Published using Google Docs
Ativ27juliana.doc
Updated automatically every 5 minutes

Atividade 2.7: O registro digital da experiência

Cursista: Juliana Pfost da Cunha

A atividade 2.5- planejando uma atividade com hipertexto- foi desenvolvida pelas cursistas: Leonice, M ª de Fátima e eu com os dezoito alunos do 1º ano da Escola Municipal Jose Umberto Moreira, sendo uma atividade interdisciplinar privilegiando arte e linguagem, com duração de 4 aulas.

Objetivando contar a historia de Chapeuzinho Vermelho de Charles Perrault e uma nova versão da historia criada por nós cursistas, sem a morte do Lobo mau.

A partir dos contos trabalhamos com os alunos à seqüência dos fatos da historia por meio de imagens, bem como, a oralidade e as expressões corporais dos alunos na peça teatral.

         Para realizar a atividade utilizamos computador com acesso à internet para pesquisa, impressora para imprimir imagens da historia, maquina digital para registrar imagens e vídeos, pendraive, note book e data show para apresentação dos vídeos da dinâmica e peça teatral.

Inicialmente foi realizada pesquisa na internet sobre a história de chapeuzinho vermelho, onde também localizamos imagens que ampliamos, servindo para montar uma dinâmica de seqüenciar os fatos da historia.

Os alunos ficaram atentos no momento do conto da historia de chapeuzinho vermelho e demonstraram conhecer a historia.

 Mostramos e conversamos sobre as imagens retiradas da internet. Após explicamos a dinâmica que deveria ser realizada em grupo.

 Os alunos deveriam ficar em fila, o primeiro deveria procurar a imagem que inicia a historia, o próximo deveria procurar a imagem da seqüência e assim por diante até o final do conto.  Porem se a criança não soubesse a seqüência deveria passar a vez pro próximo da fila e se alguém errasse a seqüência o próximo consertaria.

Essa dinâmica foi realizada varias vezes, sendo gravada. Constatamos que os alunos conseguiram através da observação das imagens seqüenciar a historia perfeitamente.

Criamos e contamos uma nova versão da historia de chapeuzinho vermelho, onde o lobo mau não morre.

Sugerimos fazer um teatro da nova versão onde todos participariam, sendo componentes da floresta como: árvores, borboletas e florzinhas do jardim.

Tivemos que gravar várias vezes, pois, todas as alunas quis ser chapeuzinho vermelho,  bem como todos os alunos queriam ser lobo.

 O que não imaginávamos é que as primeiras crianças que foram chapeuzinho e lobo, não queriam ser florzinhas e nem arvores do cenário para as próximas gravações.  Tivemos que conversar muito com as crianças, mas no final tudo deu certo e todas foi chapeuzinho vermelho.

Eu como professora da turminha amei a experiência, visto que todos participaram, expressaram e contribuíram com expressões corporais próprias no momento da peça.