RELATÓRIO: OFICINA DE TEXTO JORNALÍSTICO PARA A INTERNET

 

O objetivo da oficina realizada na escola Honório Bezerra era apresentar e discutir as características e a estrutura do texto jornalístico na internet, visando uma produção de notícias para a internet. A oficina foi realizada nos dias 02 e 03 de dezembro, com carga horária de quatro horas em cada dia. O primeiro dia foi voltado para um conteúdo mais teórico. Foi aberto um diálogo sobre como estudantes viam a comunidade onde moram; discutiram sobre o que é notícia, imparcialidade, noticiabilidade, estrutura da notícia, as característica da internet e da notícia no ciberespaço. Em todos esses momentos, os participantes se mostraram interessados, colocando suas ideias e apresentando questionamentos.

Já no segundo dia, o momento foi voltado para falar tudo o que foi visto em prática. Divididos em equipes, os alunos pensaram em pautas sobre assuntos da escola e aproveitaram o horário do intervalo para fazer a apuração dos fatos. Terminada a apuração, era a hora de escrever as matérias. Depois cada equipe leu sua notícia para o restante do grupo e discutimos se o texto possuía ou não as características e estrutura da notícia. O segundo dia foi muito rico - não só por ser um momento prático, mas também porque permitiu que todos pensassem na escola e em atividades e temas que os participantes vivenciam.

A experiência da Oficina de Texto Jornalístico para Internet, na Escola Honório Bezerra, foi muito enriquecedora para os estudantes de comunicação social da Universidade Federal do Ceará (instrutores da oficina) e para os alunos da Escola Honório Bezerra também. Apesar de alguns problemas técnicos no início, foi sentido também, desde o começo, a dedicação da turma. Os instrutores ficaram satisfeitos com o resultado e de ver todos com tanta vontade de aprender! As dinâmicas, as discussões e a produção foram bastante proveitosas.

A equipe percebeu que a oficina serviu não somente para agregar conhecimento aos alunos da Escola Honório Bezerra, mas, principalmente, para estimular a participação dos mesmos dentro da própria escola e da comunidade. Surpreendeu-se com o interesse e com o retorno que recebeu por parte deles e da organização da escola, que ofereceu apoio fundamental à realização da oficina. Espera-se que a experiência e o conhecimento adquiridos na oficina sejam aplicados, de fato, no cotidiano dos alunos e que outra parceria possa ser estabelecida com a escola Honório Bezerra.

 

RESUMO

Você sabe como fazer um texto jornalístico para a internet? É igual aos textos de outras mídias ou tem características diferentes? Para responder essas questões, será realizada, nos dias 02 e 03 de dezembro, a oficina Texto Jornalístico na Internet. Foi ministrada por alunos do curso de Comunicação Social da UFC.

No dia 02, a oficina será das 14 horas às 18 horas e tratou sobre as técnicas de produção do texto jornalístico para a internet, apresentando suas características e analisando alguns exemplos. Já no dia 03, a oficina aconteceu no mesmo horário e foi voltada à atividade prática. Os participantes que tinham câmera fotográfica digital foram solicitados a levar no dia da atividade prática. No total, a carga-horária da oficina será de 8 horas.

INSCRIÇÕES

As inscrições foram realizadas através do e-mail oficina.textonet@gmail.com, constando nome completo, idade e telefone do participante, ou pode ser feita na sede da Associação Comunitária dos Bairros Ellery e Monte Castelo através do preenchimento da ficha de inscrição. Os inscritos tinham 15 anos ou mais. As vagas foram limitadas.

A oficina foi ministrada por alunos de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, sendo uma atividade da disciplina de Jornalismo no 3º Setor, ministrado pela professora Mônica Mourão, e conta com o apoio da Escola Honório Bezerra, Associação Comunitária dos Bairros Ellery e Monte Castelo.

A ficha de inscrição foi feita on line através de um link. Inscrições: pelo e-mail oficina.textonet@gmail.com ou através do sitio www.bairroellery.com.br, ou no blog da HB (www.honoriobezerra.blogspot.com). A coordenação da oficina entregou certificado assinado pela coordenação do curso de Comunicação Social da UFC, para os participantes.