Disciplina:Arte

Série/Ano: 6º série do ensino fundamental

Vol/Bim: 4

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

.

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

Tema- experimentação-Uma fresta para respirar.

Sondagem – improvisação ao gesto: classe em 2 grupos, o professor oferece um pano que os alunos manipularão dando-lhe forma. Ação expressiva: da improvisação ao gesto:perguntar como eles perceberam a ação de improvisar, quais foram as dificuldades , conversar sobre  os desafio a da improvisação, preparando-os para novas experiências. Registrar a conversa no caderno.

www.arte-escola.blogspot.com

História

Sit. 1 Música

Sondagem- o desenho como registro da música criando identidades sonoras.  Apreciação: fazer jogo da improvisação sonora, e registra no caderno se já viu músicos realizando improvisações; Ação expressiva: siga o mestre, o corpo através dos gestos será lido como partitura, registra os códigos percebidos ao criar os movimentos (texto , desenho ou gráfico). Definir o que é Rondó e depois criar um tema nele baseado e registrar no caderno  para não esquecer.

CD Educação em Arte. Vol 3

CD Cool and Collected, Males Davies

http://www.youtube.com/watch?v=6bLs6yBq9mM

http://www.youtube.com/watch?v=u2W1Wi2U9sQ

L.P.

História

Sit.2 Dança

Apreciação de imagens e conversar sobre elas: o que meu corpo faz a minha cabeça não pensa. O que é improvisação em dança. Registrar no caderno. Ação expressiva : improvisar movimentos em dança buscando a consciência corporal podendo também improvisar com a música e criar maneiras diferentes de registrar a improvisação. Registrar no caderno.  O que penso sobre Arte: quais são as dificuldades no improviso.

Cia Nova de Dança 4-Experimentações inevitáveis, 2007.

http://www.youtube.com/watch?v=kvIIWr0SKcc

Ed. Física

Sit .3 Teatro

Sondagem –explicar o que improvisação em teatro. Ação expressiva -movendo a imaginação dramática: andar de diferentes modos ( neutro, na água, silencioso, cambaleando...)e registrar no caderno , com desenhos as diferentes maneiras de andar e os caminhos percorridos.  Improvisando o jogo : onde, quem, o quê. Registrar no caderno.

Sit. 4 Artes  Visuais.

Sondagem – como ler uma imagem. Apreciação observar a imagem e ler os textos e responder as questõesdo que falam a imagem. O que há em comum entre as vidas de Pollock, Miró, Ostrower.O que ficou da conversa.Observar as imagens e responder, percebe -se o tamanho da imagem,  quais sensações ela provoca, quais conexões com o piso do ateliê. Ação expressiva fazer pintura ou desenho com gestos espontâneos. Baseado na Obra o Cozinheiro de Giuseppe Arcimboldo, criar obra com fragmentos e inventar formas e registrar no caderno quais sentimentos e sensações experienciadas.

Jackson Pollock trabalhando em seu ateliê, 1949.

Jackson Pollock. UM(número 31), 1950. Óleo e esmalte sobre tela.

.

Calabrese, Omar. A Linguagem da Arte. Rio de Janeiro: Globo,1987.

http://www.youtube.com/watch?v=CrVE-WQBcYQ

 L.P.

Sit. Estendendo o Olhar sobre O Processo Vivido

O que você aprendeu: escrever ao lado de cada mapa o que foi mais significativa como aprendizagem durante o ano letivo, entre as diferentes linguagens de arte. Apreciação: no mapa ver os territórios vividos no ano e descobrir de onde veio a idéia visual para este mapa, conversar sobre isto e registrar a conversa  no caderno.

O que Você Aprendeu: Construir um portifólio na forma de jogo Amarelinha. Cada casa do jogo corresponderá  a um território da Arte e mostrar os trabalhos construídos e pesquisas realizadas.

Iole de Freitas . Estudo Sobre Superfície e linha, 2005. Instalação. Pòlicarbonato e aço inox.

HAUSER,Arnold. História Social da Literatura e da Arte. Tradução por Walter H. Geenen. v. 1. 4 ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982. 632p.

L.P.

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS