CENTRO DE PROGRAMAS INTEGRADOS

BOLSA FUNARTE DE PRODUÇÃO CRÍTICA SOBRE CONTEÚDOS ARTÍSTICOS EM MÍDIAS DIGITAIS/INTERNET

RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES – PRESTAÇÃO DE CONTAS

DADOS DO PROJETO

PROPONENTE: Lenissa Lenza Campos

NOME DO PROJETO: Observatório Fora do Eixo Musical

REGIÃO: Centro-Oeste


RESUMO DO PROJETO


Trata-se da reflexão acerca do cenário cultural a partir de movimentos históricos importantes como o Tropicalismo, Modernismo e o atual movimento musical e cultural no Brasil. Pretende-se destacar as diversas leituras que esses movimentos trazem e motivar o protagonismo juvenil a partir de críticas literárias, realização de três dias de debates virtuais com transmissão ao vivo por TV e Rádio, um chat possibilitando a interação dos participantes, além da expansão do Movimento do Circuito Fora do Eixo.

Palavras-chave: Tropicalismo, Modernismo, Circuito Fora do Eixo, juventude, internet.

BREVE DESCRITIVO DAS ATIVIDADES EXECUTADAS

- O Evento online através da sala do observatório fora do eixo com a participação dos debatedores Jorge Mautner, Cláudio Prado, José Celso Martinez, Jards Macalé, José Flávio Júnior e Rodrigo Savazoni, além da Mediação do jornalista Alex Antunes, atraiu cerca de 300 internautas para se aprofundar no debate.

A Campanha “Em busca do Elo perdido” para o desenvolvimento de críticas literárias sobre o tema mobilizou mais de 20 pessoas, entre inscritos e colaboradores, ampliando a quantidade de agentes culturais participando do processo cultural desenvolvido pela rede Fora do Eixo.

A Transmissão Ao Vivo do debate com a finalização de atas, podcast´s, fotos e vídeos mostram o conteúdo rico gerado pela ação, aumentando o nível do discurso, formando novos agentes e potencializando a criatividade e o protagonismo juvenil. O Observatório fora do eixo musical contribuiu para o desenvolvimento cultural artístico e da cultura digital, fortalecendo o princípio da democracia participativa.

A Criação de um compacto.REC para a distribuição dos produtos gerados, mostra o poder da plataforma digital como viabilidade econômica com alta capilaridade para a difusão e distribuição do processo gerado.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


PERUZZO, Cicilia Krohling. Da observação participante à pesquisa-ação no campo comunicacional: pressupostos epistemológicos e metodológicos. In: MELO, José Marques de; e GOBBI, Maria Cristina (Org). Pensamento Comunicacional Latino-Americano: da pesquisadenúncia ao pragmatismo utópico. São Bernardo do Campo: Umesp: Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2004.

GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

SINGER, P. & SOUZA, R. (2000) A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo, CONTEXTO.

SINGER, Paul. Introdução a Economia Solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

_________. “Uma Utopia Militante: repensando o socialismo”. Petrópolis: Vozes, 1998.


UTILIZAÇÃO DE APOIOS


(Utilize este espaço somente para descrever o recebimento de apoio de estabelecimentos comerciais, indústrias e/ou instituições não-governamentais)

Recebimento de 5 passagens (ida e volta) para o Festival Jambolada como premiação da Campanha Em Busca do Elo Perdido;

Recebimento de 25 diárias de hospedagens para o Festival Jambolada como premiação da Campanha Em Busca do Elo Perdido;

Recebimento de 25 refeições para o Festival Jambolada como premiação da Campanha Em busca do Elo perdido

PRODUTOS GERADOS

(Descreva os produtos finais que foram gerados e que foram enviados anexos. Lembre-se que é necessário o envio de no mínimo 3 (três) exemplares para o acervo da Funarte, no caso de publicação).

- Evento online de três dias

- Transmissão ao vivo com gravação de podcast´s, vídeos e fotos

- Produção de uma Campanha e de 05 críticas literárias sobre o tema

- Produção de página na internet para armazenamento e distribuição do conteúdo gerado

- Produção de flickr e fotos da ação

- Criação de Compacto.Tec, um compacto de todas as tecnologias para o desenvolvimento do projeto

- Criação de Compacto.REC para o armazenamento e distribuição dos produtos (http://www.observatorioforadoeixo.wordpress.com)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

(Caso deseje, faça sugestões e/ou observações, para que possamos cada vez mais aprimorar a gestão da Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/Internet)

A Bolsa Funarte foi uma ação importantíssima para a difusão do processo artístico através da plataforma digital que hoje é fundamental para a viabilidade dos produtos culturais. Para o Circuito Fora do Eixo que já vem trabalhando nessa perspectiva há alguns anos, a Bolsa veio para aprimorar, fomentar e consolidar os trabalhos de mobilização, qualificação e ampliação do fazer cultural pelo país, explorando a internet de forma criativa, como principal plataforma de distribuição da ação.

Cuiabá, 16 de agosto de 2010.

Lenissa Lenza Campos

PROPONENTE