = 22

G(2) U(3) T(4) = 24

JG G(1) U(1) T(1)=1

Inácio Alves G (3) U(3) T(3) = 27

GRIPPA G(3) U(4) T(3)

Proprietários – Oportunidade, pois há um grande número de investidores, sendo assim um grande volume de capital.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

2

2

3

12

João Gabriel

3

3

4

36

Inácio

3

4

3

36

Grippa

4

3

4

64

Média

37

Média = 37

Rios ‘G(2) U(2) T(3) =12

JG(3) U(3) T(4) = 36

Inácio Alves G (3) U(4) T(3) =36

GRIPPA G(4) U(3) T(4) = 64

Economia – Ameaça, a variação do valor do Rublo é grande, sendo assim, inconstante e tendo a obrigação de estar sempre alerta para variações.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

4

3

4

36

João Gabriel

3

2

5

30

Inácio

4

2

3

24

Grippa

4

4

5

80

Média

42,5

Média = 42,5

Rios ‘G(4) U(3) T(4) = 36

JG‘ G(3) U(2) T(5) = 30

GRIPPA G(4) U(2) T(3) =24

Inácio Alves G (4) U(4) T(5) = 80

Tecnologia – Ameaça, porque a empresa não possui muito capital, já que é nova no mercado. E como a tecnologia avança muito rápido, e é necessário para se manter atualizado, sendo assim, necessitando de muitos investimentos.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

2

3

2

12

João Gabriel

2

2

2

8

Inácio

3

4

2

24

Grippa

3

3

3

27

Média

17,75

Média = 17,75

Rios ‘G(2) U(3) T(2) =12

JG ‘G(2) U(2) T(2) = 8

Inácio Alves G (3) U(4) T(2) = 24

GRIPPA G(3) U(3) T(3) 27

Política -  Ameaça, a Rússia tem passado por muitos casos de corrupção e lavagem de dinheiro.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

4

4

5

100

João Gabriel

2

4

2

16

Inácio

3

4

3

36

Grippa

3

3

3

27

Média

44,75

Média = 44,75

Rios ‘G(4) U(4) T(5) =100

JG ‘G(2) U(4) T(2) =16

 Inácio Alves G (3) U(4) T(3) = 36

GRIPPA G(3) U(3) T(3) 27

Fatores sociais e culturais (eventos, comemorações, peculiaridades culturais, ... – Oportunidade (olhar no capítulo Cultura Russa).

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

3

2

2

12

João Gabriel

1

1

1

1

Inácio

3

2

3

18

Grippa

3

4

3

36

Média

16,75

Média = 16,75

Rios ‘G(3) U(2) T(2) = 12

JG ‘G(1) U(1) T(1) =1

Inácio Alves G (3) U(2) T(3) = 18

GRIPPA G(3) U(4) T(3) 36

Clima, geologia – Oportunidade, a grande extensão das rotas de transportes da Rússia; A longa extensão de território banhado por mar; A alta pluviosidade (guarda-chuva).

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

3

2

2

12

João Gabriel

3

3

3

27

Inácio

3

3

3

27

Grippa

3

4

4

48

Média

28,5

Média = 28,5

Rios G (3) U (2) T(2) 12

JG G(3) U(3) T(3)= 27

Inácio Alves G (3) U(3) T(3) = 27

GRIPPA G(3) U(4) T(4) 48

ELEMENTOS DO AMBIENTE INTERNO

Aspectos financeiros:

Disponibilidade de capital e de crédito – Ponto fraco, pois há uma ausência de recursos para investimentos em relação às outras empresas.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

5

4

5

100

João Gabriel

2

2

2

8

Inácio

3

3

3

27

Grippa

3

4

3

36

Média

42,75

Média = 42,75

JG G(2) U(2) T(2)=8

 Inácio Alves G (3) U(3) T(3) 27

GRIPPA G(3) U(4) T3() 36

Rios G (5) U (4) T(5) 100

Lucratividade possível para o negócio – Ponto forte, pois o material usado tem um custo inferior em relação aos materiais convencionais. Basta a empresa ter uma estrutura racional que conseguiremos uma lucratividade superior aos concorrentes.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

