CINE HB

Uma maneira divertida de aprender

Uma vez por mês, a Escola Honório Bezerra exibe um filme para os alunos no Laboratório de Informática. Um dos objetivos é fazer com que os estudantes tenham acesso a produções cinematográficas sem desembolsar nada. Logo após a exibição do longa metragem, os professores Eduardo Girão e Marilena Braga, responsáveis pelo projeto, abrem um debate sobre as principais características do vídeo: história, conflitos, desfecho, protagonistas, antagonistas. O importante nessa hora é fazer com que o espectador-aluno compreenda os valores educacionais, sociais, morais e éticos passados pela narrativa e enredo. Nesse momento, os jovens podem e devem colocar suas opiniões, percepções e reflexões sem barreiras ou censura.

O contato com a sétima arte pode ajudá-los a melhorar o senso crítico, a ser mais criativos e a perder a timidez, por exemplo, diante dos outros colegas de turma. Os filmes são escolhidos dentro da proposta pedagógica da escola sob a supervisão da coordenadora Lúcia de Fátima. Os critérios estabelecidos deixam de fora filmes de terror, violência, sexo e tortura psicológica. As sessões priorizam as produções cujos temas valorizam a educação, os seres humanos e a vida.

SINTONIZE-SE NA HB

A Rádio que Leva Informação e Cultura até Você

O que fazer na hora do recreio? Depois do lanche, alguns alunos aproveitam para colocar o papo em dia. Há também os que preferem brincar correndo entre um pátio e outro. Os 20 minutos passam mais rapidinho se os alunos se envolverem em alguma atividade extra-classe. Para diminuir a ansiedade, a partir de agora, vai entrar no ar a Rádio HB de Comunicação. A proposta é fazer com que todos os jovens da escola participem da programação cujos temas são variados: música, história, debates, entrevistas, informações, recados, notícias, etc.

Nada vai ficar de fora da radiodifusora! Para fazer parte do projeto, os estudantes só precisam pesquisar um assunto na internet e apresentá-lo aos professores responsáveis Eduardo Girão e Marco Roberto. Por exemplo, se o tema escolhido for sobre o cantor Roberto Carlos, os alunos terão que fazer um levantamento sobre a vida e discografia do astro pop. As informações escritas em pequenos textos deverão ser lidas entre os intervalos das músicas. Os jovens radialistas terão liberdade para sugerir o conteúdo da programação.

O aluno do 9 ano, Maílson, é um dos mais interessados. Apesar da pouca idade, o rapaz é considerado um talento na comunidade. Além de cantar, ainda interpreta e escreve letras de música. Espera-se que o projeto possa ajudar também outros adolescentes a melhorar a leitura, escrita e conhecimento geral. Além de aprenderem a falar em público, eles também têm oportunidade de conhecer mais um outro meio de comunicação. Disciplina, criatividade, compromisso são apenas algumas das qualidades adquiridas para quem se envolver com a rádio HB.