O Presente - Neiva Pavesi

    O rapaz devolveu-me os óculos com a armação devidamente alinhada. Perguntei-lhe o valor de seu serviço. Sorriu e em sua voz tilintaram mil campainhas: - Dois sorrisos!...

    Minha alma iluminou-se e meu coração chegou a cantar. Por Deus! Apesar de todas as desesperanças que nos cercam, de nos serem tirados direitos inalienáveis, ainda existe a possibilidade de a Humanidade pagar seus débitos e adquirir seus créditos com sorrisos? Maravilhei-me! ...

     Chuviscava quando sai da loja, mas não me importei: meu corpo brilhava, minhas células sorriam e o sangue gorjeava em minhas veias. Caminhei com passadas elásticas, coluna ereta, cabeça erguida e, divaguei.

    E se todos os sorrisos forem coloridos? Quanto valerá o sorriso azul no rosto iluminado de alguém que conseguiu um emprego, ou manteve o seu? E o sorriso cor-de-rosa do apaixonado que ama e é amado ou reconciliou-se com alguém? O sorriso verde, virá carregadinho de perfume das flores, do cheiro de grama recém-cortada, de terra molhada, de chuva ao final de uma tarde de verão.

    O sorriso das crianças terá as cores do arco-íris. Será lindo e puro! E, no final de cada arco-íris, haverá potes cheinhos de luminosa essência do amor. O sorriso dos mais velhinhos, será cristalino com nuanças lilases, e sua sabedoria fará a nossa felicidade. Os que realizaram seus sonhos, sorrirão dourado. Haverá sorrisos vermelhos, de autodescobertas. Sabe aquele mágico instante em que se toma conhecimento do milagre de si mesmo e se pode enxergar o avesso das coisas, isto é, o seu direito real?

    Só não valerá o sorriso triste, pois são emoções que não combinam. Tristeza é falta de luz, de energia e sorriso é a própria luminosidade do sol em dia de mar calmo, de ondas preguiçosas e espumantes. Para quem sorrir triste, haverá um tratamento intensivo à base de pílulas de energia solar, de sonhos dourados, de calorosa amizade, de raios de luar. E um concentrado de muito amor, que deverá ser tomado a cada minuto. Sob o efeito de tão doce interação medicamentosa, os sorrisos tristes se transformarão em risos de alegria.

O presente que ganhei daquele rapaz, reparto-o com você. Sorrindo...