3

4

4

42

João Gabriel

4

4

4

64

Inácio

5

4

3

60

Grippa

5

3

2

30

Média

49

Média = 49

JG G(4) U(4) T(4)=64

 Inácio Alves G (5) U(4) T(3) = 60

GRIPPA G(5) U(3) T(2) 30

Rios G (3) U (4) T(4) 42

Exigência de custo fixo – Ponto fraco, os funcionários continuarão recebendo seu salário do período de trabalho mesmo com a loja em não funcionamento.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

4

2

3

24

João Gabriel

2

2

2

8

Inácio

3

3

3

100

Grippa

3

3

3

27

Média

21,5

Média = 21,5

JG G(2) U(2) T(2)= 8

 Inácio Alves G (3) U(3) T(3) 27

GRIPPA G(3) U(3) T(3) 27

Rios G (4) U (2) T(3) 24

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

Necessidade de capital de giro – Ponto fraco, pois a empresa tem produtos com o preço não muito elevado, sendo assim, tendo a necessidade de vender a todo momento.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

4

4

4

64

João Gabriel

4

4

3

48

Inácio

5

3

3

45

Grippa

4

2

3

24

Média

45,25

Média = 45,25

JG G(4) U(4) T(3)=48

 Inácio Alves G (5) U(3) T(3) 45

GRIPPA G(4) U(2) T(3) 24

Rios G (4) U (4) T(4) 64

Nível de endividamento da empresa- Ponto fraco, o endividamento gera uma cobrança em datas especificas, além dos juros cobrados. E não possuímos todo o capital necessário para a implantação da empresa

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

4

3

5

60

João Gabriel

1

2

1

2

Inácio

3

3

2

18

Grippa

2

3

2

12

Média

23

Média = 23

JG G(1) U(2) T(1)=2

Inácio Alves G (3) U(3) T(2) 18

GRIPPA G(2) U(3) T(2) 12

Rios G (4) U (3) T(5) 60

Aspectos Mercadológicos:

Qualificação de equipe de marketing-  Ponto fraco, por termos nossa central da empresa no Brasil, jogadas de marketing poderão não ser tão eficazes quanto outras empresas, já que as concorrentes estariam mais próximas do público-alvo, e assim tendo mais contato com eles.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

4

4

4

64

João Gabriel

1

1

1

1

Inácio

3

2

4

24

Grippa

2

3

2

12

Média

25,25

Média = 25,25

JG G(1) U(1) T(1)=1

Inácio Alves G (3) U(2) T(4) 24  

GRIPPA G(2) U(3) T(2) 12

Rios G (4) U (4) T(4) 64

Posicionamento de marca- Ponto fraco, pois a empresa é nova no mercado e as concorrentes não. Então os consumidores já estão informados da marca dos concorrentes e da nossa marca não.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

4

3

3

36

João Gabriel

5

5

5

125

Inácio

5

5

4

100

Grippa

4

4

5

80

Média

85,25

Média = 85,25

JG G(5) U(5) T(5)=125

Inácio Alves G (5) U(5) T(4) 100

GRIPPA G(4) U(4) T(5) 80

Rios G (4) U (3) T(3) 36

Conhecimento da empresa- Ponto fraco, explicado pelo fato da Transform ser uma empresa nova no mercado, e assim, não conhecida por consumidores.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

4

4

3

64

João Gabriel

5

5

4

100

Inácio

4

5

3

60

Grippa

5

3

3

45

Média

85

Média = 67,25

JG G(5) U(5) T(4)=100

 Inácio Alves G (4) U(5) T(3) 60

GRIPPA G(5) U(3) T(3) 45

Rios G (4) U (4) T(3) 64

Clientes-alvo bem definidos- Ponto forte, porque a Transform abrange um mercado maior, já que ela atinge também clientes preocupados com o meio ambiente e que se importam com a reutilização de materiais.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

