Published using Google Docs
Projeto Fora do Eixo TEC - WIKI FDE 2011
Updated automatically every 5 minutes

ESCOPO

PROJETO FORA DO EIXO TEC - WIKI FDE 2011

tec.foradoeixo.org.br

wiki.foradoeixo.org.br

LEGENDA

Lembrete/ alteração

ISIS

CAROL

 

1. Equipe:

Laura Morgado (Comunicação Banco FdE / Artes Visuais)

Isis Maria (Mapeamento)

Raiza Campregher (Mapeamento)

Camila Cortielha (Centro Multimídia)

Matheus CECAC (TecA)

Lenissa Lenza (Banco FDE)

Dríade Aguiar (Centro Multimídia)

Carol Tokuyo (Banco FDE)

2. Decupagem de execução

Ver o Compacto.TEC do projeto

3. Decupagem do Site

Página principal | De Foradoeixo                         

Ir para: navegação, pesquisa

                

Bem vindo a Wiki do Banco Fora do EixoTEC!

Consulte o Manual de Usuário para informações de como usar o software wiki.

1° experiência, Utilizando o IRC.

Divirta-se fuçando com a wiki no Página de testes

(Acho que isso pode manter)

Sugestão de conteúdo para a página principal:


O Banco de Tecnologias FDETEC (Fora do Eixo TEC) tem como principal objetivo compartilhar as tecnologias e metodologias de gestão do Circuito Fora do Eixo, por meio do armazenamento e publicação de planilhas, documentos e arquivos desenvolvidos pela rede.

A reestruturação do Fora do Eixo TEC visa atender melhor às necessidades da rede e dos usuários da mesma, migrando da ferramenta blogspot para a ferramenta wiki, que traz novas perspectivas de armazenamento, colaboração e compartilhamento de conteúdo, facilitando o acesso e tornando a disposição do conteúdo mais organizada.

Toda documentação gerada e disponível no blogspot do TEC hoje continuará disponível online com seus links relativos nos artigos wikis. Temos acesso ao serviço google docs e também podemos colocar arquivos na nossa rede social, onde os links irão fazer parte das frentes de trabalho organizadas em seus templates e categorias, sendo prático o sistema de busca e aquisição de conteúdo.

A produção de conteúdo do Fora do Eixo TEC será obtido através da captação de informações dos Compacto.TEC e do Diário Oficial do Fora do Eixo, armazenados na Wiki como numa espécie de Diário Oficial.

O Compacto.TEC é a principal tecnologia de sistematização de dados de todos os projetos executados no Circuito Fora do Eixo, sendo difundida entre os agentes da rede e pelas coordenações institucionais do CFE. Através dele, indicadores e gráficos são gerados, possibilitando a visão do crescimento da rede.

Para facilitar a organização, o  planejamento, a execução e a geração de dados de qualquer atividade, ele abarca um compacto de planilhas que cumprem esse papel de forma simples e eficiente. O Compacto.TEC estará disponível no Banco de Tecnologias Fora do Eixo.

O Diário Oficial Fora do Eixo será a principal ferramenta de difusão das informações sistematizadas. Esse relatório irá conter informações de todos os núcleos do Fora do Eixo Card (Banco Fora do Eixo Card + Política + Comunicação) que consequentemente trará informações de todas as frentes do CFE. Esse relatório é mensal, produzido pela equipe de mapeamento em conjunto com a comunicação do Banco Fora do Eixo e disponibilizado pelo endereço http://diariooficialfde.org/

                                
Box Comunicação

>>> SUGESTÃO: manter com esse nome e ter links pra lugares onde tenha conteúdo além das planilhas        

CONTEÚDO:                

>>> irc

>>> Fale Conosco - card@foradoeixo.org.br

Modo de Organização do Circuito Fora do Eixo

Em constante mutação, o Circuito Fora do Eixo conta hoje com 72 pontos situados em 26 estados brasileiros, trocando tecnologias e conhecimentos cotidianamente. Tais pontos são divididos em pontos Fora do Eixo e Pontos Parceiros.

Com vistas a organizar melhor as atividades da rede, o movimento elegeu 06 coordenações regionais para articular e serem responsáveis pelo fluxo de trabalhos e discussões entre todos os Pontos Fora do Eixo da região. Além disso, contamos hoje com as CAFE - Casa Fora do Eixo, em São Paulo e em São Carlos, trabalhando diretamente no acompanhamento de cidades com mais de 500 mil habitantes e cidades com menos, respectivamente.

Já no II Congresso Fora do Eixo - Instância máxima deliberativa da rede, realizado em 2009 em Rio Branco (AC), definiu-se a Carta de Princípios, o Regimento Interno e o Organograma Geral da rede que compreende: Pontos Fora do Eixo, Pontos Parceiros, sub-redes, além dos Eixos que definem as Frentes Temáticas, Frentes Mediadoras e Frentes Produtoras de Trabalho, aqui definidas como Organização Estrutural. Dentro das divisões do Fora do Eixo ainda temos a Organização Política, que compreende os Eixos Norteadores, Instâncias Deliberativas além dos Pontos já citados.

Após o III Congresso Fora do Eixo, que aconteceu em Uberlândia em 2010, o Organograma do CFE sofreu uma nova alteração após a adesão de novos pontos, sempre buscando a melhoria de suas ações em rede.

 

Modo de organização 2010/2011

Modo de organização 2011/2012

Carta de Princípios 2009/2010

Carta de Princípios 2011

Regimento Interno 2009/2010

Regimento Interno 2011

 Modo de Organização Político

Eixos Norteadores

Circulação

Foco: Circulação e distribuição de artistas, agentes e produtos culturais das diferentes linguagens trabalhadas pelo CFE, buscando o fortalecimento, a expansão, a divulgação e comercialização da rede. Alguns dos temas norteadores do Eixo são a Agência de artistas, Turnês, logística, eventos e produtos.

Sustentabilidade

Foco: Pesquisa, implementação, gestão e geração de dados referentes aos mecanismos de sustentabilidade da rede Fora do Eixo, em sua perspectiva global. Alguns dos temas norteadores do eixo são Moedas complementares, Fundo Fora do Eixo - Caixa Coletivo, Regimento Interno e Carta de Princípios, Economia Solidária, Economia Criativa, Economia do Conhecimento.

