Disciplina: Matemática

Série/Ano: 1º/EM

Vol/Bim: 1/1º

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de Tis sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

SA1

Conjuntos Numéricos – Regularidades numéricas e/ ou geométricas.

(GII) e (GIII)

Ativ. 1: Consiste no reconhecimento da regularidade envolvida na construção de sequências numéricas ou de sequências geométricas. Para tanto é proposto uma retomada das características dos conjuntos numéricos para que os alunos percebam a regularidade do conjunto dos números Naturais, Inteiros e da densidade dos números Reais. Na Lição de Casa é solicitado uma continuidade da situação problema desenvolvida em sala de aula.

Avaliação:

CARVALHO, P.C.P. “Um homem doméstico”.RPM,n.32.

WALADARES,E.Ewagnr,e. “Usando geometria para somar”.RPM,n.39.

 

Ciências naturais fenômenos que seguem padrões ou regularidades

SA2

Progressões aritméticas ou Progressões geométricas

(GII) e (GIII)

Ativ. 1 Reconhecer a regularidade de sequência numérica de qualquer natureza e escrever equações matemáticas que reflitam a regularidade observada nas sequências aritméticas e nas sequências geométricas e introduzindo aos poucos os conceitos de PA e PG.

Ativ. 2: A atividade trata as progressões sob o ponto de vista funcional, pois permite que o foco do tratamento conceitual seja visto de forma significativa, com aprofundamento nos bimestres seguintes.

 

LIMA,E.L. “Uma construção geométrica e a progressão geométrica”. RM,n.14.

Ver caderna 6ª serie vol4 SA1; 7ªsérie vol2 SA1.

SA3

Soma dos termos de uma PA ou de uma PG finita- aplicações à Matemática Financeira

(GII) e (GIII)

Ativ. 1 Sugerimos a retomada da SA4 vol.2 da7ª série para dar encaminhamento a sequência destas atividades que consistem nas situações-problema de Somas das PA e PG finitas em diversos contextos. A Lição de Casa complementa as atividades de classe.

Ativ. 2: Como estratégia para melhor apreensão dos conceitos estudados, é sugerida a aplicação da soma de elementos de uma PA ou de uma PG, em alguns casos típicos da Matemática financeira. A Lição de Casa complementa as atividades de classe.

 

Ativ. 3: Consiste em situações-problemas clássicos de cálculos de juros (simples e compostos) e de montantes, envolvidos em processos de capitalização ou amortização. A Lição de Casa sugere como forma de complementação  das atividades desenvolvidas na sala de aula, além da atividade, uma pesquisa sobre a história do jogo de xadrez diante do cuidado que devemos ter quando somamos um grande número dos termos de uma sequência.

Avaliação:

Site de pesquisa do livro

O homem que calculava”, de Malba tahan.

SA4

Limite da soma dos infinitos termos de uma PG infinita.

(GII) e (GIII)

Ativ. 1: Partindo da leitura do texto que aborda aspectos históricos entre a crise da escola Pitagórica e a concepção geométrica dos gregos como estratégia para introdução da noção de infinito associada à de continuidade dos números reais.

Ativ. 2:  Sugere introduzir o limite da soma dos infinitos termos de uma PG , a partir do aspecto intuitivo, para posteriormente formalizar este conceito, aumentando pouco a pouco o numero de termos.

Ativ. 3: Através da análise das atividades anteriores, a atividade propõe que o professor instigue os alunos com o propósito de que os mesmos compreendam que as somas dos números aumentariam com acréscimo de novas parcelas, e que este crescimento é cada vez menor “tendendo ao infinito”. A Lição de Casa sistematiza este conceito por meio do Paradoxo de Zenão.

Ativ. 4: Sugere o trabalho do Limite da Soma tendendo ao infinito utilizando o conceito de Geratriz estudado na SA2 vol. 1 da 7ª e  8ª série.

Avaliação:

AVILA, G. “As séries infinitas”, RPM, n.30.

Sequência de Fibonacci e Número de Ouro :

http://www.youtube.com/watch?v=QaWepnGWRs8&feature=related

EM DESENVOLVIMENTO POR EQUIPE DERSV MATEMATICA

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS