Disciplina:

Língua Portuguesa

Série/Ano:

7ª série / 8º ano

Vol/Bim:

1

CADERNO DO PRFESSOR / ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCNP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

1

“PRODUZINDO UM BILHETE”

Conteúdos/Temas

tipologia “descrever ações”; coerência textual; entonação na leitura de textos injuntivos; conceito de verbo; modo imperativo nas variedades padrão e coloquial.

Competências/Habilidades

inferir traços prescritivos a partir de situações cotidianas; construir um diálogo; analisar textos injuntivos; elaborar textos injuntivos; ler em voz alta de forma expressiva; escutar anúncios produzidos para rádio e televisão; comparar usos linguísticos nas normas padrão e coloquial.

Palavras-chave: descrever, ações, injuntivo, prescritivo.

Resgatando: Com o objetivo de fazer o diagnóstico, o professor dialoga com os alunos a fim de que eles falem sobre as situações em que recebam ordens ou pedidos, e propõe reflexão através de um quadro-síntese que indique algumas características.

A sugestão a seguir é que professor e aluno façam a análise de dois textos (presentes no caderno do aluno), sendo eles uma receita culinária e uma receita médica para o reconhecimento de traços injuntivos e prescritivos. Há também outras sugestões de atividades no caderno do professor.

Problematizando: Ainda no caderno do professor, há duas propostas de encaminhamentos, uma de escuta e outra de leitura. Neste último caso, o exemplo é o fragmento de “Toda Poesia”, de Ferreira Gullar, o poema intitulado “Verão” para o qual há uma proposta de trabalho .

 Enquanto que no caderno do aluno, há um diálogo informal de um casal de namorados (que fazem uso da forma imperativa, na variedade coloquial) para ser lido e depois discutido através de exercícios.

Pesquisa Individual: Propõe-se que o aluno parta de situações do seu cotidiano para a produção de um diálogo.

Sistematizando: O Estudo da Língua propõe exercícios que relembram e aprofundam o conceito de verbo, com o objetivo de construir um quadro de referências a ser utilizado em outras aulas.

Com o objetivo de mostrar o funcionamento dos verbos, o caderno do professor sugere que sejam retirados textos de charges, bem como exercícios, ambos do livro didático, para a análise e revisão dos modos  e tempos verbais .

Produzindo: Para finalizar esta etapa, há uma proposta de produção de diálogo, com base num texto elaborado especialmente para o São Paulo faz escola, 2008. Para tanto, os alunos deverão observar os passos orientadores.

O objetivo deste exercício é fazer o aluno colocar em prática as características da tipologia injuntiva.

Atenção professor: Nesta Situação de Aprendizagem as tarefas propostas e os textos dos cadernos do aluno e do professor não aparecem na mesma ordem e o título também está diferente (Produzindo um diálogo).

---

Site:

http://veja.abril.com.b r/especiais/jovens_2 003/p_068.html

http://ccsp.com.br/_img/full/novo/7633.jpg

http://www.xadrezregional.com.br/regrasdm.html

PLURALIDADE CULTURAL

2

“CRIANDO UMA RECEITA LÚDICA”

Conteúdos/Temas

tipologia injuntiva; intertextualidade explícita; uso da gramática normativa; imperativo negativo; pequisa no dicionário; discurso citado.

Competências/Habilidades

fruir música com organização prescritiva; compreender como e por que consultar gramáticas normativas; compreender, com apoio de gramáticas normativas, o funcionamento da norma-padrão; comparar textos injuntivos de diferentes naturezas; compreender a amplitude de uso da estrutura pescritiva; analisar textos prescritivos; analisar a norma-padrão em funcionamento no texto.

Palavras-chave: personagem, enredo.

Resgatando: Leitura da letra e áudio da música Do it (composição de Lenine e Ivan Santos) para o resgate do modo verbal imperativo e de traços de textos injuntivos/ prescritivos. Em seguida o caderno do professor sugere a leitura de alguns fragmentos do Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de estabelecer comparações com a música.

Problematizando: Como próximo passo, a sugestão é a análise grupal - realizada com base nos conhecimentos resgatados - de um trecho da carta de Mariana Alcoforado (caderno do professor), ou um trecho de texto prescritivo do livro didático.

Sistematizando: Estudo da língua – Trata-se de uma pesquisa individual acerca do uso da gramática normativa e a sua relação com a intertextualidade.