Tecnoarte

Foco: Formação de agentes dos coletivos capazes de suprir demandas relacionadas à sonorização (palco e estúdio), circulação de técnicos de som (tours FDE), implementação e divulgação de softwares e ferramentas livres, produção e publicação de material referente à tecnoarte e seus sub-eixos. Entre os temas norteadores do Eixo estão: Palcos, Iluminação, Software livre, Sonorização, Luthieria, Compartilhamento de conteúdo, Estúdios.

Comunicação

Foco: O Centro Multimídia Fora do Eixo (CMFdE) reúne agentes da cadeia de produção cultural independente, conectando-se em trabalhos colaborativos de abrangência nacional com um objetivo específico principal: gerar novos agentes midialivristas. A intenção é promover a formação de opinião por parte dos agentes da cultura independente e manter o estímulo ao debate em consonância com a prática da produção multilinguagem. Alguns Entre os temas norteadores do Eixo estão: Redes sociais, Mídias livres e Produção de conteúdo.

Distribuição

Foco: Desenvolvimento de pólos produtores e distribuidores, para construção de uma rede solidária de produtos culturais nacional. Entre os temas norteadores do Eixo estão são: Selos; Compacto.REC; Bancas e Lojas e Roda de Trocas.

 

Instância Deliberativa (vai pra página de Frentes Produtoras - Intercâmbio)

Congresso Fora do Eixo

Ponto Fora do Eixo

São movimentos ou organizações sem fins lucrativos responsáveis por toda e qualquer ação ligada ao Circuito Fora do Eixo na sua cidade. Cabe ao Ponto Fora do Eixo conectar novos agentes interessados em participar da rede, bem como desenvolver medidas estruturantes capazes de gerar e estabelecer Pontos Parceiros. Cada cidade pode ter mais de um Ponto Fora do Eixo.

Ponto Parceiro

São organizações informais ou formais de qualquer natureza jurídica, que participam da Rede Estadual e que podem se caracterizar como Pontos de Distribuição, Pontos de Mídia, Pontos de Pesquisa e etc. Os Pontos Parceiros devem estar devidamente conectados ao Ponto Fora do Eixo que tem a chancela e a autonomia local para gerenciar as parcerias. Qualquer divergência ligada a possíveis parcerias locais devem ser reportadas e debatidas com as Coordenações Estaduais e Regionais, respectivamente, que ajudarão o coletivo local a mediar qualquer situação conflituosa.

Relação Oficial de Pontos e Parceiros Fora do Eixo (Link externo)

Ilustração do Modo de Organização Estrutural - Frentes Temáticas, Mediadoras e Produtoras (link externo)

O que são Frentes Temáticas

As Frentes Temáticas são os núcleos que representam as linguagens artísticas, culturais e sociais adotadas pelo Circuito Fora do Eixo que aglutinam agentes culturais e concebem projetos para serem implementados na rede. As Frentes Temáticas tem o papel estratégico de definir a atuação da rede e de mobilizar novos agentes de forma permanente. As Frentes Temáticas do Circuito são:

>>> Música (página)

Frente que reúne agentes musicais como bandas, músicos e simpatizantes em geral focados no desenvolvimento do cenário musical nacional. O Núcleo se estende para os Pontos Fora do Eixo a fim de mobilizar os principais agentes expandindo as redes musicais locais.

1. CompactoTEC anual (link externo)

2. Relatório 2010 (link externo)

3. Cronograma 2011

(Todos os links abaixo levam a página das produtoras, categoria distro)

4.  CompactoREC 

4.1 Projeto CompactoREC para Bolsa Funarte Reflexão Crítica e Produção Cultural para internet

4.2 CompactoTEC prêmio

 Lançamentos Compacto.REC

4.3 2009

4.4 2010

(Todos os links abaixo levam a página produtoras, categoria intercâmbio)

5. Turnês Fora do Eixo

5.1 blog da turnês

5.2 CompactoTEC Turnês 2010

5.2.1 Sex on the Beach

5.2.2 Porcas Borboletas e Aeromoças e Tenistas Russas

5.2.3 Cabruêra, Caldo de Piaba e Burro Morto

5.2.4 Nevilton e Mini Box Lunar

5.2.5 Maio - Camarones Orquestra Guitarrística, Rinoceronte e Sex on the Beach e Nublado

5.2.6 Os Rélpis

5.2.7 Nevilton

5.2.8 Evening

5.2.9 Falsos Conejos e a Banda de Joseph Tourton

5.2.10 A Caixa do Macaco (INI)

5.2.11 Novíssimos Baianos - Os Barcos e Maglore

6. Noites Fora do Eixo

7. Fora do Eixo ao Extremo

8. Grito Rock

8.1 site

8.2 Grito Rock TEC

9. Festival Fora do Eixo

9.1 Edição SP

9.1.1 Edição SP 2007

9.1.2 Edição SP 2010

9.1.3 CompactoTEC edição São Paulo 2010

9.2  Edição Rio

9.2.1 CompactoTEC edição Rio de Janeiro 2010

(produtora comunicação)

10. Tutoriais

10.1 Tutorial postagem CompactoREC

>>> Clube de cinema (CdC)

Frente de realizadores Audiovisuais dos coletivos da rede. Potencializando o cenário cultural alternativo do audiovisual, o Clube de Cinema estimula os núcleos audiovisuais de cada Ponto Fora do Eixo e trabalha colaborativamente nas ações do setor. O Clube de Cinema surge em 2009, durante o II Congresso Fora do Eixo.

1. CompactoTEC anual (link externo)

2. Relatório 2010 (link externo)

3. Relatórios Mapeamento (link externo)

3.1 Relatório do mapeamento (link externo)

3.2 Relatório das fichas de sessão NOVEMBRO (link externo)

3.3 Relatório das fichas de sessao DEZEMBRO (link externo)

4. Cronograma 2011

(os links abaixo levam a página das produtoras, categoria distro)

5. DF5

6. CompactoVídeos

6.1 Lançamentos 2009

6.2 Lançamentos 2010

(os links abaixo levam a página das produtoras, categoria centro multimídia)

7. Canais de webTV

7.1 WebTV Fora do Eixo

7.2 WebTV Nagulha

8. Tutoriais

7.1 Transmissão ao vivo - Livestream

(os links abaixo levam a página das produtoras, categoria intercâmbio)

9. SEDA

9.1 Histórico das SEDAS

9.1.1 2006

Cuiabá

9.1.2  2007

Cuiabá

9.1.3 2008

Relatório Cuiabá

9.1.4 2009

Texto Cuiabá

9.1.5 2010

9.1.5.1 CompactoTEC SEDA Bauru

9.1.5.2 CompactoTEC SEDA Cuiabá

>>> Palco Fora do Eixo (PFE)

Frente de agentes dedicados à organização do cenário das Artes Cênicas. O Palco Fora do Eixo, assim como o Clube de Cinema, promove o desenvolvimento do cenário setorial, aglutinando agentes de todos os pontos e fomentando a criação de núcleos de artes cênicas nos mesmos. O Palco Fora do Eixo surge em 2010, sendo uma das frentes mais recentes do Circuito Fora do Eixo.

1. CompactoTEC anual

2. Relatório 2010

3. Cronograma 2011

4. Carta Palco Fora do Eixo

(produtora intercâmbio)

5. Colunas e Turnês

5.1 Coluna Cláudia pelos coletivos

A primeira ação nacional do núcleo de Artes Cênicas do FDE consistiu no reconhecimento e aproximação de atores e artistas do corpo em várias cidades, levantando pautas comuns e consolidando a linguagem como uma frente de ação sólida dentro da rede.

Roteiro da circulação de Cláudia Schulz

5.2 Turnê Cia Um Pé de Dois

EM CONSTRUÇÃO

5.3 Imersão Palco Fora do Eixo

>>> Tecnologias Livres (mudou de nome p/ FESL)

Frente responsável pela articulação das Tecnologias do Circuito Fora do Eixo, aglutinando diversos agentes da cadeia produtiva artística e social na perspectiva da criação de tecnologias livres. Um dos principais projetos da frente é a migração para a plataforma de software livre. Antes era considerada, junto com a sonorização, uma frente produtora chamada Tecnoarte, mas o foco do SL se perdia e então, a Tecnoarte se diluiu entre todas as outras frentes.  

Frente responsável pela articulação das Tecnologias, principalmente computacionais, do Circuito Fora do Eixo. O nome Fora do Eixo Software Livre, não tem como objetivo determinar o uso único de alternativas livres pelo circuito, porém vem como uma escolha afirmativa de se buscar cada vez mais a adoção e a migração para as soluções livres.

A FESL tem como objetivo auxiliar o Fora do Eixo a encontrar soluções tecnológicas que auxiliem seu desenvolvimento e manutenção. Entre algumas das tarefas que são responsabilidades podemos destacar: suporte, avaliação de sistemas, colunas de software livre, desenvolvimento de soluções livres e contato com o movimento de software livre.

índice:

1. CompactoTEC anual

2. Relatório 2010

3. Cronograma 2011

4. Plano de trabalho

>>> Fora do Eixo Letras (FEL)

A Fora do Eixo Letras (FEL) é a frente do Circuito Fora do Eixo que trabalha a palavra, nas suas formas mais diversas – escrita, falada, visual, sonora, multimídia, interativa, dentre outras. O grupo encampa, para além da palavra-livro, a palavra-digital, palavra-quadrinhos, palavra-visual, palavra-teatro, palavra-música, criando e sistematizando ações.

1. CompactoTEC anual

2. Plano de trabalho

3. Cronograma 2011

>>> PCult

índice:

1. CompactoTEC anual

2. Balanços 2010

2.1 Regional SP/RJ

2.2 Regional MG/ ES

2.3 Regional CO

2.4 Regional NE

2.5 Regional N

2.6 Regional Sul

3. Mapeamentos do PCult

3.1 Relatório do Mapeamento dos Conselhos Municipais de Cultura de SP/ RJ

4. Pesquisa PCult - Dados sobre a cultura no Brasil

5. Carta de Serrana

(produtora comunicação)

6. Site do PCult

>>> FORA DO EIXO AMBIENTAL 

Frente dedicada às ações relacionadas ao meio ambiente. O Fora do Eixo Ambiental surge em 2010 durante a reunião do Fora do Eixo Card no Festival Fora do Eixo SP a partir da necessidade de termos ações voltadas para a área ambiental. A perspectiva da Frente é trabalhar projetos que visem a redução, reutilização e reciclagem de materiais tendo um dos principais focos, a sustentabilidade. A Frente desenvolve ações integradas da rede e potencializa a criação de núcleos afins em cada ponto fora do eixo.

Frentes Mediadoras (Fora do Eixo Card)

>>> O que são Frentes Mediadoras

As Frentes Mediadoras tem o papel fundamental de gerar o fluxo entre as Frentes Temáticas e as Frentes Produtoras da rede. São elas que elaboram os mecanismos de sistematização, mapeamentos, pesquisa, concepção, execução, sustentabilidade e dinâmica entre os indivíduos e as frentes participantes do sistema solidário do Circuito, democratizando todas as tecnologias e decisões aprovadas pelos membros da organização, provocando a transversalidade entre todas as Frentes. As Frentes Mediadoras têm o papel fundamental de estar no suporte e preencher qualquer lacuna tanto nas Frentes Temáticas quanto das Frentes Produtoras do Circuito.

>>> Banco Fora do Eixo Card

Responsável pelas ações de sustentabilidade da rede, administra e organiza ações como como mapeamentos, diagnósticos, pesquisas, planos de trabalho e comerciais, projetos, fundo, moedas complementares e fluxo entre as diversas Frentes no que tange às decisões acerca dos projetos e atividades a serem executadas. Esta Frente é dividida em outros núcleos.

índice:

1. Programa 2010/2011

2. CompactoTEC

3. Documento do F5

4. Cronograma 2011

>>>Núcleos Mapeamento

A existência do Núcleo de mapeamento se dá pela necessidade de visualizar o Mapa do Movimento Fora do Eixo a partir da sistematização de todo o conteúdo produzido pelos agentes, coletivos e empreendimentos inseridos na rede. É através do desenvolvimento de tecnologias aptas para a coleta e organização de informações relevantes do Circuito Fora do Eixo que o núcleo almeja trazer à tona números significativos que qualificam e credibilizam cada vez mais o Movimento, além de lhe dar parâmetros para o novo crescimento. Ele também mostra a cara do Fora do Eixo, através do diagnóstico da mesma sistematizando as tecnologias sociais desenvolvidas.