2

2

2

8

João Gabriel

1

1

1

1

Inácio

1

3

1

3

Grippa

1

2

2

4

Média

4

Média = 4

JG G(1) U(1) T(1)=1

Inácio Alves G (1) U(3) T(1) 3

GRIPPA G(1) U(2) T(2)4

Rios G (2) U (2) T(2)8

Participação de mercado- Ponto fraco, por ser uma empresa nova no mercado, ela não vai ser conhecida pelos clientes-alvo, enquanto os mesmos vão conhecer as concorrentes.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

4

3

4

64

João Gabriel

5

5

5

125

Inácio

5

5

4

100

Grippa

4

4

4

64

Média

88,25

Média = 88,25

JG G(5) U(5) T(5)=125

Inácio Alves G (5) U(5) T(4) 100

GRIPPA G(4) U(4) T(4) 64

Rios G (4) U (3) T(4) 64

Capacidade de concorrer no mercado onde atua- Ponto fraco, pois como é possível observar na matriz bcg , nossa empresa está situada no (?), com a probabilidade de cair para o lixo.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

3

4

3

36

João Gabriel

3

3

3

27

Inácio

3

4

3

36

Grippa

3

4

3

24

Média

30,75

Média = 30,75

JG G(3) U(3) T(3)=27

Inácio Alves G (3) U(4) T(3) 36

GRIPPA G(3) U(4) T(2) 24

Rios G (3) U (4) T(3) 36

Aspectos Humanos:

Qualificação dos colaboradores – É um ponto neutro, ou seja não atrapalha nem beneficia, pois não há um grande investimento na qualificação dos funcionários, já que os procedimentos não exigem muita qualificação.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

2

3

4

24

João Gabriel

1

1

1

1

Inácio

2

3

2

12

Grippa

1

2

2

4

Média

10,25

Média = 10,25

JG G(1) U(1) T(1)=1

Inácio Alves G (2) U(3) T(2) 12

GRIPPA G(1) U(2) T(2)4

Rios G (2) U (3) T(4)24

Terceirização – É um ponto negativo, pois não há uma grande lucratividade em caso de empresas pequenas, como a nossa.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

3

4

3

36

João Gabriel

3

3

3

27

Inácio

4

3

3

36

Grippa

3

3

4

36

Média

33,75

Média = 33.75

JG G(3) U(3) T(3)=27

Inácio Alves G (4) U(3) T(3) 36

GRIPPA G(3) U(3) T(4) 36

Rios G (3) U (4) T(3) 36

Clima organizacional – É um ponto positivo, pois é melhorada a organização da empresa, assim aumentando a rapidez e eficácia da empresa.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

2

2

2

8

João Gabriel

1

1

1

1

Inácio

2

3

2

12

Grippa

2

3

2

12

Média

27

Média = 27

JG G(1) U(1) T(1)=1

 Inácio Alves G (2) U(3) T(1) 6

GRIPPA G(2) U(3) T(2) 12

Rios G (2) U (2) T(2) 8

Capacidade de atuação da liderança da empresa – É um ponto positivo, pois há hoje um respeito a hierarquia, fazendo com que haja praticidade na produção.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

2

2

4

16

João Gabriel

2

2

2

8

Inácio

3

2

2

12

Grippa

2

3

2

12

Média

12

Média = 12

JG G(2) U(2) T(2)=8

Inácio Alves G (3) U(2) T(2) 12

GRIPPA G(2) U(3) T(2) 12

Rios G (2) U (2) T(4) 16

Rotatividade e Absenteísmo – É um ponto positivo, uma vez que poucos funcionários possibilitam o desenvolvimento de melhor relacionamento interpessoal, e maior integração, com a possibilidade de maior controle.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

5

5

5

125

João Gabriel

5

5

5

125

Inácio

4

5

5

100

Grippa

4

4

5

80

Média

85

Média = 12.25

JG G(1) U(1) T(1)=1

Inácio Alves G (2) U(1) T(2) 4

GRIPPA G(2) U(2) T(2) 8

Rios G (4) U (3) T(3) 36

Aspectos Técnicos:

Capacidade de produção-  Ponto forte, pois temos um grande e novo maquinário; Ponto fraco nossa capacidade de produção não é tão grande quanto a de nossos concorrentes.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