Produzindo: Estabelecendo um intertexto com a carta de Mariana Alcoforado, sugere-se que o aluno produza individualmente um texto do gênero receita, em seu caderno.

O estudo da intertextualidade a partir de trechos de notícias (caderno do professor) com discussão e análise orientada pelo docente.

Pesquisa em grupo: Conceito, definição e exemplos de tipos de discursos.

Lição de Casa: Questionamentos que reforçam os assuntos trabalhados na Situação de Aprendizagem.

Site:

http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm

Filmes:

“Shrek” (trilogia)

“Deu a Louca na Chapeuzinho” (Releitura do clássico Chapeuzinho Vermelho)

“O Auto da Compadecida” (comédia brasileira – adaptação da peça teatral de Ariano Suassuna).

http://www.brasilescola.com/redacao/intertextualidade.htm

PLURALIDADE CULTURAL e ÉTICA

(família, respeito, perseverança, amizade)

3

“TUDO DEPENDE DA MANEIRA COMO PEDIMOS”

Conteúdos/Temas

leitura dramática; reescrita de diálogo a partir de situação de comunicação; modo indicativo (verbos regulares); “tu” , “vós” e variedades linguísticas; frase, oração e período.

Competências/Habilidades

ler dramaticamente; produzir texto injuntivo; analisar norma-padrão em funcionamento no texto; analisar texto dentro de situação comunicativa.

Palavras-chave: leitura dramática, comunicação.

Resgatando: O professor inicia com uma leitura compartilhada, discutindo o entendimento do texto presente em ambos os cadernos. O próximo passo será a dramatização da cena, e em seguida uma gincana na qual uns dramatizam a situação e outros julgam.

Problematizando: Exercícios de compreensão e de interpretação do texto lido.

Releitura e re - escrita do diálogo.

Produção de um texto descritivo em forma de diálogo com caráter injuntivo.

Sistematizando - Estudo da Língua: Modo indicativo dos verbos.

 O estudo de modos e tempos verbais. O indicativo em contextos informativo e injuntivo a partir dos textos A e B situados no caderno do professor. Pesquisa individual sobre pronomes e discussão o acerca do conceito de frase e oração.

Produzindo: - Lição de Casa: Exercícios contextualizados a respeito dos temas tratados durante a Situação de Aprendizagem.

---

http://www.releituras.com

PLURALIDADE CULTURAL e ÉTICA

(respeito)

4

“PRODUÇÃO DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO”

Conteúdos/Temas

características do gênero “anúncio publicitário”, intertextualidade implícita; produção de anúncio publicitário; irregularidade do indicativo; discurso citado; discursos direto, indireto e indireto livre.

Competências/Habilidades

inferir características de anúncios publicitários, a partir do conhecimento prévio; analisar produção cinematográfica adequada à faixa etária com alto teor intertextual; produzir nova versão de anúncio publicitário, após sistematização de suas características.

Palavras-chave: características, anúncio, publicitário.

Resgatando: Dividos em grupos os alunos irão analisar anúncios publicitários e fazer um fichamento das características observadas.

Exercícios de compreensão de texto.  

 Problematizando: Orientados pelo professor, os alunos deverão produzir um anúncio publicitário para posteriormente exporem os resultados e discutirem os aspectos através de um quadro sistematizador dos elementos.

O caderno do professor propõe que o docente discuta um texto com a classe, e que faça a análise por escrito e em grupo.

 Sistematizando: Estudo da Língua: A proposta é que o professor divida a sala em grupos para a revisão do modo indicativo de verbos regulares e irregulares. Para tal, o caderno sugere um game oral e escrito.

A proposta é que se retome os mecanismos da Situação de Aprendizagem 2,  e os estudos acerca dos tipos de discurso.

Produzindo: Oralidade: Partindo dos anúncios publicitários presentes no livro didático e indicados pelo docente, os alunos deverão comentar como aparecem as características de cada um.

O caderno do aluno traz ainda a Lição de Casa e a Pesquisa Individual com formas de reforçar os conteúdos estudados nesta Situação de Aprendizagem.

Filme:

“Psicose”, de A. Hitchcok

Site:

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=780&bih=397&q=an%C3%BAncios%20publicit%C3%A1rios%20injuntivos&tbs=isch:1

ÉTICA

e

PLURALIDADE CULTURAL

5

“SISTEMATIZAÇÃO”

Conteúdos/Temas

sistematização de traços prescritivos; sistematização de características de anúncios publicitários; produção textual prescritiva; modos indicativo e imperativo.