1. Plano de Trabalho

2. Sistematização

2.1 Planilha de dados do Congresso

2.2 CompactoTEC

2.3 Sistematização Grito Rock 2010

3. CompactoTEC da produção da Wiki

>>> Núcleos de Projetos

Texto sobre o Projetos

 índice:

1. Plano de Trabalho

2. Banco de Projetos

3. Banco de Editais

4. Banco de Curriculuns

>>> Núcleo Fundo Nacional

Texto sobre o Fundo

índice:

1. Plano de Trabalho

2. Formulário de declaração

2.1 Resultados do formulário/ mapeamento dos dados

3. CompactoTEC do Fundo

>>> Núcleo ACL

Texto sobre ACL

índice:

1. Plano de trabalho

2. Planilha de Acompanhamento

3. Monte sua moeda solidária

4. Programa Uni FDE

>>> Núcleo de Pesquisa

Texto sobre Pesquisa

índice:

1. Plano de trabalho

2. Pesquisas

2.1 Dados sobre a cultura no Brasil  

>>> Núcleo Sócio Ambiental

Texto sobre Sócio Ambiental

índice:

1. Plano de trabalho

2. Formulário de mapeamento de Práticas Ambientais

3. Oficinas

>>> Núcleo de Negócios

Texto sobre Negócios

índice:

1. Plano de Trabalho

2. Toque no Brasil

2.1 Projeto

2.2 Site

>>> Núcleo Jurídico

Texto sobre Jurídico

índice:

1. Plano de trabalho

(produtoras Intercâmbio)

6. Observatórios

>>> Centro Multimídia (CM)

Núcleo que trabalha toda a comunicação do Circuito e no suporte dos Pontos Fora do Eixo desenvolvendo as redes de mídias independentes locais. A Comunicação FdE trabalha a Rede Social Fora do Eixo, a Rádio, TV, Redação, Assessoria, Design e Mídia FdE dos projetos institucionais do Circuito, além de incorporar em cada Ponto Fora do Eixo o mesmo método de trabalho para o desenvolvimento das ações locais, conectados ao cenário cultural.

índice:

1. CompactoTEC anual

2. Organograma

2. Artes Visuais - Design

2.1 Compacto.Arte

2.2 Poéticas Visuais

3. Webrádio

4. Webtv

5. Assessoria

>>> Política Fora do Eixo

Responsável pela concepção e elaboração de estratégias junto às frentes gestoras da entidade, ampliando o link entre as próprias frentes de atuação e os parceiros externos à rede. A Frente deve trabalhar a manutenção do equilíbrio da dinâmica de grupo a partir das necessidades que cada Frente demanda em relação aos seus parceiros estratégicos. Algumas das principais ações têm como orientação:

Já o Escritório Brasília tem a atuação de política pública como principal ferramenta a ser explorada. A Frente busca consolidar todas as ações integradas e dos pontos fora do eixo pautados na expansão do mercado e da política pública cultural nacional.

>>> O que são as Frentes Produtoras:

São as principais responsáveis pela execução dos trabalhos demandados pelas Frentes Temáticas da rede. São elas que convertem a idealização de um projeto no papel para a prática, transformando as idéias em realidade. As Frentes Produtoras são fontes de produção do trabalho (card) necessário para suprir as demandas das Frentes Gestoras e dos parceiros integrados ao sistema, atendendo a cadeia produtiva cultural local. Cada Frente Produtora se relaciona diretamente com uma ou mais Frente Temática e pode transversar com todas elas.

>>>Distro

Frente responsável pelos trabalhos de distribuição de produtos da entidade como a loja fora do eixo (física e virtual), bancas Fora do Eixo, Compacto.rec (projeto de distribuição virtual) e qualquer demanda de distribuição da rede. A Fora do Eixo Distro fomenta a criação de pontos de distribuição em todos os Pontos Fora do Eixo.

índice:

Música

4.  CompactoREC

O Compacto.Rec é um projeto de lançamento mensal de álbuns virtuais em rede com o objetivo de estimular a circulação e distribuição de bandas da cena independente brasileira. Os agentes que integram a equipe são oriundos dos mais distintos lugares do país que, através da interenet trabalham em conjunto executando toda a pré-produção do Compacto.Rec: uma compilação com músicas, letras, release, fotos, vídeo, banners e avatares, que são divulgados em todos os veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo.

O projeto teve início em 2007 quando sete produtos foram disponibilizadas na rede, como Filomedusa e Bang Bang Babies. Em 2009, passou a lançar também álbuns inteiros, gerando um total de 4.620 downloads (até dezembro de 2009), tendo o compacto.rec da banda Porcas Borboletas quebrando o record de 3000 downloads.

Esse ano o Compacto.Rec trouxe diversos lançamentos que deram ênfase ao projeto, como a paranaense Nevilton, a mineira Uganga, deu destaque a Coletânea Grito Rock América do Sul 2010, lançou o primeiro material solo do Jair Naves, ex-Ludovic, realizou no mês de outubro seu primeiro lançamento internacional com o álbum “YYY” da banda Falsos Conejos de Buenso Aires (ARG) e recentemente foi contemplado pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet.

4.1 Projeto CompactoREC para Bolsa Funarte Reflexão Crítica e Produção Cultural para internet - link para o projeto

4.2 CompactoTEC prêmio

Lançamentos CompactoREC

2009

Agosto

Outubro

Novembro

Dezembro

2010

Janeiro:

Fevereiro:

Março:

Maio:

Julho:

Agosto:

Setembro:

Outubro:

Novembro:

Dezembro:

5. Banquinhas - projeto (o que é?)

5.1 Cronograma de Distribuição 2011

Clube de Cinema

1. DF 5 

DF5 é uma distribuidora digital de filmes que disponibiliza seu acervo para exibições on-line e download mediante indicadores de público e fortalecimento da rede entre realizadores, exibidores e público, facilitando a circulação e o mapeamento de exibições não-comerciais cineclubistas no país.

Ao subirem os filmes para o site, os realizadores colocam automaticamente sua obra sob uma licença Creative Commons de exibição não-comercial. Em contrapartida, o exibidor preenche a “Ficha de Sessão” com informações sobre a exibição e indicadores de público. Assim, é possível criar um mapeamento de cada vídeo e de suas exibições em território brasileiro.

Os parceiros iniciais do projeto são a produtora Filmes Para Bailar e o Circuito Fora do Eixo, através do Clube de Cinema Fora do Eixo.

Baseada em ideais cineclubistas de formação de público e no colaborativismo em rede, a DF5 é uma espécie de software livre em código aberto, o que possibilita que os participantes da iniciativa contribuam no caminho a ser trilhado e que o F5 sempre seja acionado.

2. CompactoVídeos

O Projeto Compacto.Vídeo é um programa mensal que a TV Fora do Eixo lança para estímulo e difusão das produções audiovisuais dos coletivos ligados ao Circuito Fora do Eixo.