4

4

5

80

João Gabriel

5

5

5

125

Inácio

4

5

5

100

Grippa

5

3

3

45

Média

87,5

Média = 87.5

JG G(5) U(5) T(5)=125

Inácio Alves G (4) U(5) T(5) 100

GRIPPA G(5) U(3) T(3)  45

Rios G (4) U (4) T(5) 80

        

Nível tecnológico- Ponto fraco pois, é necessário um grande nível tecnológico para a produção de nossos produtos, e com isso tendo um custo elevado.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

2

2

3

12

João Gabriel

1

1

1

1

Inácio

3

2

2

12

Grippa

1

1

2

2

Média

6,75

Média = 6.75

JG G(1) U(1) T(1)=1

Inácio Alves G (3) U(2)T(2) 12

GRIPPA G(1) U(1) T(2) 2

Rios G (2) U (2) T(3) 12

Sistema de armazenagem – É um ponto fraco, pois como nossa empresa possui uma pouca quantidade de armazenagem/distribuição as empresas concorrentes estão na frente por terem um sistema mais abrangente.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

2

2

3

12

João Gabriel

3

3

3

27

Inácio

2

1

3

6

Grippa

3

2

3

18

Média

15,75

Média = 15.75

JG G(3) U(3) T(3)=27

Inácio Alves G (2) U(1)T(3) 6

GRIPPA G(3) U(2) T(3) 18

Rios G (2) U (2) T(3) 12

Pontos de venda - É um ponto forte, pois teremos diversos pontos de venda em localizações estratégicas. Os pontos de venda ajudam na venda dos produtos, se forem distribuídos de maneira correta, promovendo maior disseminação da marca e produtos.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

2

3

2

12

João Gabriel

5

5

5

125

Inácio

5

4

5

100

Grippa

3

4

5

60

Média

74,25

Média = 74.25

JG G(5) U(5) T(5)=125

Inácio Alves G (5) U(4) T(5) 100

GRIPPA G(3) U(4) T(5) 60

Rios G (2) U (3) T(2) 12

Sistema de qualidade do resultado – Ponto fraco, pois em nossa empresa não há uma verificação da qualidade da mercadoria, assim podem ocorrer falhas na produção.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

4

4

5

80

João Gabriel

5

5

5

125

Inácio

4

4

5

80

Grippa

5

5

4

100

Média

96,25

Média = 96.25

JG G(5) U(5) T(5)=125

Inácio Alves G (4) U(4) T(5) 80

GRIPPA G(5) U(5) T(4) 100

Rios G (4) U (4) T(5) 80

Dependência de terceiros na produção e logística - Ponto Fraco, pois é necessário investir capital em empresas terceiras nos setores de produção e logística, assim diminuindo o lucro da empresa.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

3

2

3

18

João Gabriel

2

2

2

8

Inácio

3

2

2

12

Grippa

2

3

2

12

Média

12,5

Média = 12.5

JG G(2) U(2) T(2)=8

Inácio Alves G (3) U(2) T(2) 12

GRIPPA G(2) U(3) T(2) 12

Rios G (3) U (2) T(3) 18

Normas- Ponto fraco, eles impõem limites na empresa. São obrigações, leis governamentais que a empresa tem o dever de cumprir. Além disso, os impostos governamentais também são uma obrigação. Um exemplo disso seria o “IE”(Imposto de Exportação), taxa cobrada pela Russia no caso da empresa Transform, onde o imposto será agregado devido estarem concorrendo com empresas nacionais da região. Uma lei em que a empresa Transform deve se comprometer é a lei n11.211 em que busca estabelecer condições exigíveis para a identificação do couro e das matérias-primas sucedâneas, utilizada na confecção de calçados e artefatos.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

4

3

4

64

João Gabriel

3

3

3

27

Inácio

3

4

2

24

Grippa

3

3

4

36

Média

37,75

Média = 37.75

JG G(3) U(3) T(3)=27

Inácio Alves G (3) U(4) T(2)  24

GRIPPA G(3) U(3) T(4) 36

Rios G (4) U (3) T(4) 64

Procedimentos operacionais- Ponto forte, o fato de ser uma empresa pequena, algumas características são vantajosas como o gasto pelas ferramentas, máquinas e recursos são relativamente menores, a supervisão do processo operacional é maior devido a área de trabalho ser pequena e também por ser pequena, torna-se mais fácil para a empresa encontrar e resolver os possíveis problemas; Ponto fraco o fato de ser uma microempresa nova no mercado, não há capital suficiente para a empresa ser considerada estável, também nota-se que devido à falta de capital e estrutura momentânea a empresa não tem capacidade de produzir seus produtos em larga escala o que acaba dando certa vantagem para os concorrentes.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

3

2

3

12

João Gabriel

1

1

1

1

Inácio

2

2

1

4

Grippa

1

1

3

3

Média

14

Média = 14

JG G(1) U(1) T(1)=1

Inácio Alves G (2) U(2) T(1) 4        

GRIPPA G(1) U(1) T(3) 3

Rios G (3) U (2) T(3) 12

Diferenciação de cargos e atividades- Ponto forte o fato da empresa por mais pequena que seja diferenciar os cargos e atividades, ajuda á manter um padrão e de certa forma consegue especializar cada um em determinada função da empresa. Também pode-se dizer que o fato de ter a diferenciação de cargos na empresa possibilita-a perceber quais operários estão aptos para determinada função da empresa.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

2

2

4

16

João Gabriel

2

2

2

8

Inácio

2

3

2

12

Grippa

3

2

2

12

Média

12

Média = 12

JG G(2) U(2) T(2)=8

Inácio Alves G (2) U(3) T(2) 12

GRIPPA G(3) U(2) T(2) 12

Rios G (2) U (2) T(4) 16

Organograma- Ponto forte ele faz com que a microempresa por mais pequena que seja tenha uma planilha hierárquica onde exalta a capacidade e o poder de cada um na empresa

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

2

2

4

16

João Gabriel

5

5

5

125

Inácio

4

5

5

100

Grippa

4

4

4

64

Média

76,25

Média = 76.25

JG G(5) U(5) T(5)=125

 Inácio Alves G (4) U(5) T(5) 100

GRIPPA G(4) U(4) T(4) 64

Rios G (2) U (2) T(4) 16

Processos- Ponto forte, o processo produtivo da empresa é bem estruturado e controlado.

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Rios

3

2

3

18

João Gabriel

5

4

3

60

Inácio

4

4

4

64

Grippa

4

4

3

48

Média

47,5

Média = 47.5

JG G(5) U(4) T(3)=60

Inácio Alves G (4) U(4) T(4) 64

GRIPPA G(4) U(4) T(3) 48

Rios G (3) U (2) T(3) 18

Oportunidades:

Governo  - Média:  65,7

Clientes – Média: 48

Fornecedores – Média: 39

Proprietários – Média: 37

Bancos – Média: 32,25

Clima, geologia – Média: 28,5

Ameaça:

Concorrentes – Média: 85

Política – Média: 44,75

Economia – Média: 42,5

Mídias – Média: 34

Órgãos de regulamentação da atividade da empresa – Média: 22

Tecnologia – Média: 17,75

Ponto fraco:

Sistema de qualidade de resultado – Média: 96,25

Participação de mercado – Média: 88,25

Posicionamento da marca – Média:85,25

Conhecimento da empresa – Média: 85

Necessidade de capital de giro – Média: 45,25

Disponibilidade de capital e crédito – Média: 42,75

Ponto forte:

Capacidade de produção – Média: 87,5

Rotatividade e Absenteísmo – Média: 85

Organograma – Média: 76,25

Pontos de venda – Média: 74,25

Lucratividade possível para o negócio – Média: 49

Clima organizacional – Média: 27

4.2 Estratégias organizacionais e departamentais

  • Estratégia inicial

Internacionalizar os 2 produtos da empresa através da exportação direta, buscando a conquista 15% do mercado do país num prazo de 5 anos. Para tanto serão adotadas as seguintes estratégias departamentais:

-Área de marketing fará a estratégia de ataque e defesa;

- A área financeira fará os balanços mensalmente para saber a taxa de crescimento da empresa;

-Área de produção, logística e recursos humanos passarão todas as informações necessárias para que a área financeira realize seu trabalho.

  • Estratégias de ataque

A principal estratégia de ataque adotada pela empresa Transform foi o ataque de flanco, pois os produtos oferecidos pela empresa apresentam valores na qual as outras empresas presentes no mercado não têm, atingindo o ponto fraco das concorrentes no mercado.

Porém também poderão ser utilizados o ataque frontal e o ataque de guerrilha. O primeiro a nossa empresa iria confrontar as concorrentes ao criar uma posição de igualdade em relação a seus pontos fortes, desvalorizando e diminuindo a diferenciação de posicionamento dos oponentes. Já o segundo, o meio de guerrilha é encontrado ao atacar de surpresa o concorrente, restringindo a capacidade de reação do adversário.

  • Estratégias de defesa

A principal estratégia de defesa adotada pela empresa é a de posição, na qual a Transform consolida os nossos diferenciais (retratado em Fatores Competitivos), aumentando a fidelidade e reforçando o posicionamento. Ela preferencialmente será utilizada em todos os casos.

Mas a empresa também poderá utilizar das estratégias de defesa de flanco e a antecipada. A defesa antecipada será utilizada quando os ataques forem percebidos antes dele mesmo ocorrer, inibindo os ataques dos oponentes, e até mesmo gerando uma contraofensiva. Há também a da defesa de flanco, na qual a nossa empresa irá proteger os nossos próprios pontos fracos dos ataques dos oponentes, tornando o ataque do oponente inofensivo. A mesma será utilizada caso não consigamos melhorar os aspectos positivos dos nossos produtos e se não percebemos os ataques antecipadamente.

Conclusão

Com esse período no qual estivemos trabalhando com o Precomex ao longo deste mês, pudemos aprender melhor como funciona uma empresa, como se exporta, porque se exporta e como aplicar os conteúdos vistos até agora e até melhoramos nossas habilidades de trabalho em grupo.

Além disso ajudou no amadurecimento de todos da Transform, nos tornando mais maleáveis com relação a nossos pensamentos e aprendemos a respeitar o dos outros.

Referências Bibliográficas

- Site Nacional de Empregos, encontrado em: http://www.sine.com.br

- Site Catho, encontrado em: http://www.catho.com.br

- Site MSN Dinheiro, encontrado em: http://www.msndinheiro.com.br

- Site SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) , encontrado em: http://www.sebrae-sc.com.br

- Site Wikipedia, encontrado em: http://www.wikipedia.com.br

- Site Infojobs, encontrado em: http://www.infojobs.com.br

- Site Madia Imovéis, encontrado em: http://www.madiaimoveis.com.br

- Site UOL, Economia, encontrado em: http://www.economia.uol.com.br

- Site Fleur de Lotus, encontrado em: http://www.lojafleurdelotus.blogspot.com.br

- Site Climate, encontrado em http://www.pt.climate-data.org

- Site Clauseando, encontrado em: http://www.clauseando.blogspot.com.br

- Site Varejando, encontrado em: http://www.varejando.com.br/

- Cassar, Maurício. Notas de aula da disciplina Teoria Geral da Administração, 2017

- Cassar, Maurício. Notas de aula da disciplina Marketing, 2017

- Cassar, Maurício. Notas de aula da disciplina Introdução ao Comércio Exterior, 2017

- Site Eutifron, encontrado em: http://eutifron.blogspot.com.br/2017/

-  Site Colégio Visconde de Porto, Moodle, encontrado em: http://ead.portoseguro.org.br 

Site Ministério do trabalho, encontrado em: http://trabalho.gov.br/

Site do Direito Trabalhista, encontrado em: http://ltsa.com.br

PDF, encontrado em: https://sistemas.mre.gov.br

PDF, encontrado em: https://investexportbrasil.dpr.gov.br

Site OEC, encontrado em: https://atlas.media.mit.edu

Site Comex do Brasil, encontrado em: https://www.comexdobrasil.com

PDF, encontrado em: http://www.dhl.pt

Site BlackHatseo, encontrado em: https://www.seoblackhat.com.br