Energia Fotovoltaica

Grupo:Jovens Prodigios

Alunos: Agda, Darley, Ediene e Ingrid

Turma 1º ano B

Trabalho de física

O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, pode ser encontrado em todas as disciplinas da Física (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.) assim como em outras disciplinas, particularmente na Química.

Formas de produção de energia

Apesar de não se restringir a isso, a energia pode ser entendida como a capacidade de realizar trabalho. As sociedades humanas dependem cada vez mais de um elevado consumo energético para sua subsistência. Para isso, foram sendo desenvolvidos, ao longo da história, diversos processos de transformação, transporte e armazenamento de energia. Na realidade, só existem duas modalidades de energia: a potencial e a cinética. Mas elas se apresentam de várias formas: hidráulica, nuclear, eólica, solar e geotérmica.

A energia aparece de diferentes formas e é de diferentes tipos: calor, luz, mecânica, eléctrica, química, nuclear…Usamos energia para fazer a maior parte das actividades do dia-a-dia, desde o levantar da cama até ao enviar satélites para o espaço. E mesmo quando não estamos a fazer nada, a energia está sempre presente.

Mas a energia não passa disto mesmo, um valor numérico (escalar) que se sabe calcular e, tem uma propriedade extraordinária: num sistema isolado (sistema sem troca de energia), o seu total não se altera. É esta propriedade que dá importância à sua existência, e para se compreender realmente o que é a energia, tem de se perceber o fenómeno da sua conservação. Assim, a energia pode ser transferida ou convertida de uma forma para outra, mas nunca é criada ou destruída.

As principais vantagens resultantes da sua utilização consistem no facto de não serem poluentes e poderem ser exploradas localmente. A utilização da maior parte das energias renováveis não conduz à emissão de gases com efeito de estufa. A única excepção é a biomassa, uma vez que há queima de resíduos orgânicos, para obter energia, o que origina dióxido de enxofre e óxidos de azoto.

fotovoltáica

Energia Solar Fotovoltaica é uma das mais promissoras formas de aproveitamento da energia solar. Através da utilização de Painéis Fotovoltaicos, podemos produzir electricidade durante o dia, armazenar e consumir posteriormente. Estes sistemas podem ser utilizados em locais isolados, sem rede eléctrica, ou como sistemas ligados à rede

O preço da energia solar, a qual elimina

a necessidade de complexos sistemas de transmissão e distribuição, é calculado e

comparado com o valor pago pelos consumidores residenciais finais, ao invés de ser

confrontado com o preço ofertado pela usina geradora. O custo de implantação da

geração solar pode chegar a 50 vezes o custo de uma pequena central hidrelétrica,

entretanto o custo da energia gerada durante a vida útil do sistema, de aproximadamente

30 anos, mostra-se 10 vezes maior para sistemas isolados e 3 vezes maior para geração

interligada à rede elétrica. Com a redução anual do custo dos sistemas solares e a

valoração dos custos ambientais e sociais da geração centralizada, o sistema solar tende

a se tornar economicamente competitivo a curto prazo.

                            O que é ?

A energia solar Fotovoltaica é a eletricidade gerada a partir da luz do sol. Diferentemente dos coletores de energia solar térmica (cuja única função é aquecer a água através da captação do calor do sol), os painéis fotovoltaicos promovem uma transformação da luz solar em energia elétrica, cujo resultado é comprovadamente aplicável a todas as utilidades da energia elétrica convencional.

Como funciona a energia solar Fotovoltaica ?

Os painéis de energia solar Fotovoltaica são compostos por materiais semicondutores (sendo o silício cristalino o mais utilizado), cujos elétrons interagem com a radiação solar. O movimento destes elétrons produz uma corrente elétrica. Tal processo não deixa nenhum tipo de resíduo, por isso a energia Fotovoltaica é considerada limpa ou ecológica e silenciosa, já que não envolve nenhum movimento mecânico.

Quem pode usá-la ?

A energia elétrica Fotovoltaica tem as mesmas utilidades da energia proveniente dos sistemas convencionais. Sendo assim, ela atende tanto a usuários domésticos quanto empresariais, governamentais ou agrícolas. Com a instalação dos painéis de energia solar Fotovoltaica , cada propriedade se transforma em uma micro usina de geração de energia – ou seja: o usuário deixa de ser apenas consumidor e passa a ser um autoprodutor de energia elétrica.

Principais aplicações da energia solar Fotovoltaica

A energia solar Fotovoltaica pode ser aplicada tanto em áreas remotas como em edificações integradas à rede convencional de energia elétrica, inclusive como complementação desta. Sendo assim, o sistema fotovoltáico pode ser a única fonte de energia num edifício ou abastecer, por exemplo, apenas seu sistema de segurança. Outros usos comuns: câmeras e radares em auto estradas; irrigação e bombeamento de água; iluminação pública; embarcações; telecomunicações etc.

Benefícios ambientais da energia solar Fotovoltaica

A interação entre o silício e a luz solar, que gera a energia Fotovoltaica , não produz resíduos. Por isso, ela é considerada uma fonte de energia limpa ou ecológica. Além disso, a radiação solar é abundante e inesgotável, com grande potencial de utilização, enquanto o silício, principal semicondutor utilizado nos painéis fotovoltaicos, é o segundo elemento mais encontrado na superfície terrestre. Ou seja: é uma solução energética sustentável.

Benefícios sociais da energia solar Fotovoltaica

A energia solar Fotovoltaica é uma excelente solução para levar energia elétrica a famílias e pequenos produtores que vivem em áreas remotas. Instalar uma microusina autossuficiente em cada telhado de localidades afastadas dos grandes centros urbanos, como a região amazonica, por exemplo, sai mais econômico do que montar redes elétricas.

Benefícios econômicos da energia solar Fotovoltaica

À parte do investimento inicial, com compra e instalação do equipamento, a energia elétrica gerada pelo sistema fotovoltáico não tem outros custos, dado que os painéis demandam pouca manutenção. Com a evolução tecnológica, o prazo de retorno deste investimento está cada vez menor.

Além disso, a energia solar Fotovoltaica é autossuficiente e, portanto, mais segura em termos de abastecimento, principalmente para os consumidores corporativos, para quem a falta de energia pode significar perdas de produção. A energia Fotovoltaica também é a solução mais barata para a eletrificação de grandes propriedades rurais formadas por sistemas elétricos dispersos.