Competências/Habilidades

produzir sistematização por meio de quadro-síntese; reconhecer texto prescritivo  junto a texto em outra tipologia (argumentativa); reconhecer traços prescritivos em letras de música; analisar tempos pretéritos do indicativo em textos.

Palavras – chave: prescritivo, anúncio, publicitário.

Resgatando: Divididos em grupos, os alunos deverão consultar seus cadernos a fim de produzirem um quadro com as características do texto injuntivo. Em um segundo momento os resultados deverão ser socializados.

Por fim, o professor trabalha com textos do livro didático, para os quais a classe deverá estabelecer comparações e justificá-las. O caderno apresenta “Toquinho” e ”Internetês”, dois textos para serem analisados pelos alunos segundo os critérios já resgatados.

Problematizando: O professor indicará um texto do livro didático para leitura e reflexão. Tais passos servirão de base para produções escritas de textos tipologicamente injuntivos.

 Sistematizando: Estudo da Língua: Sistematização dos modos imperativo e indicativo.

Produzindo: Oralidade: A produção oral parte da discussão em grupo a respeito dos conteúdos tratados ao longo do caderno, em primeiro momento com consulta nos cadernos e em um segundo momento sem consulta.

Lição de casa: Produção um quadro que explique as características (já discutidas)

do gênero “anúncio publicitário”, para posteriormente produzir um outro quadro com as características de um anúncio selecionado do livro didático pelo professor.

Para finalizar, o caderno sugere a produção de respostas para alguns exercícios sobre os Modos Subjuntivo e Imperativo.

Filme:

Uma babá quase perfeita.”

http://www.youtube.com/watch?v=Xe1HU_bWQVU

PLURALIDADE CULTURAL

e

ÉTICA

EM DESENVOLVIMENTO pelos Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica: João Mário Santana e Luciene de Souza ATUALIZADO EM 25 / 11 / 2014.

CEDIDO PELOS AUTORES PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS.

Disciplina:

Língua Portuguesa

Série/Ano:

7ª série / 8º ano

Vol/Bim:

2

CADERNO DO PRFESSOR / ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCNP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

6

“PRODUZINDO UM FOLHETO PRESCRITIVO”

Conteúdos/Temas

interpretação de texto prescritivo; análise de coerência de texto prescritivo em situação de comunicação; coerência textual em texto prescritivo; retomada de características prescritivas; modo imperativo e variedades linguísticas.

Competências/Habilidades

produzir um folheto prescritivo; analisar a coerência de texto prescritivo em diferentes situações de comunicação; estruturar um texto prescritivo de maneira coesa; analisar o efeito de uma dada variedade linguística no texto; interpretar texto prescritivo.

Palavras-chave: características, análise, tipologia prescritiva.

Resgatando: estudo do texto – “Folheto UNICAMP” – retomada das características dos textos prescritivos, organizadas no quadro sugerido (Cad. do Professor).

Problematizando: análise de um texto prescritivo em duas situações de comunicação diferentes, ressaltando a coerência dos textos em relação às situações apresentadas (Cad. do Professor).

Sistematizando: estudo da língua – coerência, coesão, verbos nos textos prescritivos sugeridos (Cad. do Professor).

Produzindo: interpretação de texto prescritivo, com base em questões sugeridas (Cad. do Professor).

---

---

---

7

“CRIANDO UMA CAMPANHA PUBLICITÁRA”

Conteúdos/Temas

retomada de características de anúncios publicitários; leitura de anúncios publicitários; características do gênero “anúncio publicitário”; análise de anúncios publicitários.

Competências/Habilidades

produzir uma campanha publicitária; inferir características de anúncios publicitários; comparar anúncios publicitários; analisar anúncios publicitários produzidos em diferentes suportes.

Palavra-chave: anúncio publicitário, características, campanha publicitária.

Resgatando: recapitulação das características do gênero “anúncio publicitário” através de uma pequena campanha de lançamento d um produto. Socialização e levantamento de eventuais falhas na produção.

Problematizando: pesquisa de anúncios para a produção de análise dos mesmos e o estudo de outros traços característicos do gênero – diferentes usos, outras marcas linguísticas, diferentes tipos de suporte. Utilização do quadro sugerido (Cad. do Professor).

Sistematizando: estudo da língua – vozes verbais.

Produzindo: produção de anúncio publicitário utilizando diferentes tipos de suporte – rádio, TV, impressos, digital.

---

---

---

                    8

“OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E SUAS INTENÇÕES”

Conteúdos/Temas

análise do caráter persuasivo do texto publicitário; conceito de intencionalidade; produção de anúncio publicitário com intencionalidade específica; escuta de anúncios publicitários em diferentes suportes; roda de conversa.

Competências/Habilidades

analisar níveis de persuasão do texto publicitário; compreender o conceito de intencionalidade; produzir anúncio publicitário com intencionalidade;específica; escutar anúncios publicitários em diferentes suportes; compreender diferentes níveis de persuasão; ampliar repertório de anúncios publicitários; perceber diferenças entre anúncios publicitários produzidos em diferentes suportes.

Palavras-chave:  anúncio publicitário, persuasão, intencionalidade.

Resgatando: leitura, para reforçar a compreensão do caráter persuasivo do gênero, dos textos sugeridos (Cad. do Professor). Roda de conversa para a discussão sobre qual pode ser considerado publicitário e por quê.

Problematizando: desenvolvimento de outras habilidades de oralidade e escuta através da gravação de alguns anúncios de rádio e/ou televisão. Para o rádio, destaque o texto verbal, a trilha sonora, a entonação do locutor, o ritmo da fala do locutor, a presença de personagens, a simulação de situação vivida pelas personagens; Para a televisão, enfoque a trilha sonora, a escolha de imagens, o texto verbal, o trabalho com as cores, a fusão desses elementos em cada cena, a presença de locutor ou não.

Sistematizando: estudo da língua – figuras de linguagem.

Produzindo: pesquisa sobre as figuras de linguagem presentes em anúncios publicitários.

---

---

---

9

“ANALISANDO A LINGUAGEM VERBAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E TEXTOS PRESCRITIVOS”

Conteúdos/Temas

conceito de frase, oração e período; análise de frases e orações em textos prescritivos e construídos em outras tipologias; período simples e composto; conceito de sujeito; tipos de sujeito e seus efeitos dentro dos textos.

Competências/Habilidades

inferir os conceitos de frase, oração e período e sujeito partindo do conhecimento prévio do aluno; analisar construções oracionais e frasais em diferentes anúncios publicitários e em manchetes jornalísticas; refletir sobre suas produções textuais, a partir de seus usos linguísticos (especificamente, nessa situação, suas frasais, oracionais e de períodos).

Palavras-chave: conceitos sintáticos, aspectos linguísticos.

Resgatando: retomada do estudo dos conceitos de frase, oração e período. Seleção de um anúncio publicitário de revista que não apresente verbo e compará-lo ao texto anúncio sugerido (Cad. do Professor) – retomada do gênero e suas características.

Problematizando: observação da estrutura apresentada em cada anúncio quanto à escrita, ao texto do anunciante. Suscitar hipóteses na construção das frases – a utilização do verbo ou não.

Sistematizando: aprofundamento dos estudos através dos textos sugeridos (Cad. do Professor) – frase, oração, período, tipos de sujeito, concordância verbal.

Produzindo: desenvolvimento de atividades, no livro didático, relacionadas ao estudo em questão.

---

---

---

10

“SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS VISTOS NAS SEMANAS ANTERIORES”

Conteúdos/Temas

sistematização de traços de textos prescritivos; sistematização de características de anúncios publicitários; produção de síntese analítica; revisão de conteúdos linguísticos; revisão do conceito de intencionalidade.

Competências/Habilidades

pesquisar textos publicitários; analisar texto prescritivo em situação de comunicação apresentar análises orais de anúncios publicitários; analisar efeitos de conteúdos sintáticos em diferentes textos; analisar efeitos de conteúdos sintáticos nas produções textuais dos alunos.

Palavras-chave: pesquisa, texto publicitário, texto prescritivo.

Resgatando: recapitulação das características dos gêneros estudos.

Problematizando: seleção de um fragmento literário narrativo e um texto prescritivo ou publicitário para análise e discussão da intencionalidade de cada um.

Sistematizando: revisar os estudos da língua das situações de aprendizagem anteriores.

Produzindo: desenvolvimento de atividades, no livro didático, relacionadas ao estudo em questão e/ou através de textos sugeridos e trazidos pelo professor.

---

---

---

EM DESENVOLVIMENTO pelos Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica: João Mário Santana e Luciene de Souza.

ATUALIZADO EM 25/ 11 / 2014.

CEDIDO PELOS AUTORES PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS.