Disciplina:

Língua Portuguesa

Série/Ano:

3ª série EM

Volume 2
4º Bimestre

CADERNOS DO PROFESSOR / ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCNP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

5

“PLANEJANDO A FELICIDADE”

Conteúdos e tema

 autoavaliação; dissertação escolar.

Competências e habilidades

 planejar por escrito projetos futuros; analisar e verbalizar a análise da

própria vida, em função de projeto futuro; mobilizar informações, conceitos e procedimentos em

situações e gêneros textuais diversos.

Palavras-chave: projeto de vida, gênero textual, dissertação escolar, autoavaliação.

Resgatando: Discussão com a classe sobre o que planejam para o futuro. Proposição de algo simples, num tom amigável, não acusatório: “Qual de vocês já sabe o que vai fazer depois de terminar o Ensino Médio?”; “Como vocês gostariam de viver daqui a dez anos?”. Importante não inibir os alunos com perguntas intimistas que desautorizem seus sonhos e ideais – considerar o universo do aluno: “Como essa sua ideia surgiu?”; “Esse pensamento é seu ou você o copiou de algum relato?”. Escrita de um pequeno texto (um parágrafo é suficiente sobre o tema: “O que planejo para o meu futuro?” (Caderno do Aluno, p. 3).

Problematizando: Discussão, reflexão e registro, em grupos, sobre duas ou três competências centrais do Programa Curricular de Língua Portuguesa (Caderno do Aluno, p. 3) – Roteiro de questões: “Que conteúdos, durante este ano, foram agradáveis?”; “Que conteúdos foram tão bem compreendidos que você seria capaz de explicá-los adequadamente a um colega sem a ajuda do professor?”; “Que conteúdos você gostaria que fossem explicados de novo por não haverem sido devidamente compreendidos?” (Caderno do Aluno, p. 4-5). Escrita de autoavaliação sobre a importância da disciplina de Língua Portuguesa e comparação com registros iniciais, discussão realizada e atividade de Leitura e Análise de Texto (Caderno do Aluno, p. 4-5).

Sistematizando: Reflexão e discussão oral acerca de questões propostas (Caderno do Aluno, p. 5-6). Elaboração de texto inicial (um parágrafo) sobre o tema: “Uma direção para minha vida: meus desejos e propósitos”. Comentário e orientação sobre estratégia de vida e seus quatro aspectos: pessoal, profissional, interacional e político-social (Caderno do Aluno, p. 6-7). Análise excertos das obras “Senhora” (José de Alencar) e “O Cortiço” (Aluísio Azevedo) (Caderno do Aluno, p. 8-9), relacionados à proposta de um projeto de vida (Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 7-8). Explicação de critérios de correção do texto dissertativo a ser desenvolvido (Caderno do Aluno, p. 9). Leitura e análise de texto: “Não sei quantas almas tenho” (Fernando Pessoa) (Caderno do Aluno, p. 10-11).

Produzindo: Proposta de projeto de vida (Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 7). Elaboração de texto dissertativo, em prosa, analisando e discutindo a questão “Uma vida feliz e com propósito, como é possível?”.

---

---

---

6

“PLANEJANDO A FORMADORA”

Conteúdos e temas

 discurso de formatura; recapitulação de conteúdos de linguagem.

Competências e habilidades

 mobilizar informações, conceitos e procedimentos em situações diversas;

elaborar texto crítico de acordo com gênero específico em circulação social; analisar criticamente as

características próprias da apresentação de discurso de orador de turma; relacionar conhecimentos

do uso da norma-padrão da língua portuguesa à construção de um texto.

Palavras-chave: recapitulação, gênero, discurso, formatura.

Resgatando: Discussão em grupos sobre o tema “Qual a importância da formatura na vida de uma pessoa?” – questões complementares: “O Diploma, efetivamente, significa o quê?”; “Que momentos gostariam de lembrar na formatura?”; “Formatura e festa de formatura contêm uma mesma emoção?”. Socialização de ideias levantadas e anotação de falas pertinentes (Caderno do Aluno, p. 12-13). Solicitação de fotos antigas de família, de festas (casamento, aniversário ou qualquer outra cerimônia) (Lição de Casa, Caderno do Aluno, p. 13).

Problematizando: Análise das fotografias e levantamento de ideias sobre “o que é uma cerimônia?”, “o que mudou nas cerimônias de antigamente em relação às de hoje em dia?”, “o que é efetivamente importante em uma cerimônia?”, “há uma relação entre cerimônias e textos?”. Questionamento sobre “o que há para planejar em uma futura cerimônia de formatura?”. Verificação sobre “cerimônia de formatura” ou “cerimônia de colação de grau” (Caderno do Aluno, p. 13-14).

Sistematizando: Estudo de texto – o discurso. Apresentação de trechos do “Sermão da Sexagésima” (Padre Antonio Vieira) (Caderno do Aluno, p. 14). Relacionar com exemplo de discurso de formatura (Caderno do Professor, p. 20-21), observando marcas linguísticas presentes: o discurso tem existência escrita, presença coletiva no texto, vocativo inicial (recapitulação do conceito de vocativo – “Oração aos moços” de Rui Barbosa – Caderno do aluno, p. 15-18), reflexão a respeito do passado da turma que se forma, agradecimentos, comentários, conclusão que vise emocionar a plateia. Obs: atentar para o tempo do discurso. Explicação de algumas estratégias de oratória (Caderno do Aluno, p. 19).

Produzindo: Escrita individual de discurso de formatura.

---

---

---

7

“UM CONCURSO DE ORADORES”

Conteúdos e temas

seleção de orador de turma.

Competências e habilidades

 apresentar discurso de orador de turma; avaliar as habilidades do outro

seguindo critérios específicos; mobilizar informações, conceitos e procedimentos em situações formais.

Palavras-chave: seleção, orador.

Resgatando: Promoção de concurso de oradores (Caderno do Aluno, p. 20).  

Problematizando: Explicitação de regras e critérios. Solicitação de registros das informações e situações pertinentes e/ou interessantes do processo.    

Sistematizando: Apresentação dos discursos concorrentes (livre participação), votação e apuração (Caderno do Aluno, p. 21).

Produzindo: Composição de júri para análise, escolha e reestruturação entre os discursos selecionados, para síntese em um único texto. Escrita de e-mail para colega relatando todo o ocorrido através dos registros realizados – todos.

---

---

---

8

“PLANEJANDO O VESTIBULAR”

Conteúdos e temas

 questões de vestibular; recapitulação de conteúdos.

Competências e habilidades

mobilizar informações, conceitos e procedimentos para a resolução de

situações-problema.

Palavras-chave: recapitulação, Língua Portuguesa, questões, vestibular.

Resgatando: Discussão e levantamento de ideias acerca da questão “vestibular” (Caderno do Aluno, p. 22).

Problematizando: Revisão da autoavaliação elaborada na Situação de Aprendizagem 1. Seleção de questões de múltipla escolha (duas ou três por aluno) em livro didático ou Internet que abordem dúvidas da classe. Trabalho em grupo para seleção de questões que mais atendam a necessidade da classe (Caderno do Aluno, p. 22-23).

Sistematizando: Explicações complementares sobre os conteúdos abordados pelos alunos que ainda necessitem ser revistos.

Produzindo: Elaboração de lista de conteúdos apreendidos e de fácil explicação a outro colega – relato de informações e conclusões acerca do processo de aprendizagem (Caderno do Aluno, p. 23).

---

---

---

EM DESENVOLVIMENTO pelos Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica: João Mário Santana e Luciene de Souza.

ATUALIZADO EM 04 / 05 / 2015.

CEDIDO PELOS AUTORES PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS.