Disciplina:

Educação Física

Série/Ano: 1ª série

Vol/Bim: 4 / 4º Bim

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

Tema: Ginástica: práticas contemporâneas - Ginástica Aeróbica

1- Relembrar, calcular e caminhar

Os alunos deverão compreender o que é exercício aeróbico por meio da realização de um programa de caminhada, com base em parâmetros de intensidade, freqüência e duração. O professor deve apresentar os objetivos e os princípios orientadores dos exercícios aeróbicos, dando exemplos e fazendo uma relação dos exercícios aeróbicos com os benefícios para o sistema cardiovascular e para a diminuição ou controle da gordura corporal. O professor deverá propor a realização de um programa de caminhada com a duração de 3 a 4 semanas, pelo menos, 3 vezes por semana, variando entre 60% da FCM para alunos sedentários e 85% para alunos que praticam regularmente algum tipo de exercício físico. As caminhadas terão duração de 20 minutos na primeira semana, 25 minutos na segunda semana e 30 minutos nas últimas semanas. Ao menos uma das caminhadas semanais devem acontecer durante o horário de aula para que o professor possa orientar os alunos na medição da freqüência cardíaca. Ao final do programa de caminhadas os alunos devem ser questionados se perceberam alguma mudança em sua condição física, se sentem-se mais cansados ou dispostos e se perderam peso.

Site: http://www.cbginastica.com.br

Site:

http://www.cdof.com.br/aulas.htm

Site:

http://www.ginasticas.com

Tema: Ginástica: práticas contemporâneas - Ginástica aeróbica

2- Assistir, comparar e praticar

Os alunos deverão compreender que os princípios da ginástica aeróbica estão associados ao exercício aeróbico, além de identificar exercícios e técnicas comuns às várias modalidades de ginástica aeróbica. Inicialmente, os alunos devem assistir a vídeos curtos (internet ou outras fontes) das rotinas de diversas modalidades de ginástica aeróbica. Em seguida, divididos em grupos, os alunos deverão descrever  a modalidade observada e apresentar os dados de sua observação, identificando os exercícios ou movimentos comuns a todas as modalidades. Os alunos devem executar uma rotina (sequência) de ginástica aeróbica, com música e movimentos típicos da atividade, com duração de 10 a 15 minutos. Na página 18 do caderno do professor, existe uma sessão detalhada de ginástica aeróbica, com duração de 60 minutos. Após a prática, os alunos deverão medir a freqüência cardíaca e verbalizar suas sensações durante a prática.

Site: http://www.cbginastica.com.br

Site:

http://www.cdof.com.br/aulas.htm

Site:

http://www.ginasticas.com

Tema: Ginástica: práticas contemporâneas - Ginástica aeróbica

3- Competir

Os alunos deverão perceber as diferenças entre a ginástica aeróbica tradicional e a ginástica aeróbica esportiva. Os alunos deverão assistir a vídeos curtos (internet) com apresentações de diversas provas de ginástica aeróbica esportiva (individual, em dupla, em grupos, etc.) e comparar as rotinas e movimentos desta modalidade com a ginástica tradicional, em termos de duração, capacidades físicas envolvidas, intensidade, amplitude dos movimentos, etc. Em seguida, divididos em grupos, os alunos deverão pesquisar na internet sobre a ginástica aeróbica esportiva (definição, passos básicos, equipamentos, categorias, provas, níveis, arbitragem, etc.), além de pesquisar o desempenho do Brasil nesta modalidade esportiva. Os resultados desta pesquisa poderão ser entregues por escrito ou apresentados em aula pelos respectivos grupos.

Site: http://www.cbginastica.com.br

Site:

http://www.cdof.com.br/aulas.htm

Site:

http://www.ginasticas.com

Tema: Luta: Princípios orientadores, regras e técnicas - Esgrima

4- Touché! Lutar com espadas

Os alunos deverão compreender o processo de modernização da esgrima e identificar seus movimentos básicos. O professor deve apresentar aos alunos algumas imagens que marcam o processo histórico da esgrima, desde as suas primeiras manifestações até os dias de hoje. Para a aula prática, os alunos deverão trazer folhas de jornal e camiseta de cor clara, de preferência branca. O professor deve providenciar fita adesiva e tinta guache de várias cores. Os alunos deverão construir as espadas que serão utilizadas na vivência da modalidade com as folhas de jornal que trouxeram da seguinte forma: 1- enrolar o jornal de modo a montar “canudos” grandes que pareçam uma espada; 2- aplicar fita adesiva para que a espada fique rígida; 3- “molhar” a ponta da espada com tinta guache. Para a vivência, os alunos deverão ser divididos em grupos de 4 sendo que: 2 alunos lutam e outros 2 marcam a pontuação (cada toque da ponta da espada na camisa vale 1 ponto e a luta acaba em 5 pontos). Todos devem lutar contra todos, no mesmo grupo. Em colaboração com os alunos, um “cenário” de luta deverá ser construído, se aproximando da prática oficial da esgrima, composto por um ou mais espaços de 14m de comprimento por 2m de largura, para o qual podem ser utilizados colchonetes ou apenas demarcação com giz.

Site:

http://www.esgrima.org.br

http://www.brasilesgrima.com.br

http://www.cob.org.br/esportes/esporte.asp?id=28#

http://esporte.hsw.uol.com.br/equipamento-de-esgrima.htm

Site:

http://www.esgrimabrasil.com

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Er8s-KvV6lc

EM DESENVOLVIMENTO POR ALESSANDRA HOURNEAUX DE MENDONÇA DA COSTA RODRIGUES

atualizado dia 28/09/2011

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS