Disciplina: História

Série/Ano: 2ª série EM

Vol/Bim: Vol 3/3ºBm

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

Situação de Aprendizagem 1- Revolução Francesa e Império Napoleônico.

Pré-requisitos curriculares: Trabalho de Pesquisa: distribua aos alunos certo número de temas para pesquisa ligados à Revolução Francesa,de modo que mais de um aluno pesquise o mesmo tema. O objetivo do trabalho será a elaboração de um dicionário conceitual da Revolução Francesa. É importante que já tenham conhecimento sobre transição do feudalismo ao capitalismo; caracterização do Antigo Regime.

Sondagem:Reflexão sobre o  lema “liberdade, igualdade e fraternidade”que

ficou consagrado como representativo dos ideais revolucionários.

Contextualização: O professor poderá solicitar aos alunos que apresentem oralmente uma síntese da pesquisa sobre Revolução Francesa, assim será feita a socialização do conhecimento pesquisado.

Depois de apresentar este conteúdo aos alunos (complementando-o com informações que julgar necessárias), você pode propor como atividade a análise de duas obras de arte representativas desse período, projetando-as para a classe: Napoleão no trono imperial, de Jean-Auguste Dominique Ingres (1806), e O triunfo de Napoleão, de Jean-Pierre Cortot(1810), que constam do Caderno do Aluno. Nessas telas, Napoleão é representado como imperador, em alusão explícita aos referenciais do Império Romano. Buscava-se, nessas representações,legitimar seu governo e seu poder.

Avaliação: Sugira aos alunos que respondam à questão a seguir, presente no Caderno do Aluno: Com base na citação a seguir e no conteúdo desenvolvido, por que se pode considerar a Revolução Francesa como uma revolução burguesa?

Filme: Danton. Direção: A. Wajda. França/Polônia,

1983. 136 min. O filme narra a trajetória de Danton durante o processo revolucionário francês.

Filme: Maria Antonieta. Direção: Sofia Coppola.

EuA/França, 2006. 123 min. Retrato da corte

francesa às vésperas da Revolução de 1789.

Aula sobre a Revolução Francesa

http://www.youtube.com/watch?v=hLSr3gx-7Ic

Letra da Música de Cazuza para reflexão e discussão.

http://www.vagalume.com.br/cazuza/burguesia.html

Filosofia, Sociologia e Língua Portuguesa.

Situação de Aprendizagem 2-  Centralização e fragmentação: Processos de independência e formação territorial na América Latina.

Pré- requisitos : os  contextos europeus e sul-americano motivadores das independências;os processos de independência do Haiti, do Vice-Reino de Nova Espanha, atual México, do Vice-Reino de Nova Granada (Simón Bolívar) e dos Vice-Rei nos do Peru e do Prata (General San Martin);o período Joanino e o processo de independência do Brasil.

Sondagem :Inicie a Situação de Aprendizagem com a observação do mapa múndi político atual da América Latina, que consta do no Caderno do Aluno. Solicite para que os alunos identifiquem territórios coloniais administrados por Portugal e por Espanha e formulem hipóteses a respeito da fragmentação do mesmo. e apontem os motivos dessa diferença, considerando o histórico da formação territorial sul-americana.

Avaliação:

Filme “Independência ou Morte”.

Filosofia, Sociologia e Língua Portuguesa.

 

Situação de Aprendizagem 3- Linha de Produção Industrial.

 

Conceituar principios básicos da Revolução Industrial. Conceito de trabalho. Diferença entre produção industrial e industrialização.

Análise da música “Operário em construção”.

 

Filme “ Tempos Modernos”.

Filosofia, Sociologia e Língua Portuguesa.

 

Situação de Aprendizagem 4- Socialismo, Comunismo e Anarquismo.

 

Conceituar socialismo, comunismo e anarquismo. Conhecer os principais percurssores e suas filosofias. Associar trabalho e educação na sociedade brasileira.

Análise de textos de Karl Marx.

 

Análise do Manifesto Comunista.

 

Filosofia, Sociologia e Língua Portuguesa.

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS

EM DESENVOLVIMENTO POR LENILTON DE ASSIS DE MELLO BARROS/ A PARTIR DE 29/03/2012 POR LUCIANA FACHINI