O Compacto.Vídeo é um desdobramento do Projeto Compacto.Rec, que tem o objetivo de lançar discos das novas bandas independentes do país em rede, por meio dos veículos de comunicação integrados ao circuito. A TV Fora do Eixo como principal plataforma das produções audiovisuais dos coletivos ligados ao Circuito Fora do Eixo entende o Compacto.Vídeo como estímulo às WebTVs dos coletivos a produzirem linguagens audiovisuais com o intuito de divulgar as bandas lançadas pelo projeto.

O roteiro e as linguagens trabalhadas serão direcionadas pelo coletivo da cidade ou região que tenha uma maior ligação com a banda. Desta forma, os núcleos de audiovisuais de cada coletivo exercitam uma aproximação com o trabalho artístico musical da banda envolvida, servindo como cimento ao experimento e criação de linguagens e conteúdos audiovisuais. Este projeto não busca um formato específico para se realizar um programa de Tv, mas sim quais os formatos possíveis para se fazer um programa de TV.

Lançamentos 2009:

Porcas Borboletas

Boddah Diciro

Rinoceronte

Linha Dura

Lançamentos 2010:

Johny Suxxx and the Fucking Boys

Uganga

Nevilton

Leptospirose

Jair Naves

Monograma

Falsos Conejos

Diego e o sindicato

Vinil Laranja

>>> Intercâmbio

Núcleo de produção de eventos da rede como Festival Fora do Eixo, Grito Rock, Encontros Regionais Fora do Eixo, Congresso Fora do Eixo, Observatório Fora do Eixo, Noites Fora do Eixo, Semana do Audiovisual e etc. Essa frente gestora estimula a produção de  atividades nos Pontos Fora do Eixo que garantem as vitrines e plataformas de circulação, produção, formação, distribuição e comercialização artística da cadeia produtiva cultural. Em cada Ponto Fora do Eixo existe pelo menos um evento de grande porte que atende a demanda dessa Frente Gestora em prol do cenário cultural local. Essas ações são as principais plataformas para o lançamento de novos produtos e projetos no mercado cultural. Frente também responsável pelos trabalhos de circulação dos artistas na criação de rotas, catálogo, editais, fechamentos de shows, espetáculos, propostas comerciais, marketing e qualquer demanda referente a organização da carreira artística na rede. A Frente também potencializa a criação de núcleo a fim em cada Ponto Fora do Eixo.

Música

1. Turnês

1.1 Blog das turnês

1.2 CompactoTEC das Turnês 2010

1.2.1  Sex on the Beach - Fevereiro

A banda de Campina Grande (PB) circulou por Maceió, Recife e João Pessoa, usando a plataforma do Grito Rock.

1.2.2 Compacto.TEC Porcas Borboletas e Aeromoças e Tenistas Russas - Março

A primeira turnê do Circuito Fora do Eixo do ano colocou as bandas Porcas Borboletas (MG) e Aeromoças e Tenistas Russas (SP) na estrada. Ao todo, foram 12 shows em 11 cidades de MG e SP, estabelencendo uma nova rota de circulação entre os dois estados.

1.2.3 Relatório Cabruêra, Caldo de Piaba e Burro Morto - Abril

Um pouco do Norte e Nordeste foram parar nos palcos paulistas por meio do encontro das bandas Cabruêra (PB), Burro Morto (PB) e Caldo de Piaba (AC). Em mais uma tour do circuito, as bandas divulgaram seus trabalhos em cidades como Campinas, Araraquara, São Carlos, Bauru, Guaxupé e Franca (SP), além de Uberlândia, Belo Horizonte, Araguari e Patos de Minas (MG).

1.2.4 Compacto.TEC Nevilton e Mini Box Lunar - Abril

Paralela a turnê SP MG, Mini Box Lunar (AP) e Nevilton (PR) cruzaram o extremo nordeste (de Campina Grande, na Paraíba, até Belo Horizonte, em Minas Gerais) por meio da 2ª Turnê NE Fora do Eixo. Eles tocaram em 10 cidades durante 10 dias. Conforme registro no Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura, as bandas são as mais cortejadas no atual momento do cenário independente nacional. Veja a matéria.

1.2.5 Turnê de Maio

Maio ficou marcado por 3 turnês. Ao mesmo tempo em que os potiguares Camarones Orquestra Guitarrística circularam por RJ, SP, MG e GO, os gaúchos do Rinoceronte iniciaram turnê pelo centro sul do país e a Invasão Paraibana das bandas Nublado e Sex On The Beach cruzaram Nordeste, Sudeste e Centro-oeste. As 3 rotas se encontram várias vezes, como na Noite Fora do Eixo no Espaço Goma, em Uberlândia (MG).

Compacto.TEC Camarones

1.2.6 Compacto.TEC Os Rélpis - Junho

Turnê realizada pela Agência Fora do Eixo, com a banda paulista Os Rélpis. Foram 10 dias cruzando cidades de Minas Gerais e São Paulo, no total de 12 shows realizados em conjunto com as bandas Vandaluz (MG) e Porcas Borboletas (MG). As impressões dos músicos foram registradas de um jeito diferente, através do “Poesia na estrada”.

1.2.7 Compacto.TEC Nevilton - Julho

Em sua segunda turnê do ano, o power trio Nevilton circulou por cinco cidades paulistas e finalizou a tour em Campo Grande.

1.2.8 Evening - Setembro (CO) (post Portal FDE)

A turnê foi a chance de cruzar várias cidades em um curto espaço de tempo, levando não só o seu produto musical, mas também um ambiente favorável para debates, trocas de experiências e formação de público. Foram 7 shows em 9 dias, passando por 4 estados na região Centro Oeste.

1.2.9 Falsos Conejos e a Banda de Joseph Tourton (S, SP, MG e NE) - Outubro

A maior turnê realizada pelo Circuito Fora do Eixo, atingiu 34 cidades, realizando 34 shows em 40 dias de viagem, passando por 4 regiões do país e 11 estados. Essa turnê também é marcada pelo fato de ser a 1° com circulação de artistas internacionais, no caso o trio Falsos Conejos, da Argentina. A partir dela, um novo planejamento para a produção dos giros de 2011 foi feito.

1.2.10 A Caixa do Macaco (INI) - Novembro

A turnê da banda sorocabana passou por 70 cidades espalhadas pelos estados de SP, MG, RS, SC e PR e foi produzida e agenciada pelo Coletivo Rasgada, de Sorocaba.

1.2.11 Novíssimos Baianos - Os Barcos e Maglore (NE) - Dezembro

A última turnê do ano a circular na plataforma do Circuito Fora do Eixo levou as bandas Maglore e Os Barcos, ambas da Bahia, a circular por cinco estados do Nordeste em 10 dias, apresentando-se em 10 cidades.

6. Noites Fora do Eixo

De modo a realizar um intercâmbio musical, os coletivos integrantes da rede começaram a promover “Noites Fora do Eixo”, evento marcado por sempre ter em seu line up uma atração de outro coletivo.

Esse projeto cresceu: mais de 500 Noites Fora do Eixo são realizadas por ano, fazendo circular cerca de 1500 artistas independentes. Em alguns lugares, outras artes foram integradas ao evento, que passou a contar também com exibição de vídeos, exposições de fotografias, etc.

Com seu desenvolvimento, a importância das Noites Fora do Eixo ficou ainda mais clara: afinal, além de promover o intercâmbio artístico, é uma oportunidade para a distribuição de produtos e para imersão e troca de experiências entre os membros dos coletivos, fortalecendo ainda mais a rede. Sem contar a produção incessante de mídias livres que vem sendo associada ao projeto.

Assim, diante dessa relevância, tornou-se necessário unificar sua identidade visual e definir, de forma clara, o conceito da produção das Noites Fora do Eixo.

Para isso, os coletivos escolheram uma marca para ser utilizada no material de divulgação de todas as Noites Fora do Eixo, bem como estabeleceram um regulamento visando a (i) sistematização do método de realização do evento pelos pontos Fora do Eixo; (ii) a realização de um mapeamento das Noites Fora do Eixo realizadas, bem como (iii) obter dados referentes à produção desses eventos para gerar indicadores.

Além disso, o regulamento das Noites Fora do Eixo realiza uma integração com outros programas existentes no Circuito, como o ponto de venda de produtos nos shows, hospedagem solidária, moeda solidária, transmissão por web TV e web rádio, cineclube,  contribuindo para o incremento da qualidade dos eventos produzidos pelos coletivos.

6.1 Regulamento

6.2 Formulário de cadastro das Noites Fora do Eixo

7. Fora do Eixo ao Extremo

O Fora do Eixo ao Extremo é um sub-circuito criado com base na tecnologia do Circuito Fora do Eixo com o intuito de estruturar e dar vazão a bandas de estilos mais “pesados” como o Hardcore, Punk, Metal e suas vertentes.

7.1 Mapeamento FDEEX 

7.2 Resultados

8. Grito Rock

Fomento e profissionalização da cena independente da música foram as forças motrizes que fizeram nascer em Cuiabá a primeira edição do Grito Rock, em 2003, quando o Espaço Cubo escolheu o período de carnaval para a realização de um festival de baixo orçamento e com possibilidade de auto-gestão.

A primeira edição do Grito foi pequena. Em um dia de shows, seis bandas locais evidenciaram a proposta de fomento ao som autoral em contraponto ao predominante contexto do “cover” à época. Daí pra frente, o festival foi marcado por uma crescente.

Em 2004 deu-se intercâmbio em nível regional, bandas de Campo Grande foram escaladas para o set list do festival

Em 2005, o delineamento programático evidenciou-se ainda mais com a intensificação do intercâmbio e interiorização das ações. Na programação, seis bandas por dia, somando ao todo 24, sendo 03 de Mato Grosso do Sul e 02 de municípios mato-grossenses como Sorriso e Sinop.

Em 2006, a consolidação. O surgimento da Associação Brasileira de Festivais (ABRAFIN) e, em especial, do Circuito Fora do Eixo promoveu um boom no que tange a articulação de produtores, refletindo-se na “fuderosa” programação apresentada. Foram então escaladas bandas do norte, nordeste, sudeste, além de várias outras do centro-oeste do país. Foram dez estados representados por vinte e oito bandas. Além da programação, um marco histórico para o circuito se daria ali, quando a primeira reunião de produtores Fora do Eixo pontuaria as três premissas básicas de trabalho do CFE: a circulação de bandas, produtores e jornalistas, a distribuição de produtos culturais e o estímulo à produção de conteúdo através da comunicação.

Em 2007 e 2008 o projeto ganha nova faceta, e é adotado como um dos projetos do Circuito Fora do Eixo. Na ocasião mais cidades entram na rede de ações e o projeto passa a ser realizada em dezenas de cidades no período do carnaval. No primeiro ano foram mais de 20 cidades integradas a rede do projeto; em 2008 o número saltou para 50.

Em 2009, com uma nova configuração do CFE, agora constuído em Pontos formalmente constituídos, o Grito Rock cresceu ainda mais, atingindo a marca de mais de 80 cidades integradas a rede.

O ano de 2010 também realizou um grande número de festivais, proporcionando a circulação de 671 bandas por 396 shows no Brasil e começou sua internacionalização, com produtores na Bolívia, Uruguai e Argentina realizando 4 edições fora do Brasil.

8.1 Site do Grito Rock

8.2 Grito Rock.TEC

O Circuito Fora do Eixo seguindo a lógica de tecnologias abertas e colaborativas desenvolve TECs para o festival Grito Rock e todas as informações e materiais usados pelos produtores (cartilhas, manual de aplicação de marcas, kit de imprensa) são publicadas em um blog específico.

9. Festival Fora do Eixo

O Festival Fora do Eixo é uma das maiores ações de circulação de artistas independentes no país e se destaca por reunir as principais bandas do Circuito Fora do Eixo e outros artistas de destaque da cena local, nos mais renomados palcos da cidade. Em 2010 aconteceu a segunda edição em São Paulo e a primeira no Rio de Janeiro.

9.1 Edição SP

9.1.1 Edição SP 2007

9.1.2 Edição SP 2010

Texto sobre a edição

9.1.3 CompactoTEC edição São Paulo 2010

Ano: 2010, Mês: Abril, Frente: Música, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

9.2 Edição Rio

Realizado pela primeira vez na Cidade Maravilhosa, através do coletivo Ponte Plural, o evento se destacou por reunir as principais bandas do Circuito Fora do Eixo e artistas de destaque da cena local nos mais renomados palcos da cidade.

9.2.1 CompactoTEC edição Rio de Janeiro 2010

Ano: 2010, Mês: Maio, Frente: Música, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

Palco

5. Colunas e Turnês

5.1 Coluna Cláudia pelos coletivos

A primeira ação nacional do núcleo de Artes Cênicas do FDE consistiu no reconhecimento e aproximação de atores e artistas do corpo em várias cidades, levantando pautas comuns e consolidando a linguagem como uma frente de ação sólida dentro da rede.

Roteiro da circulação de Cláudia Schulz

5.2 Turnê Cia Um Pé de Dois

EM CONSTRUÇÃO

Banco Fora do Eixo Card

4. Congresso Fora do Eixo

O CONGRESSO FORA DO EIXO (COFE) é uma das maiores ações da rede que compõe o Circuito Fora do Eixo, sendo a maior instância deliberativa da rede. A primeira edição do Congresso aconteceu em 2008 no Festival Calango, em Cuiabá - MT, e já trouxe ótimos frutos. A segunda edição, em 2009 foi realizada em Rio Branco - AC no Festival Varadouro, sediada pelo coletivo Catraia, onde foram realizados intensos debates que originaram a Carta de Principios e o Regimento Interno do Circuito Fora do Eixo, dando uma musculatura efetiva para os núcleos gestores e fortalecendo a sustentabilidade da rede. Agora, com o Circuito maduro pode-se chegar muito além. Em 2010 aconteceu a 3° edição em Uberlândia - MG, sediado pelo coletivo Goma, com 72 coletivos, observadores de fora da rede e especialistas, ficaram uma semana trocando tecnologias e conhecimentos cotidianamente, decidindo e trabalhando em ações conjuntas,  tornando o COFE o principal encontro presencial desta rede colaborativa.

A partir de 2010, foram implementadas as Etapas Regionais do evento como fase de preparação para a Etapa Nacional. Somente os Pontos Fora do Eixo oficiais tem direito a voto e voz. Os demais participantes (convidados, observadores, Pontos Parceiros) só tem direito a voz. É durante o mesmo se realiza a escolha do ponto fora do eixo que deverá sediá-lo no ano seguinte e é nele que se elabora o Planejamento Anual da rede e legitima os documentos de gestão da mesma. O Congresso forma o colegiado e a principal plenária nacional.

4.1 CompactoTEC do I Congresso Ano: 2008, Mês: Dezembro, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

(não encontrei)

4.2 CompactoTEC do II Congresso

Ano: 2009, Mês: Dezembro, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

4.3 CompactoTEC do III Congresso

Ano: 2010, Mês: Dezembro, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

4.4 Congressos Regionais

Com o crescimento da rede em 2010, o Congresso Fora do Eixo ganhou etapas Regionais, afim de organizar melhor os debates, nivelar os coletivos novos nos assuntos que permeiam o funcionamento da rede, além de garantir voz a eles, a formação dos agentes e de um organograma regional, preparando todos para a participação no Congresso Nacional.

Diversos debatedores abordaram os variados temas que permeiam os trabalhos da rede, com vistas à qualificação das atividades do Circuito. Além dos Pontos Fora do Eixo, outros grupos, que têm o interesse em fazer parte do processo participaram e todos os conteúdos produzidos estão disponíveis na internet.

. CompactoTEC Congresso Regional Norte 2010

Ano: 2010 Mês: Dezembro, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

. CompactoTEC Congresso Regional Nordeste 2010

Ano: 2010, Mês: Agosto, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

. CompactoTEC Congresso Regional Centro Oeste 2010

Ano: 2010, Mês: Agosto, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card. CompactoTEC Congresso Regional MG/ ES 2010

Ano: 2010, Mês: Setembro, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

. CompactoTEC Congresso Regional SP/ RJ 2010

Ano: 2010, Mês: Agosto, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

. CompactoTEC Congresso Regional Sul 2010

Ano: 2010, Mês: Agosto, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

. Colunas

6.1 Planejamento Coluna Sustentabilidade #1

6.2 CompactoTEC Coluna Ofo Onan

6.3 Vídeos das Colunas

.Observatório Fora do Eixo

O OBSERVATÓRIO FORA DO EIXO CARD surgiu pela necessidade do Circuito Fora do Eixo de ter um um núcleo voltado para pesquisas e conceitos sobre os diversos temas relacionados à Cultura independente e trabalhados pelo próprio movimento. Através do OBSERVATÓRIO pode-se dedicar a conhecer melhor os princípios que norteam a rede, ampliando o repertório e gerando dados consistentes sobre toda a tecnologia social proporcionada pelo Circuito. Como primeiro laboratório, a primeira edição promovida tratou de criar uma metodologia que oportunizasse o aprofundamento na teoria e conceitos do tema a ser discutido.

Essa metodologia consiste em dividir o debate em duas partes: Grupos de Discussão (GD’s) e Grupos de Trabalho (GT’s). O primeiro visam trabalhar as demandas do Fora do Eixo como um todo, pautadas em discussões teóricas e conceituais divididas em temas escolhidos de acordo com a pertinência e colaboração com a demanda em questão. Já os GT’s visam trabalhar as demandas internas e técnicas do Banco Fora do Eixo CARD junto às outras frentes gestoras do CFE, considerando o levantamento dos trabalhos executados pelos coletivos da rede às ações institucionais do Circuito, buscando mapear a força produtiva gerada pelas frentes gestoras da rede e obtendo indicadores para análise da rede. O execício ainda visa estimular a coleta dos trabalhos cotidianos desenvolvidos pelos próprios coletivos da rede.

O Observatório Fora do Eixo é uma maneira de trazer profissionais gabaritados no assunto para explanar através de painéis temáticos, históricos, teorias e exemplos de casos sobre cada tema proposto. Além do conhecimento adquirido pelos painéis, o Observatório traz ferramentas práticas para cada frente gestora do Circuito Fora do Eixo, no intuito de coletar a força de trabalho destinada às ações da rede.

 

Visando o crescimento de um sistema solidário pautado pela cultura independente, fortalecendo assim a rede do Circuito Fora do Eixo, o OBSERVATÓRIO FORA DO EIXO experimenta uma metodologia que utiliza a internet como principal plataforma de desenvolvimento e coloca a web rádio como ferramenta de tecnologia social possibilitando a explanação dos temas com criatividade, tornando viável a participação de diversos profissionais do Brasil e possibilitando o armazeamento dos painéis em podcasts para disponibilização permanente no Tec do Circuito , além da própria divulgação.

Estimulando os coletivos da rede a produzirem também, em 2010 aconteceram os Observatórios Livres, onde os coletivos discutiram temas em suas cidades e transmitiram, encontros presenciais entre membros da rede foram além de um bate papo, mantendo a perspectiva de disseminação de conhecimento e democratização do acesso a informação gerada pela rede.

 

Histórico e arquivo dos Observatórios realizados:

2009

CompactoTEC

Ano: 2009, Mês: Agosto, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

CompactoTEC

Ano: 2009, Mês: Novembro e Dezembro, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

2010

CompactoTEC

Ano: 2010, Mês: Janeiro, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

CompactoTEC

Ano: 2010, Mês: Junho, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

CompactoTEC

Ano: 2010, Mês: Julho, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

CompactoTEC

Ano: 2010, Mês: Dezembro, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

Clube de Cinema

. SEDA

A SEDA - Semana do Audiovisual é um projeto de produção, formação, circulação e distribuição e que prevê a realização de mostras, oficinas teóricas e práticas, conferências, feiras, shows e outras atividades responsáveis por promover a intersetorialidade do audiovisual com outros segmentos artísticos. O projeto é realizado durante uma semana de intensas atividades.

Trata-se de um dos projetos que compõem o calendário anual do Circuito Fora do Eixo (CFE) e é uma realização do Clube de Cinema Fora do Eixo.

Histórico das SEDAS:

SEDA 2006

Cuiabá

Ano: 2008, Mês: Dezembro, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

SEDA 2007

Cuiabá

Ano: 2008, Mês: Dezembro, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

SEDA 2008

Cuiabá

Ano: 2008, Mês: Dezembro, Frente: Clube de Cinema, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

SEDA 2009

. Cuiabá - post do Portal Fora do Eixo

Ano: 2009, Mês: , Frente: Clube de Cinema, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: Reportagem, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

SEDA 2010

.1 SEDA Bauru

Ano: 2010, Mês: Setembro, Frente: Clube de Cinema, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

.2 SEDA Boa Vista (provisório)

Ano: 2008, Mês: Dezembro, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

.3 SEDA Santa Maria

Ano: 2008, Mês: Dezembro, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

.4 SEDA Cuiabá 

Ano: 2008, Mês: Dezembro, Frente: Banco Fora do Eixo Card, Núcleo: Intercâmbio, Nome do arquivo: CompactoTEC, Frente mediadora correspondente: Banco Fora do Eixo Card

>>> Tecnoarte

Frente responsável pelos trabalhos de áudio, sonorização, palco, PA, luthieria, ensaio, gravação, iluminação, técnica digital, computação, software livre e qualquer demanda referente à técnica artística da rede. A TECA também fomenta a estruturação de núcleos afins em cada ponto fora do eixo. A frente é dividida entre os núcleos de Compartilhamento de conteúdo, Ao Vivo (palco, som e luz), Estúdios (gravação, ensaio) e Tecnologias livres.

Música

Clube de Cinema

Banco FDE

CM

Palco

>>> Comunicação

Design

FEL - Pedir que o pessoal produza pequenos textos explicativos

Cronograma 2011

Conselho Editorial

Divisão de Gêneros Textuais

Fanzine

Clube de Cinema CdC

6. Canais de webTV

O Clube de Cinema Fora do Eixo teve como uma de suas primeiras ações o registro audiovisual e jornalístico das atividades do Circuito Fora do Eixo. Com a internet como uma de suas principais ferramentas, o formato de WebTV e a utilização do You Tube foram escolhidos para a disseminação desses produtos audiovisuais. Até hoje, além das WebTVs locais de cada coletivo, temos a nacional, que abrange os projetos e campanhas de maior projeção e ações integradas da rede.

6.1 WebTV Fora do Eixo

A WebTV Fora do Eixo é produzida pelos agentes do Clube de Cinema e os Cidadãos Multimídia do Centro Multimídia Fora do Eixo. Com conteúdos bem variados, desde coberturas colaborativas a VTs de divulgação de ações integradas e de porte nacional, tem uma linguaguem experimental e busca cada vez mais pela excelência de seus produtos.

6.2 WebTV Nagulha

No ano de 2010, começa a ser produzida a WebTV Nagulha para o site de música Nagulha, gerido pelo Circuito Fora do Eixo. Com uma linguagem mais televisiva e conteúdo mais acessível e de caráter popular, a WebTV teve curto período de duração, gerando 16 vídeos durante o ano todo. A produção está atualmente parada devido a dúvidas quanto aos rumos do projeto Nagulha.

7. Tutoriais

7.1 Transmissão ao vivo - Livestream

Música

1. Tutoriais

1.1 Tutorial postagem CompactoREC

>>> Banco Fora do Eixo Card

Música

1. Formulário de Mapeamento de Fornecedores da rede

2. Lista de pontos de venda 

3. Lista de Contatos | Núcleos de distribuição

>>> Clube de Cinema

Ferramentas

                                        

                

        

        

        

        


DECUPAGEM WORDPRESS

3.1 BANCO FORA DO EIXO TEC - WORDPRESS

>> Sessões (definir menus)

> Lista de categorias

>> Pesquisa e listagem de Widgets

>> Montagem do layout

        > Criação da logo do Banco FdE

        > Definir theme

3.2 ENCICLOPÉDIA COLABORATIVA FORA DO EIXO - WIKI

>> Pesquisa sobre a plataforma Wikilivros

>> Reunião com a TecA para apresentação das funções da Wiki

>> Decupagem do método de sistematização

O Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de "Circuito Fora do Eixo".

A rede cresceu e as relações de mercado se tornaram ainda mais favoráveis às pequenas iniciativas do setor da música, já que os novos desafios da indústria fonográfica em função da facilidade de acesso à qualquer informação criou solo ainda mais fértil para os pequenos empreendimentos, especialmente àqueles com características mais cooperativas.

Iniciativas como o Cubo card, de Cuiabá, ou os festivais que se proliferavam em toda a rede mostraram ser possível produzir em escala auto-sustentável, pautando-se sobretudo no contato direto com produtores de outros estados, através de uma rede de informações e sob uma lógica da união de pequenos em prol de grandes ações.

Daí iniciativas como o Grito Rock América do Sul, que já vem demonstrando avanço nas relações com a América Latina (Em 2010, das 74 cidades participantes, 4 são de cidades provenientes da Argentina, Bolívia e Uruguai) e também o Festival Fora do Eixo, que em 2010 será mais uma vez capitaneado em São Paulo, o maior centro logístico do país.