4.7-REDES SOCIAIS E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA.
Estamos vivendo em um mundo onde tudo gira em volta de computadores e internet. Na escola não poderia ser muito diferente, fazemos uso de muitas mídias digitais e está na hora de aprendermos a usar também as redes sociais para nos auxiliar também, pois, elas nos dão a oportunidade de expressar idéias, opiniões e pensamentos em tempo real. Pesquisando na internet encontrei muitas idéias de como usar o twitter em sala de aula para debates em tempo real. O blog também e uma boa sugestão, pois os alunos podem postar suas produções e outros podem acompanhar suas postagens.
Um evento no dia 25 de março deste ano discutiu a aplicação das redes sócias na educação, onde o professor Carlos Valente citou uma nova teoria de aprendizagem, o conectivismo,teoria esta apresenta por outro palestrante Diego Leal da Colômbia,segundo ele “quem está na área da educação está no negócio de desenvolvimento do cérebro”.
Neste ponto de vista o professor deixa de ser mero transmissor de conhecimento e passa a atuar num ambiente de aprendizagem onde seu papel é de promover a autonomia, a diversidade e a interatividade, passando assim a ser o ampliador de idéias. Segundo Diego “surge então à figura do designer educacional”. O professor João Mattar, porem, alerta sobre a necessidade de se continuar reconhecendo o tutor como o professor.
E esse é o meu grande medo. Será que vamos ainda ser reconhecidos pelos alunos como o professor?Como responsável pelo aprendizado dos mesmos? Para que realmente aconteça um aprendizado significativo teremos que nos atualizar aprender a lidar com redes sociais para que assim possamos ter êxito em nossas aulas.